Qual é o efeito das rotinas para as crianças?

21 de junho de 2019
Para as crianças, as atividades rotineiras criam hábitos importantes que ajudam a fortalecer o seu caráter.

Fazer as mesmas coisas todos os dias pode ser entediante, cansativo e até mesmo gerar níveis de estresse e depressão a longo prazo. No entanto, ao incentivar as rotinas para as crianças, criamos hábitos que, com o tempo, serão a base de valores como a disciplina e a responsabilidade.

A criação de hábitos é fundamental para o desenvolvimento integral da personalidade das crianças, bem como para o fortalecimento de suas emoções. Embora as rotinas possam ser vistas como limitantes, a verdade é que são necessárias para as crianças devido às suas valiosas contribuições. Vamos explicar algumas delas adiante.

As rotinas são criadas com a finalidade de promover o ganho pessoal e são cumpridas rigorosamente, sendo difícil mudá-las uma vez que já estiverem estabelecidas.

Alguns exemplos são pentear o cabelo antes de sair de casa ou escovar os dentes após cada refeição. Mas os bons hábitos nem sempre nascem de forma natural. Eles carregam diretrizes que devemos incutir em nossos filhos desde pequenos.

Quando começar a criar rotinas para as crianças?

Para iniciar a promoção das rotinas para as crianças não é preciso esperar muito tempo. Isso pode ser feito praticamente desde o nascimento ou ainda antes que elas atinjam o primeiro ano de vida.

Se deixarmos passar muito tempo, as crianças terão um maior uso da razão e possivelmente já terão adquirido maus hábitos que serão difíceis de modificar.

Estabelecer horários de alimentação, descanso e higiene para os seus filhos desde cedo vai contribuir para que eles possam se acostumar com novas rotinas no futuro, à medida que as suas atividades diárias forem aumentando.

Isso também facilitará, em grande medida, a adaptação quando passarem a frequentar creches e escolas ou participar de atividades extracurriculares.

Quando começar a criar rotinas para as crianças

Desde pequenas, as crianças copiam o que veem: tanto coisas boas quanto coisas ruins, visto que ainda não têm a capacidade de diferenciar uma coisa da outra. É por esse motivo que, se você quiser que o seu filho aprenda hábitos e rotinas, a melhor maneira de ensiná-lo é dar o exemplo com as suas práticas diárias.

Importância de hábitos e rotinas para as crianças

Estabelecer programações e respeitar as rotinas diárias garante um grande número de benefícios, entre os quais se destacam:

  • Incentivar os hábitos de organização.
  • Aumentar e favorecer o desenvolvimento da autonomia.
  • Gerar segurança e estabilidade.
  • Favorecer uma atmosfera de tranquilidade.
  • Transformar o ambiente em um lugar previsível e, portanto, reduzir os níveis de incerteza e ansiedade.

A primeira coisa que devemos estabelecer para os nossos filhos são os horários de alimentação, higiene e sono. É aconselhável que eles sejam respeitados diariamente, de acordo com a programação da família.

Em seguida, é necessário adicionar espaços para estudos e brincadeiras no cronograma, sem deixar de tentar fazer com que a ordem estabelecida seja seguida corretamente.

Hábitos e rotinas e a sua relação com a aprendizagem

O hábito, por si só, já é um aprendizado que implica o estabelecimento de condutas de autorregulação e disciplina que favoreçam a integração ao sistema educacional. Nas salas de aula, principalmente na pré-escola, fazer com que as crianças sigam as rotinas é um dos objetivos do ensino.

Da mesma forma, a criação de rotinas e horários favorece a compreensão das sequências de tempo e espaço, além de ajudar a concentrar a atenção em tarefas específicas.

Também aumenta a capacidade de planejamento, já que trabalhar com base em metas e objetivos diários permite que a criança inicie e termine uma atividade de forma eficiente, sem deixar nada pela metade.

Benefícios das rotinas para as crianças

Ter uma rotina preestabelecida com hábitos positivos e contar com a ajuda de todos os integrantes da família para a sua formação através do exemplo permitirão que as crianças saibam como agir e, ao mesmo tempo, elas também poderão:

  • Antecipar o que está por vir e controlar a ansiedade.
  • Adaptar-se facilmente a diferentes situações.
  • Seguir um ritmo de vida organizado, o que será útil na idade adulta.
  • Aprender que existem regras e limites a serem respeitados.
Benefícios das rotinas para as criançasBenefícios das rotinas para as crianças

Lembre-se de que as rotinas para as crianças exigem paciência, mas também exemplo e trabalho em família para que, em nenhum momento, o propósito educacional que têm seja distorcido, fazendo com que se tornem maus hábitos.

Seus filhos têm uma infinidade de habilidades e talentos a serem explorados e, quanto mais costumes positivos eles criarem, maiores serão as chances de sucesso naquilo que se propuserem a fazer.