10 tratamentos de beleza seguros para mulheres grávidas

É importante dar ao corpo os cuidados que ele precisa, tanto para a gestante quanto para o bebê. Portanto, é necessário saber quais tratamentos de cuidados pessoais são os mais seguros.
10 tratamentos de beleza seguros para mulheres grávidas
Maria del Carmen Hernandez

Escrito e verificado por a dermatologista Maria del Carmen Hernandez.

Última atualização: 15 maio, 2023

A maioria das mulheres tem uma rotina de beleza estabelecida que gostaria de continuar durante a gravidez. Nesse sentido, existem muitos tratamentos de beleza seguros e outros que devem ser adaptados para que assim sejam. Abaixo, detalhamos algumas das opções mais seguras para adicionar às rotinas de cuidados e beleza durante a gravidez.

Esses tratamentos de beleza são seguros para mulheres grávidas

De acordo com uma publicação The American College of Obstetricians and Gynecologists, a pele durante a gravidez sofre mudanças significativas que a tornam mais sensível e delicada. Portanto, existem alguns procedimentos estéticos que não são recomendados nesses meses. Vamos contar quais são os mais seguros.

1. Drenagem linfática manual

A drenagem linfática manual reduz o volume dos membros inferiores em mulheres grávidas. O edema nessa fase é comum e a principal opção terapêutica é o uso de meias elásticas, embora nem sempre sejam bem toleradas.

2. Massagens relaxantes

A massagem é um dos tratamentos considerados seguros durante a gravidez. Na verdade, requer apenas ajustar a posição na mesa de massagem à medida que a gravidez avança. Acredita-se até que as mulheres que recebem massagens experimentam uma diminuição da depressão, da ansiedade e das dores nas pernas e nas costas. Além disso, os níveis de cortisol, a atividade fetal excessiva e a taxa de prematuridade diminuem.

As massagens durante a gravidez proporcionam um grande bem-estar e são utilizadas principalmente para aliviar dores e desconfortos comuns nesta fase.

3. Pressoterapia

A pressoterapia é indicada durante a gravidez, pois o bebê está localizado em uma região que comprime a veia cava e retarda a circulação sanguínea dos membros inferiores. Assim, como o sangue circula mais lentamente, há maior predisposição ao desenvolvimento de varizes, pernas pesadas e pés inchados.

Em todo caso, a pressoterapia não é recomendada durante as primeiras 12 semanas e a frequência recomendada das sessões deve ser consultada com o especialista.

4. Máscaras nutritivas

Existem várias máscaras faciais hidratantes que usam colágeno, elastina e ácido hialurônico para hidratar e limpar a pele. Após a limpeza de pele, uma boa opção é a colocação de uma máscara facial para finalizar o procedimento com a nutrição correta da superfície da pele.

5. Peelings suaves

Embora os peelings ácidos não sejam recomendados, os peelings químicos, você pode optar pelo uso de cremes com microgrânulos. Essa opção é menos agressiva do que ácidos ou microdermoabrasão com ponta de diamante. Isso porque, durante a fase da gravidez, a pele fica mais sensível e mais predisposta a gerar manchas residuais.

6. Cremes para evitar estrias

Uma das grandes estratégias para prevenir estrias gravídicas é a aplicação diária e constante de emolientes na pele de todo o corpo. Além de beber muita água, produtos hidratantes que contenham ácido hialurônico, vitamina A, vitamina E e alantoína podem melhorar a hidratação e a umidade da pele.

7. Tratamentos faciais

As limpezas faciais não são uma preocupação desde que seja confirmada a segurança dos produtos e métodos utilizados. Além disso, a pele fica muito sensível durante a gravidez, pelo que os tratamentos mais intensos e invasivos devem ser adiados para depois da data do parto.

Esses tratamentos faciais de limpeza profunda são seguros e podem ajudar significativamente a reduzir os níveis de sebo na superfície da pele.

8. Antioxidantes para uso tópico

Os antioxidantes tópicos estimulam o sistema imunológico e previnem os radicais livres no corpo. Um dos mais conhecidos e mais utilizados é a vitamina C, que melhora com segurança a vitalidade da pele, mantém o colágeno e protege contra danos. Outros antioxidantes seguros para usar durante a gravidez incluem:

  • Vitamina E.
  • Chá verde.
  • Vitamina K.
  • Vitamina B3.

9. Protetor solar, um dos tratamentos de beleza mais seguros para gestantes

O protetor solar é tão importante durante a gravidez quanto em qualquer outro momento da vida. Os benefícios para a prevenção do câncer de pele são claros e comprovados. Por sua vez, ajuda a prevenir as manchas da pele decorrentes da exposição solar e a maior predisposição a lesões hiperpigmentadas nesse período, como o cloasma.

10. Alta frequência

A alta frequência gera maior irrigação sanguínea e enriquece a superfície da pele com oxigênio. Além disso, fornece efeitos importantes, como os seguintes:

  • Descongestionantes.
  • Desinfetantes.
  • Anti-inflamatórios.
  • Estimulante tecidual.

Reduz ainda a vermelhidão e a inflamação e tem ação bactericida. Portanto, é uma ótima indicação para casos de rosácea.

Tratamentos de beleza seguros em mulheres grávidas e consulta médica

Embora esses tratamentos de beleza sejam seguros para realizar durante a gravidez, você deve sempre consultar um médico especialista para poder esclarecer quaisquer dúvidas ou preocupações. Será o pessoal treinado e adequado que indicará a opção mais adequada e oportuna a ser realizada.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Bozzo P, Chua-Gocheco A, Einarson A. Seguridad de los productos para el cuidado de la piel durante el embarazo. Puede Fam Physician . 2011; 57 (6): 665-667.
  • Gondro A. Behandlung eines Schwangerschaftsödems mit therapeutischer Lymphdrainage; ein vorläufiger Bericht [Treatment of pregnancy edema with therapeutic lymph drainage; a preliminary report]. Z Lymphol. 1979 Jun;3(1):14-5. German. PMID: 539057.
  • Bolanca I, Bolanca Z, Kuna K, Vuković A, Tuckar N, Herman R, Grubisić G. Chloasma–the mask of pregnancy. Coll Antropol. 2008 Oct;32 Suppl 2:139-41. PMID: 19140277.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.