Como eliminar as varizes durante a gravidez?

29 de abril de 2019
Não são poucas as mulheres que sofrem com as varizes durante a gravidez. Este é um sintoma característico dessa fase, mas que pode afetar bastante a autoestima da mulher. Por isso, vamos te contar como tratá-las.

Durante a gravidez, o corpo da mulher experimenta muitas mudanças; todas elas necessárias para acomodar, nutrir e proteger o feto até o nascimento. Porém, algumas dessas transformações exercem pressão sobre o corpo da futura mamãe e afetam o seu estado de bem-estar geral.

Essas mudanças afetam a circulação do sangue; entre outras coisas, esse déficit pode levar ao surgimento de varizes nos membros inferiores.

A gravidez representa um momento de verdadeira felicidade; no entanto, também é acompanhada por pequenos contratempos, como, por exemplo, o aparecimento de varizes. No entanto, você não precisa se preocupar mais do que o necessário, pois há algumas chaves para combatê-las.

As varizes durante a gravidez são causadas por um aumento no volume sanguíneo. Quando elas aparecem, é importante prevenir o inchaço e baixar a pressão arterial.

Tenha em mente que elas se manifestam com maior frequência nas pernas, embora algumas mulheres também possam encontrá-las no colo do útero ou na vulva. De fato, as hemorroidas são um tipo de varizes.

Como eliminar as varizes durante a gravidez?

Alguns cuidados e bons hábitos diários podem ajudar a manter a situação sob controle e a limitar a aparência e o agravamento das varizes. A seguir, estão aqueles que são considerados os mais importantes:

1. Entre em contato com um especialista

A primeira coisa que você deve fazer se quiser eliminar as varizes durante a gravidez é entrar em contato com um flebologista, o mais rápido possível. Através de uma visita específica e de um ou mais exames diagnósticos não invasivos, um caminho de prevenção compatível com as necessidades e os problemas será estabelecido.

eliminar as varizes durante a gravidez

2. Faça exercício regularmente

As varizes durante a gravidez geralmente aparecem no terceiro trimestre, quando o peso do bebê pressiona a pélvis. Para promover a circulação e minimizar o risco de aumento das veias, você deve fazer exercícios de baixo impacto durante a gravidez inteira.

Entre outras, caminhar e nadar são atividades de baixo impacto muito benéficas. Você também pode tentar tai chi e yoga, com a orientação de um instrutor profissional.

Por outro lado, você pode considerar fazer exercícios específicos para os pés, movendo os tornozelos por meio de flexões e rotações. Repetir os movimentos ao longo do dia vai promover uma circulação adequada.

Recomendamos que você entre em contato com o seu ginecologista para saber quais são os exercícios mais adequados para você, especialmente no final da gravidez.

3. Siga uma dieta correta

Como não poderia deixar de ser, a dieta é essencial não apenas para manter o peso sob controle, mas também para proteger a integridade e a saúde dos vasos sanguíneos de forma natural. Então, se você quiser evitar as varizes durante a gravidez, tudo começa com uma alimentação adequada.

4. Use meias elásticas de compressão graduada

Sem dúvida, as meias elásticas de compressão graduada ajudam o fluxo venoso, retardam o agravamento das varizes e reduzem sintomas tais como dor, peso, ardência e inchaço.

Além disso, a utilização da meia será especialmente útil a partir do terceiro trimestre de gravidez, mesmo na ausência de varizes, para evitar o edema da estase venosa induzida pelas alterações na postura e hemodinâmicas descritas. No caso das varizes, o uso de meias servirá para prevenir o seu desenvolvimento e controlar os sintomas e as complicações.

“As varizes durante a gravidez geralmente aparecem no terceiro trimestre, quando o peso do bebê pressiona a pélvis.”

5. Eleve as pernas

Se você tiver que ficar sentada na mesma posição por um longo tempo, tente colocar os pés em um banquinho. Isso ajudará a aliviar a pressão, pelo menos parcialmente. Se possível, antes de levantar as pernas, fique em pé e dê uma pequena caminhada para promover ainda mais a circulação.

6. Pratique exercícios de respiração profunda

Certamente os exercícios de respiração são uma excelente maneira de prevenir as varizes durante a gravidez. Para isso, você pode se sentar em uma posição confortável com os pés sobre os quadris.

Em seguida, inspire profundamente até que os pulmões estejam cheios; exale pouco a pouco e sinta como o ar é liberado do diafragma. Aconselhamos que você faça esse exercício durante 10 minutos por dia.

Mantenha um estilo de vida saudável

7. Mantenha um estilo de vida saudável

Para evitar o aparecimento de varizes durante a gravidez, é essencial manter um estilo de vida saudável. Estes são alguns hábitos saudáveis que você deve manter:

  • Não usar sapatos sem salto, nem saltos excessivamente altos.
  • Evitar banhos de banheira e de chuveiro muito quentes, bem como ambientes onde a temperatura seja muito alta.
  • Expor as pernas ao sol por um longo tempo definitivamente não é aconselhável.
  • Dormir com os pés levemente mais altos do que o restante do corpo.
  • Evitar ficar sentada ou parada por muito tempo. Quando você for forçada a fazer isso por motivos de trabalho, faça pequenos exercícios ao longo do dia para reativar a circulação.

Em suma, essas recomendações simples vão permitir eliminar as varizes durante a gravidez. Por isso, não hesite em colocar essas dicas em prática para evitar esse problema.