A pele do seu bebê é muito sensível, dicas para cuidar dela

23 de novembro de 2016

A pele de seu bebê é muito sensível, por isso, em todo momento, devemos estar comprometidos a cuidar dela e a protegê-la com certas dicas que vamos dar a você para que as use durante o banho, na hora de mudar a fralda e na limpeza das coisas que entram em contato com ela.

A pele de seu bebê é sensível devido ao fato de a produção de melanina ser menos desenvolvida que no adulto, por isso, estas características a tornam vulnerável a objetos simples como a roupa ou os lençóis a poeira, a produtos químicos entre outros agentes.

Outra das características que marcam sua sensibilidade é o estrato córneo da pele, já que nesta etapa chega a ser tão fina que costuma ser suscetível a infecções, ressecamento e irritações.

A imaturidade cutânea torna as crianças vulneráveis aos efeitos do sol e do calor

Dicas para cuidar da pele de seu bebê durante o banho

Quando o bebê está durante um tempo com a fralda molhada ou sua, um bom banho pode ser um grande aliado para que a pele se refresque, respire, se mantenha limpa e deixemos para trás uma possível irritação.

shutterstock_61088833-500x334

Algumas dicas para cuidar da pele durante o banho são:

  • Manter a temperatura da água morna.
  • Utilizar sabão hipoalergênico exclusivamente de uso especial para bebês.
  • Limpar as áreas de mais difícil alcance com algodões como dedos e entre as pernas.
  • Secá-la suavemente com uma toalha de algodão, nova, limpa, livre de detergentes e amaciantes.
  • Em caso da utilização de cremes ou óleos depois do banho, eles devem ser especiais para bebês, fabricados a partir de materiais de origem natural.

Higiene da fralda, lesões na pele e dicas para cuidar dela

Os bebês costumam ser alérgicos a algumas marcas de fralda, é por isso que enquanto você consegue um que se adapte às suas necessidades, uma boa opção pode ser os laváveis feitos de pano.

O uso das fraldas do tamanho dele é fundamental já que colocar fraldas neles apertadas ou frouxas demais pode criar atrito, assadura o marcar e deixar avermelhadas as nádegas.

A higiene deve ser constante, a troca dever ser imediata sendo ou não muito absorvente, quando nos dermos conta que o bebê fez sua necessidade fisiológica.

Resíduos de alimentos na pele e dicas para cuidar dela

Os bebês tendem a derramar o leite que ingerem na cara, corpo e mãos e este alimento costuma ser absorvido pela pele e gerar brotoejas ou erupções seja quando ele toma na mamadeira ou quando é amamentado. Quando é derramado ou expelido pode se tornar granuloso e pelo atrito criar uma irritação. A forma de preveni-lo é a seguinte:

O uso de mamadeiras evitará que isso aconteça

  • Limpar com gaze úmida para tirar o excesso sem friccionar.
  • Retirar a umidade com toalhas de algodão.
  • Ter por perto fraldas de algodão ajudará a prevenir qualquer acidente.

Como lavar a roupa de seu bebê

shutterstock_256446331-500x334

A roupa dos bebês inicialmente deve ser de algodão orgânico já que é o material que menos causa reações na pele, preferivelmente de cores claras para poder ser percebido sempre o nível de delicadeza que tem, além de ser mais fácil na hora de colocá-la.

A forma em que se deve lavar a roupa do bebê é a seguinte:

  1. Se ela vai ser lavada à mão, utilizar sempre um recipiente limpo com água fervida.
  2. Se você utiliza uma máquina de lavar ponha um ciclo de lavagem sem roupa para limpar a máquina.
  3. Não usar detergentes.
  4. Não usar amaciantes.
  5. Usar apenas sabões naturais.

Sol e vento sobre a pele e dicas para cuidar dela

As condições atmosféricas costumam ter impacto sobre os bebês quando se trata da saúde dele e a pele não escapa disso, é por isso que devemos estar atentos às condições climáticas para proporcionar bem-estar ao nosso bebê.

Sol: ainda que seja certo que ele pode trazer muitos benefícios porque pode proporcionar vitamina D, se expor ao sol durante um tempo prolongado ou se é visível uma maior intensidade nos raios, estes podem queimar, sufocar, criar sudorese, gerar brotoejas, pele escamosa entre outras coisas.

Vento: protegê-lo do vento, chuva e frio dever ser coerente já que esses efeitos da natureza podem irritar a delicada pele do rosto e do pescoço.

Com as seguintes dicas para cuidar da pele do seu bebê poderemos afastar qualquer problema de pele para proporcionar a ele amor, atenção e respeito ao seu bem-estar.