Como tratar a dor de cabeça durante a gravidez

Infelizmente, a dor de cabeça durante a gravidez é um sintoma muito comum. Como as opções terapêuticas "parecem" um pouco limitadas, apresentaremos algumas recomendações neste artigo.
Como tratar a dor de cabeça durante a gravidez

Última atualização: 05 Setembro, 2021

Você está grávida e com dor de cabeça? Não tem certeza do que fazer para evitar ou aliviar essa dor? Talvez esteja se perguntando: Posso tomar remédio durante a gravidez?

Quando a gravidez e a dor se combinam, surgem muitas perguntas sobre como remediar sem prejudicar o bebê. Aqui vamos propor algumas soluções que podem ajudar você.

É muito comum que sentir dor de cabeça e outros desconfortos durante a gravidez. As causas são muito variadas e variam desde a falta de descanso a uma alimentação deficiente ou inadequada.

Não se preocupe! A dor de cabeça é irritante, mas não é porque você está grávida que precisará suportá-la sem fazer nada.

As principais causas

As principais causas que podem provocar dor de cabeça durante a gravidez são:

  • Falta de sono. Comum principalmente no último trimestre da gravidez, pois encontrar uma posição que favoreça o descanso é difícil.
  • Congestionamento nasal. Durante o primeiro trimestre, muitas mulheres grávidas experimentam algo semelhante a um resfriado, um desconforto que causa congestão nasal, impede a respiração normal e pode causar dor de cabeça. Esse fenômeno também pode surgir no final da gravidez.

 

Menina com dor de cabeça na frente da tela do computador

  • Estresse. A revolução hormonal, a espera de um filho, a mudança de vida, a pressão social… enfim, pode ser que você se sinta rodeada por fatores potencialmente estressantes e que vão fazer com que sua cabeça não consiga se desconectar. Um aumento considerável de estresse pode se manifestar na forma de dores de cabeça.
  • Fome ou sede. A fome e a sede são necessidades biológicas importantes a serem atendidas. Muitas vezes a dor de cabeça está nos avisando que estamos enfrentando uma pequena desidratação ou que precisamos comer alguma coisa.

A dor que não é aliviada com lágrimas pode fazer outros órgãos chorarem.

–Francis J. Braceland–

Antes da dor de cabeça

Existem diferentes maneiras de prevenir dores de cabeça. As dicas a seguir são uma série de hábitos saudáveis que sempre serão úteis, quer você tenha ou não dores de cabeça, mas neste último caso irão ajudar a manter seu corpo e sua mente em um estado de equilíbrio muito importante para você e o seu bebe.

  • Evite sentir fome ou sede. Durante a gravidez, é importante que você preste atenção especial em se manter hidratada e comer sempre. Observe sua dieta para evitar comer alimentos que não são adequados para sua condição.
  • Técnicas de relaxamento. O equilíbrio entre mente e corpo é muito necessário. Durante a gravidez é difícil não ter episódios de agitação emocional, mas eles serão mais suportáveis se você mantiver comportamentos de higiene emocional. Exercícios de ioga, técnicas de relaxamento ou meditação, mindfulness ou técnicas de gerenciamento emocional podem ser úteis, assim como tudo que ajude você a encontrar recursos que recuperem seu equilíbrio em um nível emocional.
  • Exercício físico regularmente. Ajudará você a liberar endorfinas (o hormônio da felicidade) e regular os níveis de cortisol (responsável pela resposta ao estresse). Além disso, ficar em forma fará com que você se sinta ágil, evitando sentir apatia e preguiça.
  • Controle postural. Nos últimos meses de gravidez, o peso da barriga pode causar dores nas costas ou forçá-la a adquirir posturas que promovam dores de cabeça. Cuidado com as vértebras cervicais e lombares! Se puder, visite um especialista em massagens para ajudar a reduzir a dor.

Durante a dor de cabeça

Durante os meses de gravidez é recomendável não se automedicar. Por isso, propomos a seguir várias opções.

Como a automedicação está descartada, podemos aliviar a dor com um dos seguintes remédios:

  • Compressa quente ou fria. Umedecer uma compressa ou pano em água morna ou fria e colocá-lo na testa ou na base do crânio pode aliviar a sensação de calor que vem da cabeça devido à vasodilatação provocada pela dor.

 

Mulher na cama com dor de cabeça durante a gravidez.

Cuidado! Se você notar…

Caso você perceba algum (ou vários) dos sintomas abaixo, procure seu médico.

  • Visão turva, com pontos ou manchas.
  • Dor abdominal.
  • Tonturas e vômitos.
  • Inchaço nas mãos ou no rosto.
  • Ganho de peso repentino.

Deixaremos a medicação farmacológica a cargo do seu médico, pois é ele o único que o pode aconselhar sobre o assunto.

Além disso, enquanto pudermos resolver a dor de cabeça sem remédios, será muito melhor para nós, pois assim não deixaremos nosso corpo acostumado a receber remédios ao menor sinal de desconforto.

Pode interessar a você...
9 plantas e chás que favorecem a fertilidade
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
9 plantas e chás que favorecem a fertilidade

Além de todos os benefícios medicinais das plantas e chás, muitas delas também influenciam o equilíbrio hormonal a melhoram a fertilidade.