Desconfortos digestivos na gravidez

· 6 de setembro de 2018
Os desconfortos digestivos assim como tantos outras sensações de mal-estar são comuns durante a gravidez. Enquanto a mulher grávida não muda por completo nesta nova etapa, começam a surgir transtornos até o momento desconhecidos.

Para que você saiba quais são os desconfortos digestivos durante a gravidez e fique mais tranquila, vamos responder a algumas das perguntas mais comuns das gravidez relacionadas aos desconfortos digestivos.

Quais são os desconfortos digestivos mais comuns durante a gravidez?

Todas as mulheres grávidas sofrem desses desconfortos?

É possível, apesar de existir mulheres que nunca reclamam sobre qualquer um deles. Os desconfortos mais comuns durante a gravidez são os digestivos, além do inchaço nas pernas e da dor na lombar. No entanto, todos eles geralmente podem ser tratados.

Podem ser prevenidos?

Na maior parte não. Mas sempre se pode tomar uma ou outra medida para “sofrer” menos.

Para evitar a azia, é recomendado que a grávida elimine os alimentos ácidos, gordurosos e picantes. Além disso, deve-se comer devagar, não se deitar imediatamente após comer e evitar bebidas com gás.

No caso da prisão de ventre, poderá defecar melhor se se hidratar mais e incluir mais fibras à dieta. Da mesma forma, é positivo parar de comer alimentos adstringentes, como a goiaba verde.

Se você tem uma digestão lenta, é melhor sempre respeitar os horários das refeições e nunca comer porções exageradas.

O sistema digestivo da grávida irá funcionar melhor se forem incluídas mais frutas e vegetais em sua dieta diária. Mas, novamente, mesmo que se tomem muitas precauções, nenhuma gestante está livre de sofrer com os desconfortos digestivos citados anteriormente.

desconfortos digestivos

Quando devo me preocupar com esses desconfortos?

Você deve se preocupar quando deixa de se alimentar corretamente devido à esses desconfortos, quando eles começam a influenciar em seu estado emocional ou se tornam insuportáveis de tolerar.

Nesse caso, você deve recorrer ao seu ginecologista e expor seu problema abertamente. Ele vai saber como te aconselhar e, se for preciso, irá prescrever um medicamento para aliviar seus desconfortos.

Lembre-se: você deve evitar se automedicar, mas estando grávida o “deve evitar” se torna um “nunca”.

Ouvi dizer que alguns desconfortos digestivos não acabam até o nascimento, é verdade?

Há desconfortos como as náuseas e os vômitos que são frequentes, mas duram apenas os primeiros 3 meses de gravidez. No entanto, em algumas grávidas, esse tempo se prolonga um pouco mais e, para outras, de fato, duram até dar à luz. Tudo depende da atividade hormonal de cada mulher.

O mesmo acontece com a prisão de ventre. Há mulheres grávidas que durante toda a gravidez têm dificuldades para defecar. Algo que só se reverte após o parto.

Quais outras mudanças relacionadas ao sistema digestivo e à dieta surgem durante a gravidez?

Além dos transtornos que já citamos, há outras mudanças que aparecem com a gravidez, como a necessidade de comer em horários estranhos ou o desejo voraz de ingerir maior quantidade de alimentos.

Outro dos muitos que se apresentam são:

  • Mudanças no gosto dos alimentos
  • Desejos

A continuação, falaremos mais sobre eles.

desconfortos digestivos

Mudanças no gosto dos alimentos

As mudanças no gosto durante a gestação está diretamente relacionada com os hormônios. Nessa etapa, os sentidos do paladar e do olfato se intensificam e isso faz com que os odores, que antes não te chamavam atenção, agora te atraiam como a abelha ao mel.

Desejos

O desejo é essa vontade frenética de comer alguma coisa “agora”.

Com um desejo, não há meias medidas. Não vale isso de: já te trago, só me deixe terminar de assistir ao filme. Sempre que um desejo vem, você tem que correr porque é nesse momento que a mulher grávida se torna uma menina que faz birra se não estiver satisfeita (pelo menos algumas são assim, ou melhor, algumas somos assim).

Um desejo pode ser visto como a antítese dos desconfortos digestivos mencionados anteriormente. Se os desconfortos são extremamente desagradáveis, ter um desejo e satisfazê-lo é a coisa mais deliciosa do mundo.

Nós convidamos você a deixar um comentário sobre os desconfortos digestivos que teve durante a sua gravidez e o que fez para se sentir melhor. Se quiser contar sobre os desejos que teve, também vamos gostar de saber. Compartilhe com a gente!