Um bom professor pode salvar a sua vida
Um bom professor é capaz de ajudar um estudante além do âmbito acadêmico. Isso acontece porque ao passar muitas horas no mesmo ambiente, as relações humanas podem ter um significado maior do que aparentam à primeira vista.
Um professor pode ser, mesmo sem intenção, o guia que dá a palavra certa no momento de maior necessidade, da maneira mais apropriada.
Como ele consegue? Falando com sabedoria, sem projeção de si mesmo, e graças a essa boa intenção que tem para com seus alunos.
“O professor medíocre conta. O professor mediano explica. O bom professor demonstra. O grande professor inspira.”
–William A. Ward.–
Dedicação, integridade, paixão pela profissão, disciplina, compromisso, responsabilidade e inteligência emocional são algumas das características mais importantes de um bom professor.
Como reconhecer um bom professor?
Um bom professor é aquele que deixa lembranças marcantes na memória de forma positiva. O conhecimento que nos ofereceu, seja acadêmico ou pessoal, teve um impacto positivo que, apesar do tempo, consegue nos inspirar.
Certamente, esse professor estava preocupado em se fazer entender de maneira amigável e gentil pelos seus alunos. Pode ser que não tenha dito uma palavra sequer, mas soube se aproximar em um momento difícil e estar ali para apoiar seu aluno e ajudá-lo a encontrar soluções.
Nesse sentido, um bom professor tentará não só conversar com pais ou responsáveis sobre a situação que o preocupa, mas procurará cuidar de seu aluno, dentro dos limites de suas possibilidades, e não o deixará sozinho.
Principais características
Além das características já mencionadas. Um bom professor tem as seguintes habilidades, aptidões e comportamentos:
- Diálogo claro. Expõe e explica de forma clara, o que permite um bom relacionamento entre os alunos, pais ou responsáveis e ele próprio.
- Proatividade. Ele se concentra em encontrar soluções para problemas de uma forma ou de outra.
- Ele não desiste, tenta superar a si mesmo e trabalhar para poder dar o melhor de si, sem se cansar.
- A dúvida é a sua maior aliada, uma vez que permite desenvolver uma capacidade crítica. Nesse sentido, um bom professor sabe que o questionamento é necessário e útil para seus alunos.
- Ele valoriza seus alunos não só por suas qualificações, mas pelo esforço e pela qualidade humana.
- Procura analisar e rever suas estratégias tantas vezes quanto forem necessárias.
- Ele sabe que, no fim das contas, a maneira como a mensagem é transmitida é mais importante do que a mensagem em si.
Na sala de aula
Os bons professores devem mostrar aos alunos todos os problemas de diferentes ângulos ou pontos de vista e suas possíveis soluções.
Os bons professores nunca devem deixar as tarefas pela metade, pois é aconselhável alcançar a solução final, embora no início possa parecer complicado.
O importante é manter a turma motivada e atenta a todas as soluções possíveis. E como isso pode ser feito? Através de perguntas, histórias, dinâmicas, entre outras estratégias.
Se percebem que um aluno não está integrado, não o forçam. Mas se preocupam em saber o que está acontecendo e o que podem fazer em relação a isso. Em outras palavras, tentam fazer o aluno se sentir bem na sala de aula e fazer com que possa aproveitar as atividades, independentemente de participar ativamente ou não.
Além disso, um bom professor sabe que deve manter uma atitude leve e agradável, assim como um tratamento cordial e respeitoso com seus alunos.
Embora o professor seja um ser humano e tenha problemas como todos os outros, saberá transformar a sala de aula em um ambiente saudável.
Um bom professor deve ser capaz de ensinar através de sua própria autenticidade e, é claro, através do uso de uma boa pedagogia (ou, se for caso, andragogia), a fim de proporcionar uma educação de qualidade.
Um bom professor pode aparecer a qualquer momento. Não só na pré-escola ou no ensino fundamental. Pode aparecer na adolescência ou também na idade adulta.
Pode ser que nem deem aulas diretamente para nós. Pois podem ser os professores de nossos irmãos mais novos ou de nossos filhos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Feito, R. (2004). ¿ En qué puede consistir ser “buen” profesor?”. Cuadernos de pedagogía, 332, 85-89. http://didac.unizar.es/jlbernal/enlaces/pdf/61Feitobuen%20prof.pdf
- MARTINEZ, J. U. EL BUEN PROFESOR. https://www.researchgate.net/profile/Xavier-Ucar/publication/236590614_El_buen_profesor/links/0046351821aec49c4e000000/El-buen-profesor.pdf