Os 8 melhores livros para adolescentes

· 18 de fevereiro de 2018
A leitura é muito importante para a formação de uma pessoa. É uma prática que deve ser incentivada desde a infância e continuar na adolescência. A seguir, vamos apresentar algumas opções que você pode dar de presente para seu filho adolescente que são ótimos caminhos para mergulhar no mundo da literatura.

Existe uma ampla gama de livros para adolescentes que permitem desfrutar de uma boa leitura. Dar um bom livro de presente é um grande gesto, especialmente para as pessoas que gostam de crescer através da leitura. Certamente, existem muitos livros para adolescentes.

Eles se apaixonam por alguns livros e até se transformam em críticos literários. Inclusive, há casos de jovens que desde muito cedo começaram a escrever livros.

A leitura de um livro sempre é recomendável. No entanto, para escolher um bom livro é fundamental conhecer seu enredo. Muitas pessoas buscam algo impactante e que possa mudar a vida das pessoas.

Existe uma grande seleção de livros para adolescentes. Com certeza, de alguma maneira, você vai acertar na sua escolha.

Os 8 melhores livros para adolescentes

1.- Os arquivos secretos da Sra. Basil E. Frankweiler (tradução livre)

Sua narrativa se concentra principalmente no intrigante caso de Claudia, que junto com seu irmão Jamie decide abandonar sua casa com o objetivo de conseguir que seus pais comecem a valorizá-los. Assim que eles conseguem fugir, começam a aventura no Museu Metropolitano de Arte de Nova Iorque.

Lá eles encontram uma estátua que vai despertar a curiosidade de ambos. Sem querer, encontram a misteriosa Sra. Basil E. Frankweiler, antiga proprietária da obra.

2.- O estranho caso do cachorro morto

Christopher Boone, que tem apenas 15 anos, vive com seu pai. Ele não tem mãe, pois ela faleceu. O garoto é um bom aluno e possui uma excelente habilidade para matemática.

No entanto, também tem sérios problemas de comunicação e outras particularidades. Por exemplo, não suporta as cores marrom e amarela, odeia que o toquem e fica surpreso quando alguma coisa acontece.

Uma das suas professoras o incentiva a escrever um resumo do que aconteceu no dia em que encontrou o cachorro da vizinha morto. Ele se propõe a investigar quem o matou. Como detetive, imitando Sherlock Holmes, ele vai encontrar muitas surpresas e, nesse caminho, vai descobrir coisas inesperadas.

livros para adolescentes

3.- As 6 decisões mais importantes que você vai tomar na vida

Nessa obra literária são abordadas uma série de responsabilidades que transportam o leitor aos sentimentos dos protagonistas. Eles sempre viveram sob a autoridade dos pais.

Com o passar do tempo, eles precisam aprender a tomar suas próprias decisões. Dependendo de como forem essas decisões, vão empreender uma viagem em um barco cujo timão são eles que controlam.

4.- Duna

Um livro ideal para adolescentes amantes de ficção científica. Nesse livro, o leitor é transportado ao planeta Arrakis, cuja principal característica é ser o único corpo celeste no universo que possui ‘melange’, uma substância que leva as capacidades humanas a limites inimagináveis.

Famílias inteiras se dedicam à coleta de melange. No entanto, começam a acontecer traições motivadas pela avareza e a cobiça, o que deixa como resultado o abandono do protagonista no cruel deserto de Arrakis. Neste lugar, ele vai precisar sobreviver para voltar e fazer justiça.

5.- A verdade sobre o caso Savolta

Neste livro para adolescentes, do escritor Eduardo Mendoza, novamente o enredo envolve um caso a ser resolvido. A trama leva o leitor à Barcelona do começo do século XX.

Lá, um advogado muito jovem chamado Javier Miranda se verá envolvido nos desejos de poder da sociedade elitista empresarial, na qual somente uma coisa está clara: ninguém é quem diz ser.

6.- Algo sinistro vem por aí

A história se passa no mês de outubro. Dois jovens vizinhos, ambos com treze anos, Jim Nightshade e William Halloway, viviam normalmente.

Tudo ia bem até que alguns itinerantes chegam à cidade. Então, começam a acontecer situações muito estranhas, como pesadelos cheios de terror e fantasia, com os dois vizinhos como protagonistas.

livros para adolescentes

7.- Kafka e a boneca viajante

Esse livro conta que, um ano antes da sua morte, Franz Kafka viveu uma experiência singular. Certa vez, passeando pelo parque Steglitz, em Berlim, ele encontrou uma menina que chorava desconsoladamente por ter perdido sua boneca.

Com o objetivo de acalmar a menina, o autor de A metamorfose inventou uma curiosa história. Ele disse que a boneca não tinha sido perdida, mas que tinha ido viajar.

Vestido de carteiro, ele levou uma carta para a menina no parque no dia seguinte. A partir dessa noite, teria início uma série de cartas que Franz escreveria durante três semanas, entregando todas para a menina. Nelas, ele contava os acontecimentos que a boneca viveu em todos os cantos do mundo.

8.- O homem invisível

Um cientista chamado Griffin, após entrar no mundo da pesquisa e fazer muitos estudos, conseguiu inventar a fórmula da invisibilidade.  Ele consegue com ele mesmo, mas não consegue voltar a ser visível e começa a infligir medo na cidade onde vive com seus comportamentos estranhos.

Aqui começam as grandes aventuras desse livro. Por fim, Griffin se encontra com o Dr. Kemp, seu velho “amigo”, que sabe do seu segredo e terá que decidir ajudá-lo ou não.

“Quem lê e anda muito, vê e sabe muito”
–Miguel de Cervantes Saavedra–

A infância é a fase da vida na qual se deve começar a estimular o interesse pela leitura. À medida que a criança cresce e chega à adolescência, este bom hábito deve ser mais estimulado ainda, de maneira que dure a vida toda.

Saber qual livro dar de presente e saber escolher livros para adolescentes que realmente despertem a motivação de ler é um grande desafio. A qualidade da narrativa, o objetivo da narração e seu aspecto educativo e formativo são muito importantes.