Valores na escola
Assim como a transmissão de valores na família, os valores na escola também são fundamentais, já que reforçam, complicam e, às vezes, contradizem aqueles que foram internalizados na socialização primária.
A nossa época e a nossa sociedade exigem uma educação em valores que seja capaz de formar cidadãos íntegros e com plena capacidade para enfrentar, com uma atitude crítica, uma realidade muito complexa, diversificada e mutável.
Conceito de valor
Um valor pode ser definido como algo vinculado à experiência das pessoas, que configura as suas ideias, afetando os seus comportamentos e as suas condutas, e condicionando os seus sentimentos.
Ou seja, os valores definem os pensamentos das pessoas e a maneira como elas querem viver e compartilhar as suas vidas e experiências com as outras pessoas.
Existem valores que são individuais e outros que são compartilhados pela sociedade. Estes últimos estabelecem comportamentos e condutas que devem ser desenvolvidos para alcançar o bem-estar coletivo. Nesse sentido, poderíamos dizer que existem diferentes tipos de valores.
A principal distinção entre os valores é a dos valores éticos e morais; valores que são universais, como os valores humanos, e que estão relacionados à ética.
Entre eles, encontramos o respeito, a tolerância, a bondade, a paz, a solidariedade, a liberdade, a justiça, a honestidade, a honra. Esses valores constituem uma série de normas adotadas por todos, que regulam o comportamento dos indivíduos.
Os valores morais são característicos de uma sociedade, de um grupo social ou cultural, de um grupo religioso ou familiar. Esses valores permitem uma diferenciação entre modos corretos ou incorretos de agir e estão mais relacionados aos costumes transmitidos de geração em geração.
Os valores morais são característicos de uma sociedade, de um grupo social ou cultural, de um grupo religioso ou familiar.
Características dos valores na escola
Existem certas características que definem os valores, em geral:
- Regulam a existência.
- Inspiram julgamentos e normas.
- A escolha de um valor é baseada na racionalidade, mas também na afetividade, intuição e sentimento.
- São colocados na ordem do ideal.
- São relativos, dependendo da época, local e sociedade.
Valores na escola
Os valores devem estar presentes em todas as intervenções sociais e educacionais para garantir a formação integral das pessoas.
Educação Moral e Cívica
Educação relacionada ao conceito de ‘Democracia’ e à promoção de seus valores. Uma educação moral e cívica deve partir do conhecimento do sistema social em que se baseia, dos direitos e deveres dos cidadãos e do próprio conceito de cidadania.
Não discriminar nenhuma pessoa com base em sua origem, raça, sexo ou ideologia, será a principal fonte de aprendizado. O que significa que aspectos como participação, educação para a paz e pela não violência, trabalho cooperativo e em grupo devem ser considerados na sala de aula.
Educação para a Igualdade de Oportunidades para Ambos os Sexos, um dos valores mais importantes da escola
Uma educação orientada a contemplar a diferença como uma realidade enriquecedora, e não como uma forma de discriminação, distinguindo entre identidade sexual e identidade de gênero, e distinguindo também entre as diferenças biológicas e as funções e os papéis sociais relacionados ao gênero.
Educação Ambiental
Tem como objetivo ajudar as pessoas a adquirir consciência e sensibilidade ao meio ambiente.
Visa a transmitir valores de preocupação e responsabilidade, motivando-as a participar dos cuidados em cada uma das práticas cotidianas, por meio de hábitos específicos relacionados à reciclagem, reutilização e redução de resíduos, e ao cuidado e economia de água e energia.
Educação para a Saúde
A Organização Mundial da Saúde (OMS) argumenta que a saúde é um “estado completo de bem-estar físico, psíquico e social“. Ou seja, isso indica um conceito de saúde mais amplo do que apenas a ausência de doença.
A educação para a saúde deve promover valores como a prevenção de doenças, através da adoção de comportamentos saudáveis e da modificação de hábitos negativos para a saúde. Promover valores relacionados à boa alimentação e nutrição, bem como à prática de exercícios e esportes.
Educação sexual
Implica uma visão global dessa função, desde o aspecto biológico até o psicológico e o sociológico. Tanto da função reprodutiva e dos processos mentais relacionados à sexualidade, quanto dos processos sociais relacionados aos papéis de gênero.
Uma educação sexual deve abordar conteúdo relacionado a práticas sexuais responsáveis, métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis.
Mais valores na escola
Educação para o Trânsito
A vida é um dos principais valores que devemos respeitar, e a escola tem a obrigação de promover atitudes de cuidado e respeito por ela. A prevenção de acidentes de trânsito com base no conhecimento dos códigos de trânsito e a promoção do uso racional dos veículos e do transporte público são tarefas da escola.
Educação para o Consumo
Adotar hábitos sustentáveis e atitudes conscientes e críticas ao comprar e consumir produtos e serviços, escolhendo aqueles que menos impactem o meio ambiente.
Esses valores devem ser promovidos pela escola, por meio da conscientização quanto ao consumismo desnecessário e informando sobre a existência de redes comerciais e de empresas que desenvolvem um comércio justo, respeitando condições de trabalho dignas.
Espírito Empreendedor
É um valor que está relacionado à motivação e à capacidade de uma pessoa, de forma independente ou dentro de uma organização ou empresa, para identificar oportunidades e lutar por elas. Trata-se de desenvolver uma competência que permita colocar ideias em prática, atuando com criatividade, flexibilidade e com base na intuição.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Delgado, J. (2017, septiembre 5). Los 7 valores más importantes que deben aprender los niños. Recuperado 2 de enero de 2022, de Etapa Infantil website: https://www.etapainfantil.com/valores-importantes-aprender-ninos
- Grün, A. (2019). De la felicidad en las pequeñas cosas. Editorial Kairós.
- Tuts, M. y Martínez, L. (2007). Educación en valores y ciudadanía. Propuestas técnicas y didácticas para la formación integral. Editorial Catarata. Madrid.
- Tuvilla Rayos, J. (n.d.). La educación en valores y la LOMCE. Recuperado de https://josetuvillarayo.es/files/06_LOMCE_Valores_-definitivo.pdf
- Revista de educación no extraordinario 2011. Educación, valores y democracia. (s. f.). Ministerio de Educación.