Viajar no tempo através dos livros juvenis

31 Julho, 2020
Conheça diferentes lugares do mundo e momentos da história sem sair do seu quarto. Você está preparada?

Você consegue imaginar a possibilidade de voltar para a Idade Média ou de viver no futuro sem precisar sair de casa? Tudo isso é possível através da literatura. Mais especificamente, viajar no tempo é um dos temas mais amplamente utilizados na literatura juvenil. Faz parte da ficção científica e é um dos temas que mais atrai a atenção dos jovens nos livros.

As viagens no tempo despertam muito interesse e curiosidade nos jovens porque eles podem se imaginar em um determinado momento diferente do que vivem.

Dessa maneira, escrita e imaginação andam totalmente de mãos dadas ao longo desses livros. Por isso, a seguir, vamos mostrar uma seleção de livros juvenis para viajar no tempo e, assim, promover a leitura em um setor da população que diminui a cada dia.

Livros juvenis para viajar no tempo

O jardim da meia-noite

Um livro que vai abrir as portas de um jardim secreto que acaba de aparecer, no qual existem três meninos e uma menina. Fantasmas? Imaginação? Realidade?

Uma história com uma beleza fascinante que foi levada para a televisão três vezes e para o cinema em uma ocasião. Um livro clássico fora do comum, já que foi escrito em 1958. Mesmo com o passar do tempo, a história tem elementos originais e que levam à reflexão.

Viajar no tempo através dos livros juvenis

Além disso, os jovens vão encontrar cenas fantásticas nessas páginas e um final totalmente emocionante que, em muitas ocasiões, vai fazer com que eles queiram ler o livro novamente.

Um Conto de Natal

Sem dúvida, Charles Dickens e sua obra Um Conto de Natal são mundialmente famososOs fantasmas do presente, do passado e do futuro são os verdadeiros protagonistas dessa fantástica viagem no tempo que vai levar tanto Scrooge, o protagonista, quanto seus leitores a refletir.

A mudança de atitudes, a reflexão sobre os atos e a personalidade são alguns dos tópicos abordados nesse livro, adequado para todos os jovens.

Um ianque na corte do Rei Arthur

Depois de uma forte pancada na cabeça, o protagonista da história, Hank Morgan, é transportado para o passado. No entanto, seu conhecimento das tecnologias do século XIX também é transportado com ele, de modo que o passado, o presente e o futuro se misturam nesse romance fascinante.

Por meio das páginas do livro, os leitores vão voltar para o século VI e vão conhecer em primeira mão a corte do Rei Arthur. Um livro fantástico para aprender um pouco mais sobre a história e curtir uma das vertentes mais profundamente enraizadas da ficção científica.

A máquina do tempo, mais um livro juvenil para viajar no tempo

Quem nunca imaginou ter uma máquina que pudesse nos transportar para outros momentos? Quase todos nós, em um momento ou outro de nossas vidas, com uma idade ou outra, já quisemos voltar ao passado. Em outros momentos, sonhamos com o que aconteceria no futuro.

Viajar no tempo através dos livros juvenis

Essa máquina do tempo de que estamos falando é o elemento principal desse livro. Através de suas páginas, vamos ver como esse personagem é transportado com a máquina criada por um cientista no final do século XIX para conhecer o futuro.

Será que ele vai gostar do que seus olhos vão ver? Ou será que ele vai preferir não ter usado o instrumento? Você vai encontrar a resposta nas páginas finais desse curioso livro.

Ulysses Moore: a porta do tempo

Duas crianças cheias de curiosidade vão se envolver em uma grande aventura depois de terem o acesso negado a uma porta. No entanto, a curiosidade vai vencê-las e, um dia, elas decidem atravessá-la. A partir desse momento, elas serão envolvidas em um mistério para descobrir o segredo da Vila Argo.

Um livro cheio de intrigas, mistérios, aventuras e viagens no tempo através da porta da mansão onde estão hospedadas. Uma história realmente viciante para os jovens.

  • Pearce, P. (2011). El jardín de la medianoche. Siruela.
  • Dickens, D. (2009). Cuento de Navidad. Marlow.
  • Twain, M. (2008). Un yanqui en la corte del Rey Arturo. Anaya.
  • George, H. (2019). Máquina del tiempo. Planeta.
  • Baccalario, P. (2016). Ulysses Moore: la puerta del tiempo. Montena.