10 sagas de livros para adolescentes

21 Junho, 2020
Os livros criados para adolescentes contêm histórias cheias de valores e princípios. Essas histórias terão um impacto muito positivo no desenvolvimento mental dos jovens.

Ler durante a adolescência é uma ótima maneira de canalizar emoções e explorar gostos e interesses de forma criativa. As sagas de livros para adolescentes são compostas por gêneros de uma grande variedade.

Existem coleções para todos os gostos, desde aventura e fantasia até mistério, terror ou policiais, passando por histórias de amizade e afinidades amorosas. A seguir, veremos algumas delas.

Sagas de livros para adolescentes: vamos apreciar a leitura!

Artemis Fowl, de Eoin Colfer

O pequeno Artemis tem 12 anos e já se tornou um experiente ladrão de ouro. De quem é o ouro? De seres mágicos, e também de humanos. O contraponto é dado pelo seu fiel mordomo que, talvez à moda do Grilo Falante, tenta transmitir ideais nobres para Artemis.

Percy Jackson e os deuses gregos, de Rick Riordan

A vida monótona e conturbada de Percy Jackson muda drasticamente quando ele descobre que seu pai é Poseidon, o deus grego. A partir de então, as suas aventuras giram em torno do raio de Zeus, que ele deve encontrar enfrentando seres diretamente retirados da mitologia antiga.

Feita de fumaça e osso, de Laini Taylor

As sagas de livros para adolescentes também têm protagonistas femininas. Karou, a personagem principal dessa trilogia, estuda arte em Praga. No entanto, não é a sua vida cotidiana que faz a história, mas sim a quantidade de mistérios que ela vive durante as suas viagens juntamente com o seu monstro e amigo, Brimstone.

sagas de livros para adolescentes

Firelight, de Sophie Jordan

Os dragões estão em extinção e Jacinda é uma das últimas humanas capazes de adquirir a sua forma. Depois de ter que migrar para terras humanas, ela deve conter todo o seu fogo para não ser caçada. Para piorar a situação, entre tantas adversidades, ela acaba se apaixonando por um caçador de dragões.

Jogos Vorazes, de Suzanne Collins

A trilogia Jogos Vorazes é uma das sagas de livros para adolescentes mais vendidas dos últimos anos. Não é para menos: os componentes de ficção científica para um futuro distópico (embora próximo) fazem com que a protagonista Katniss Everdeen pareça muito familiar e sedutora.

Asylum, de Madeleine Roux

Essa saga é composta por cinco volumes arrepiantes. O protagonista, Dan Crawford, é um dedicado estudante de ciências e história. No entanto, o que deveria ter sido um programa de verão para testar os seus conhecimentos acaba em pesadelos no antigo hospital psiquiátrico, ao qual ele chega para se abrigar juntamente com os seus colegas.

As Lendas de Yelena Zaltana, de Maria V. Snyder

Uma história intrigante protagonizada por Yelena, condenada por assassinato. Para se salvar da prisão, ela aceita um trato que coloca sua vida em risco todos os dias. Ao longo do caminho, ela ganha poderes mágicos e se dispõe a libertar o seu povo. Sem dúvida, é uma das sagas de livros para adolescentes com mais climas e profundidade de personagens.

“Os bons hábitos formados na juventude fazem toda a diferença”
–Aristóteles–

Os Treze Porquês, de Jay Asher

Com um fundo um pouco macabro, a saga é apresentada como uma ode à amizade verdadeira. Tudo começa quando Clay Jensen, um jovem com uma vida tranquila, recebe os áudios de uma amiga que havia se suicidado alguns dias antes. O enredo inteiro surge dessas fitas, com a voz dramática de alguém tentando explicar o desejo de morte.

Mais livros para adolescentes: Divergente, de Veronica Roth

Mais uma distopia de grande sucesso entre os adolescentes. A protagonista, Beatrice Prior, vive em uma Chicago dividida taxativamente em 5 facções. Aos 16 anos, cada jovem escolhe uma facção para permanecer pelo resto da vida. Franqueza, Abnegação, Audácia, Amizade e Erudição são as únicas e exclusivas opções que Beatrice pode escolher.

sagas de livros para adolescentes

A 5ª onda, de Rick Yancey

Dentre as recomendações de sagas de livros para adolescentes não poderia faltar uma que incluísse alienígenas. A protagonista, Cassie Sullivan, é uma jovem que ficou praticamente sozinha como resultado de constantes invasões alienígenas.

A necessidade de amadurecer será uma consequência inevitável desse destino. Trata-se de uma história de psicologia profunda, ideal para a adolescência.

Em suma, temos à nossa disposição uma variedade incrível de sagas muito interessantes. Os cenários distópicos, fantásticos, futuristas ou cotidianos servem de pano de fundo para aprofundar as principais dúvidas dos jovens.

A ideia é não apenas ler, e sim querer ler sempre mais. Essas sagas de livros para adolescentes atendem a todos os requisitos para ler, aprender e crescer brincando.

  • Eoin Colfer. (2011). El mundo subterráneo. (Artemis Fowl 1). Montena.
  • Rick Riordan. (2014). El ladrón del rayo (Percy Jackson y los dioses del Olimpo 1). Salamandra.
  • Laini Taylor. (2012).Hija de humo y hueso (Hija de humo y hueso 1). ALFAGUARA INFANTILES Y JUVENILES
  • Sophie Jordan. (2012).Firelight, 1. Firelight. Alma de fuego. Editorial Bruño.
  • Suzanne Collins. (2012). Los juegos del hambre. Molino.
  • Madeleine Roux. (2014). Asylum. HarperCollinsChildren’sBooks.
  • María V. Snyder. (2017). Study. HQ.
  • Jay Asher. (2017). Por trece razones. Nube de tinta.
  • Verónica Roth. (2018). Divergente (Trilogía Divergente nº 1). Molino.
  • Rick Yancey. (2013). La quinta ola. Molino.