Descubra quais serão as línguas mais faladas no futuro

7 de março de 2019
Inglês, espanhol, mandarim, russo... Existem muitas línguas muito importantes no mundo, entre outras razões, pelo número de falantes. Quando nossos filhos começarem a se preparar para o mercado de trabalho, é conveniente que incluam algumas dessas poderosas ferramentas linguísticas em seus estudos.

Tanto no ambiente escolar quanto no mercado de trabalho, assim como no mundo dos negócios, falar várias línguas é uma habilidade cada vez mais valorizada.

Muitas empresas não se contentam mais apenas em ler essa informação no currículo ou em ver um diploma. Elas preferem se certificar de que o candidato tenha o nível adequado e atenda às suas expectativas. Então, quais serão as línguas mais faladas no futuro?

Nas entrevistas de emprego, os entrevistadores elaboram seus próprios testes ou entrevistas na língua requerida. Embora o inglês ainda seja a língua mais requisitada em todos os campos profissionais e a terceira mais falada do mundo, isso provavelmente não vai continuar a ser assim no futuro.

A seguir, vamos analisar alguns elementos para descobrir quais serão as línguas mais faladas no futuro. O que você acha de aprendê-las ou de convidar o seu filho a fazer isso?

As possíveis 6 línguas mais faladas no futuro

Mandarim

O estudo do mandarim aumentou dramaticamente no mundo todo nos últimos anos. Esta é a língua materna de um bilhão de pessoas, o que faz com que ela seja a mais falada do mundo atualmente.

O mandarim também vai ser a língua mais falada e valorizada no futuro. Isso vai acontecer porque é a língua oficial do país que tem o maior crescimento populacional do planeta e que, além disso, deve se tornar a maior potência econômica mundial.

Estima-se que, em alguns anos, o mandarim seja a segunda língua mais requisitada pelas empresas ao contratar, depois do inglês. A longo prazo, vai se tornar a primeira. A atividade econômica chinesa está cada vez mais presente em todos os setores, principalmente na tecnologia.

A maioria dos empresários chineses que fazem negócios internacionais falam inglês ou têm intérpretes. No entanto, poder falar na sua própria língua será, sem dúvida, um diferencial muito apreciado. Assim, se você está pensando em aprender alguma língua, o mandarim é uma excelente opção.

Mandarim

Inglês

O inglês continua sendo uma das línguas mais faladas e mais importantes do mundo. É a língua nativa de mais de 400 milhões de pessoas, mas, além disso, também é a língua mais estudada do mundo. Sem dúvida, é a linguagem dos negócios e da Internet por excelência.

Embora pareça que o inglês vai ser substituído pelo mandarim em longo prazo, certamente vai continuar a ser uma língua importante. É a língua oficial de algumas das grandes potências econômicas mundiais e, além disso, é a língua da diplomacia e da cultura popular. Espera-se que permaneça assim por muitos anos.

Espanhol

O espanhol também é uma das línguas mais utilizadas do mundo (a segunda), uma vez que é a língua materna de 500 milhões de pessoas e a língua oficial de mais de 20 países. Também é a segunda língua mais estudada, depois do inglês.

Espera-se que, em longo prazo, a importância do espanhol seja mantida e até mesmo aumentada. De fato, muitos dos países de língua espanhola fazem parte das potências econômicas emergentes, principalmente na América Latina. Dessa forma, o espanhol  sem dúvida vai ser uma das línguas mais faladas do futuro.

Atualmente, o inglês ainda é a língua mais requisitada em todos os campos profissionais e a terceira mais falada do mundo. Isso provavelmente não vai continuar a ser assim no futuro.

Árabe

O árabe é, atualmente, a quinta língua mais falada do mundo e a língua oficial de 23 países. E as perspectivas para o futuro são promissoras.

O impressionante desenvolvimento econômico experimentado no Oriente Médio, especialmente em Dubai, levou muitas empresas a concentrarem a sua atenção nessa região do mundo. Aprender essa língua não é uma tarefa fácil, mas é um grande investimento para o futuro.

Hindi

O hindi é a quarta língua mais falada do planeta atualmente: 380 milhões de pessoas falam essa língua. Espera-se que, no futuro, o hindi também seja uma das línguas mais utilizadas do mundo. Isso vai acontecer porque, além do seu grande crescimento populacional, a Índia é uma das economias emergentes com maior potencial de crescimento. As possíveis 6 línguas mais faladas no futuro

Russo

Atualmente, o russo é o sétimo idioma mais falado do mundo. Além disso, também é a língua oficial da maior economia da Europa e a quinta maior do mundo, segundo dados do Banco Mundial.

Espera-se que a economia russa continue a crescer fortemente, por isso essa língua tem um grande potencial para o futuro. Além disso, o aumento do padrão de vida na Rússia fez com que a população buscasse negócios e atividades de turismo e entretenimento na Europa e na América.

Em conclusão, quando nossos filhos forem escolher uma língua para aprender, existem diferentes opções e variáveis que devem ser avaliadas. Tenha sempre em mente que esse aspecto pode influenciar o futuro acadêmico e profissional do seu pequeno.