Viva - A vida é uma festa: um filme para assistir em família
Viva – A vida é uma festa, é um filme que deixou muitas pessoas comovidas no México. As salas de cinema ficaram lotadas para admirar bonitos povos, a cultura e as tradições tais como, por exemplo, o Dia dos Mortos. É uma história que emociona profundamente. Conta com uma excelente animação, belas canções e um ensinamento magnífico.
Argumento do filme
Pixar Animation Studios lançou em outubro de 2017 sua animação em 3D, Viva – A vida é uma festa. Inspirado no Dia dos Mortos – uma comemoração no México -, o filme conta a história de Miguel, um menino de um povoado chamado Santa Cecília, que vive ali com sua família.
Ele tem um sonho: chegar a ser um grande músico igual a De la Cruz, seu ídolo, que também é originário do mesmo povoado.
Mas Miguel tem um grande problema: seus familiares proibiram por gerações o uso de qualquer tipo de música. Acreditam que estão amaldiçoados porque seu tataravô abandonou a família para se tornar cantor.
Depois de um estranho acontecimento, Miguel acaba viajando para o mundo dos mortos, onde começa sua fantástica aventura com Héctor, um esqueleto que o ajudará a alcançar seu sonho.
Viva o seu momento
– Ernesto De la Cruz –
Personagens do filme
Alguns dos personagens principais do filme são:
- Miguel Rivera: um menino que deseja ser cantor, mas tem que lutar contra a proibição que sua família lhe impôs. Porém, quando de forma mágica chega ao mundo dos mortos, procura seu ídolo para que o ajude a voltar a terra dos vivos.
- Ines: É a bisavó de Miguel, que já está bem idosa. Porém, isso não impede que Miguel a ame e compartilhe suas aventuras com ela.
- Elena Rivera: É a avó de Miguel, quem proíbe todo tipo de música dentro da família Rivera. Quando fica irritada tira seu chinelo para defender sua família.
- Enrique Rivera: É o pai de Miguel, um homem muito bom e compassivo, que tem um negócio familiar de sapatos e espera que seu filho assuma seu negócio.
- Luisa Rivera: É quem, de maneira muito gentil, incentiva Miguel a se apegar as tradições da família.
- Héctor: um simpático vigarista ou trapaceiro do mundo dos mortos, que deseja ir à terra dos vivos.
- Ernesto de la Cruz: É o músico famoso da terra mexicana e é o ídolo de Miguel.
- Chicharrón: Amigo de Héctor, que foi esquecido na terra dos mortos.
- Amelia Rivera: É a fundadora da fábrica de sapatos da família.
7 ensinamentos para a família
Este filme contém muitas mensagens positivas, tanto para as crianças quanto para os adultos. Além disso, os pequenos podem aprender sobre o valor da perseverança para alcançar seus sonhos. O filme coloca em evidência valores como sinceridade, honestidade e fidelidade.
- Seguir em frente sem desistir até alcançar seu sonho. Apesar de Miguel ser um menino de 12 anos, ele enfrenta as dificuldades sem se deixar abater. Sonha em ser músico e deseja que sua família lhe dê apoio.
- A família deve vir primeiro. Mostra que a família são aqueles com os quais podemos contar de forma incondicional. Na família, as pessoas devem cuidar umas das outras e velar pelo bem-estar nos momentos de necessidade e problemas. Todos devem aprender essa lição.
- Mostra a essência da família mexicana e seus valores. Apesar de se passar em pequenas cidades do México, representa a tradição e os costumes mexicanos muito bem.
- Mostra a beleza do México. Sua cultura, a beleza de suas cidades e suas festa, muito arraigadas em toda a população.
- É cheio de cores, música e luzes. Isso atrai muito as crianças, que adoram os personagens.
- Oferece vários pontos de vista sobre a morte. Por exemplo, que as coisas todas não terminam com a morte, ainda que exista um período de luto, e que o ideal é aproveitar a vida. Além disso, destaca que esquecer um ente querido é a verdadeira morte e que o amor vai mais além desse acontecimento inevitável.
- Muitas pessoas não mostram o que realmente são. As pessoas famosas podem parecer, à primeira vista, ter uma vida perfeita, mas essa não é a verdade.
Definitivamente, Viva – A vida é uma festa, resgata a identidade ideológica mexicana em torno de sua tradição. A típica celebração do Dia dos Mortos faz uma homenagem à sua cultura e arte.
Este produto busca fazer com que o México encontre suas raízes e vínculos familiares como em tempos passados através de uma bela história infantil repleta de valores, diversão e drama.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Darla K. Anderson, Mary Alice Drumm, John Lasseter y Lee Unkrich, Adrián Molina. (2017). Coco. Estados Unidos. Walt Disney Pictures, Pixar Animation Studios.