7 filmes para trabalhar a inteligência emocional nas crianças

· 24 de março de 2018
O cinema é um dos métodos mais eficazes para a educação e orientação infantil. Há muitos casos de filmes que são um bom instrumento para estimular a inteligência emocional nas crianças.

Ter consciência das emoções e manifestá-las considerando o outro é um dom que se alcança com a maturidade. No entanto, é possível trabalhar a inteligência emocional nas crianças para ajudá-las no processo de comunicação.

A inteligência emocional é a capacidade de controlar, gerir e transmitir as emoções em um contexto social. Aplicado de uma forma correta, beneficia as relações sociais e diminui as tensões geradas pelo interesse particular.

Ao longo da história do cinema, foram produzidos muitos filmes que trabalham a inteligência emocional nas crianças.

Existem diversas metodologias para trabalhar esse aspecto nas crianças. Uma forma efetiva e divertida é através de filmes, cuja mensagem se foca em como lidar com as emoções. A seguir, oferecemos uma lista de qualidade, não apenas em produção, mas também na profundidade das mensagens.

7 filmes para trabalhar a inteligência emocional nas crianças

Divertida Mente

Esse filme lidera o ranking dos filmes para trabalhar a inteligência emocional nas crianças. Essa animação faz uma representação das diferentes emoções que uma menina de 9 anos de idade sente.

Alegria, tristeza, nojinho, medo e raiva acompanham a pequena Riley na nova vida que ela vai viver com os pais. Ao longo do filme, podemos ver como cada emoção aborda, a partir da sua natureza, uma mesma situação. E, consequentemente, como Riley se comporta para se adaptar à mudança.

Up – Altas Aventuras

Essa é a aventura de um idoso e um garoto que se ajudam para ir atrás de um sonho. O filme não aborda apenas o tema das emoções, mas também da atitude. Cada personagem representa uma forma de ver a vida. Ou seja, pessimismo como oposto de otimismo.

Essa animação mostra experiências difíceis para o indivíduo e a maneira de superá-las. Como no caso do luto, da desilusão e da solidão. Perante a essas dificuldades são propostas habilidades emocionais como a resiliência, a perseverança e a humildade.

trabalhar a inteligência emocional

Dumbo

Esse clássico da Disney conta a história de um pequeno elefante dentro de um circo. Dumbo não se encaixa em nenhum tipo de apresentação e precisa lidar com as piadas dos seus colegas. Além disso, ele foi separado da mãe, quem tentava protegê-lo a todo momento.

A humildade é o fio condutor dessa história, que faz o espectador experimentar diferentes emoções. É um bom filme para crianças e adultos porque tem mensagens para ambos.

WALL-E

Essa história tem a particularidade de mostrar as emoções de um robô. WALL-E é um compactador de lixo que ficou sozinho no planeta Terra. Com a chegada de EVA, um robô “sem coração”, WALL-E se conecta com a alegria, a esperança e a ilusão.

Esse filme fala sobre o poder do amor e sua transformação. Além disso, aborda conceitos sociais como a liberdade e a independência, assim como a importância da aceitação do outro como ele é.

Frozen

É um filme que aborda diretamente o poder das emoções e seus efeitos. O filme conta a história de duas irmãs da realeza que se distanciam por causa de um mal-entendido.

Elsa, a irmã mais velha, deve aprender a lidar com suas emoções para controlar seu poder. Com suas emoções fora de controle, ela provoca o congelamento de todo o povoado.

A história é uma moral sobre a humildade e a importância de respeitar o outro. Novamente, o poder do amor e a resiliência se mostram o segredo para o sucesso.

trabalhar a inteligência emocional

A viagem de Chihiro

Nessa história, prevalece o valor da família. Como em muitos filmes para trabalhar a inteligência emocional nas crianças, o personagem principal não controla suas emoções. E isso o leva a viver experiências desagradáveis e inesperadas.

Chihiro não escapa dessa situação. Devido ao seu temperamento, ela se vê obrigada a viver uma aventura entre espíritos e fantasmas. Chihiro não é mais a filha da mamãe e do papai, mas uma pessoa responsável por si mesma. Essa experiência a leva a estados de solidão, angústia e tristeza.

E.T.

Esse clássico do cinema estadunidense trata de um extraterrestre que se torna amigo de um garoto na Terra. O extraterrestre só quer voltar para casa e o garoto o ajudará no seu objetivo. Outro exemplo de como trabalhar a inteligência emocional dos pequenos.

E.T. é a representação pura das emoções como a bondade e a solidariedade. Além disso, o filme aborda os efeitos do divórcio em uma família e como essa situação afeta as emoções das crianças.