Você é uma mãe tóxica?

· 31 de dezembro de 2018
A mãe tóxica é uma mulher que se tornou mãe por convencionalismos porque assim estava desenhado no roteiro da sua vida, porque é isso que se esperava dela desde sempre.

Em nossa sociedade existem muitas mães tóxicas. Você se considera uma mãe tóxica? Descubra nesse artigo se possui as características.

Você é uma mãe tóxica?

Muitas mães não sabem que são uma mãe tóxica.

Os comportamentos das mães tóxicas são determinados por algumas características da sua personalidade. Normalmente são mulheres tão dominantes e fortes que precisam manter tudo sob controle.

São pessoas que pensam que expressar os sentimentos é um sinal de fraqueza e preferem manter as distâncias emocionais. Além disso, também são mães narcisistas, voltadas unicamente para si mesmo.

Em qualquer caso, na base desses estilos educativos quase sempre existe uma grande insegurança, já que esses comportamentos são uma forma de se reafirmar e ganhar segurança dos demais.

uma mãe tóxica

Características da mãe tóxica

As mães tóxicas são aquelas que possuem uma visão negativa do mundo. Geralmente são destrutivas, muito controladoras ou superprotetoras e não contribuem para o crescimento pessoal dos seus filhos.

São excessivamente controladoras

Normalmente a mãe tóxica é uma pessoa que têm a necessidade de ter controle sobre cada aspecto da sua vida. Da mesma maneira, tenta controlar todos as áreas da vida do seu filho.

Exercer o controle é a sua maneira de expressar amor e afeto pelos outros. Por isso, enxerga suas ações como algo positivo e necessário na relação com o seu filho.

Além disso, é possível que chegue a se irritar se o filho decide tomar outra decisão que não a apontada por ela.

Utilizam a manipulação para conseguir os seus objetivos

Quando as crianças tentam ser independentes é frequente que essas mães se ofendam e digam que se sentem rejeitadas.

Assim, diante da possibilidade de machucar a mãe, fazem com que o filho mude seu comportamento ou que faça coisas escondido para não fazê-la sofrer.

Dessa maneira, em muitos casos, os filhos fazem coisas que não querem, acumulando um ressentimento ao tomar essas decisões, já que as mães utilizam chantagem emocional para conseguir seus propósitos.

uma mãe tóxica

Procuram toda hora ser o centro das atenções

Pode ser que a mãe tóxica expresse um duplo desejo. 

Por um lado, quer que o filho tenha sucesso na vida e consiga tudo o que deseja. Mas por outro não quer que supere a si mesma em nenhum aspecto.

Dessa forma, dizem que o filho necessita ter sucesso na vida e perseguir suas metas, mas não pode superá-la porque então deixaria de ser o centro de atenção.

Em outro casos, as mães tóxicas podem utilizar diferentes doenças e incômodos para que os filhos estejam sempre à disposição dela.

É normal nesses casos que usem a manipulação por meio de argumentos para conseguir que eles façam o que elas consideram correto.

São excessivamente autoritárias

Tudo deve ser feito de acordo com o seu critério e não admitem que os filhos tenham outras opiniões ou escolham outras alternativas.

Também é normal que opinem em tudo o que tem ligação aos relacionamentos do filho. Isso pode provocar enfrentamentos se o filho começar a se desvincular da relação e mostrar mais independência.

Como não ser uma mãe tóxica

Para não ser uma mãe tóxica, em primeiro lugar você precisa se perguntar se é capaz de mudar.

Você precisa tentar mudar sua forma de se relacionar com o seu filho, de maneira que consiga ter mais autocontrole, melhorar suas habilidades pessoais e ter uma melhor comunicação assertiva, em vez de agressiva.

Quem quer fazer algo encontra o meio, quem não quer fazer nada encontra uma desculpa

Provérbio árabe –

Lembre-se sempre de que você não deve esquecer esses pequenos conselhos:

  • Você é mãe, não amiga
  • Você é mãe, não filha
  • Não compita com a sua filha
  • Você não precisa ter o controle o tempo todo
  • Não utilize a chantagem emocional
  • Escute além de apenas ouvir
  • Seja mais flexível
  • Aprenda a rir
  • Utilize a autocrítica

O resultado de tudo isso será que você aproveitará mais a vida, e as pessoas do seu entorno familiar e social se aproximarão mais de você.

Dessa maneira, você passará de uma mãe tóxica para uma mãe mais carinhosa que torna a vida dos outros mais agradável, sempre começando num processo interno de mudança contínua.