Você está perdendo a sua autoridade como mãe?

· 16 de julho de 2018
Você está perdendo a sua autoridade como mãe? Você está percebendo que os seus filhos parecem ter mais controle em casa do que você? Não se sinta envergonhada, desanimada ou perdida. A verdade é que essa situação é cada vez mais comum.

A primeira coisa que você deve entender é que conforme crescem, seus filhos terão suas próprias opiniões formadas e desempenharão determinado papel de autoridade em casa. Isso é natural e saudável, sempre que seja de forma gradual e responsável. Não é um problema que seu filho tome decisões de acordo com sua idade e maturidade.

É comum encontrar irmãos mais velhos que costumam adquirir certas responsabilidades e desempenhar papeis de autoridade diante dos irmãos menores. Nesse caso, é uma forma que os auxilia a aprendem valores e isso melhora a sua autoestima. Contudo, se os seus filhos assumem o controle com comportamentos negativos, existe um problema.

Em qual momento existe um problema?

Às vezes, é muito complicado ver que você está perdendo autoridade como mãe se você trabalha ou passa muito tempo fora de casa. Isso nunca deve ser um pretexto para que os seus filhos desrespeitem coisas tão importantes como as regras da casa.

Para detectar se você está perdendo a sua autoridade, é preciso que você analise o comportamento dos seus filhos:

  • Seus filhos seguem as regras da casa? Se vocês fizeram um acordo de que devem dormir às 8 da noite, eles realmente seguem isso?
  • Quando você impõe um castigo, ele cumpre o castigo?
  • Um dos seus filhos parecer intimidar os outros irmãos?
  • Você tem medo dos chiliques e das birras dos seus filhos?

Essas são quatro perguntas muito básicas que permitirão que você avalie a sua autoridade como mãe. Seja honesta na hora de respondê-las.

perdendo a sua autoridade

O que fazer quando você está deixando escapar a sua autoridade como mãe?

Agora que você viu que existe um problema, é momento de pôr mãos à obra para solucioná-lo. A seguir iremos apresentar algumas sugestões.

1. Retome o controle do comportamento do seu filho mais problemático

Ao identificar que você está deixando escapar a sua autoridade como mãe, com certeza você deve ter percebido que um dos seus filhos lidera o problema. Por isso, o primeiro passo é retomar a sua autoridade diante do líder, já que os menores o seguirão.

É importante parar de procurar desculpas para o comportamento dele. Se ele age burlando as regras da casa, você deve evitar justificar essa atitude ou cometer o erro de se culpar. Em vez disso, converse com ele, explique para ele que sua atitude está errada e as razões para isso. Se não funcionar, pense em um castigo que esteja de acordo.

2. Evite negociar em excesso

No momento em que você falar com seu filho sobre seu comportamento errado, ele vai querer retomar o controle. No começo, ele pode se mostrar irritado e rebelde, mas logo buscará negociar e convencer você.

Procure não esquecer que ao aceitar negociar demais, você estará enviando para o seu filho uma mensagem errada. Ele achará que ainda tem o controle se obtém aquilo que deseja ou se faz você perder a paciência.

Quando ele começar a querer negociar, de forma tranquila não permita que ele faça isso. Você pode usar frases semelhantes a:

  • A decisão é tomada pelo pai e pela mãe e não haverá mudanças até que você melhore o seu comportamento.

3. Apele à maturidade de seus filhos para obter bons resultados

perdendo a sua autoridade

Já que você está consciente de que está perdendo a autoridade como mãe, você pode tirar vantagem do desejo de liderar que o seu filho tem. Será mais fácil que seu filho te obedeçase você apresentar as mudanças através de um conjunto de desafios.

Isso manterá seus filhos motivados e você terá mais facilidade para acabar com o problema. Não é preciso dar presentes específicos, como um videogame novo ou mais permissões. Se você simplesmente parabenizá-lo com sinceridade e reconhecimento, você obterá excelentes resultados.

Você deve mudar frases como: “- Se você não dormir às 8 da noite em ponto, você vai ficar de castigo” por “Você acha que consegue fazer com que os seus irmãos durmam às 8 da noite?”.

4. Lembre-se de estar presente

Mesmo que muitas vezes possa parecer que os seus filhos são suficientemente responsáveis e maduros para tomarem conta de si mesmos, você não deve esquecer que eles precisam de você. Sabemos que sair para trabalhar é necessário, mas seus pequenos precisam saber que você é o ponto de apoio deles e que está ali a todo momento.