10 coisas que um pai deve fazer para que sua filha se torne uma mulher forte
“Meu papai é o melhor pai do mundo, meu homem ideal”. Não resta dúvida de que na infância, na maioria dos casos, os pais se tornam heróis, o ombro amigo e aquele que vai ser capaz de solucionar todos os problemas das meninas. No entanto, à medida em que vai passando o tempo, um pai vai se perguntar sobre o que deve fazer para que essa bela expectativa paterna continue.
A preocupação agora vai se focar na sua capacidade de contribuir para o amadurecimento e desenvolvimento emocional da filha, e se ela vai conseguir se tornar uma mulher forte no futuro. Então, é de interesse dos pais saber o que devem fazer para que as suas filhas se tornem mulheres fortes.
Viva a sua vida como você quiser, eu vou permanecer de braços abertos para você e vou guardar os seus segredos para sempre
-Michael Ondaatje-
Coisas que um pai deve fazer junto com a sua filha
A seguir, vamos analisar 10 pontos ou sugestões de coisas que você pode fazer como pai.
- A coisa mais importante é passar um tempo de qualidade com a sua pequenina. Como vimos anteriormente, para a filha, o seu papai será o seu exemplo e modelo a ser seguido em sua vida, portanto, dedique à sua filha todo o tempo que puder, mesmo que você leve uma vida estressante; e lembre-se que o tempo não volta.
- A hora de tomar banho é para interagir com o papai. O momento de tomar banho permite estreitar os laços entre pai e filha, porque é um tempo para a menina relaxar, e o pai pode aproveitar e brincar com a filha e os brinquedos dela.
- Pegue a sua filha pela mão. Isso é um gesto simples que um pai deve fazer, se quiser transmitir à sua filha que você sempre vai estar ao seu lado e isso vai fazê-la se sentir segura e feliz.
- Escute o que ela tem para falar com atenção. Se a menina percebe que pode contar ao seu pai qualquer coisa e ele lhe presta a atenção, isso vai abrir os canais de comunicação tão necessários para a sua fase seguinte.
- Demonstre à sua filha que confia nela. A confiança vai ser muito importante quando ela for conquistando mais liberdade, pois isso vai reforçar os laços com seu pai e vai fazê-la se comprometer a não o enganar.
- Trate com amor a mãe dela. É fundamental, o tempo todo, o exemplo que damos e nossa maneira de agir. Então, se o pai tratar com respeito e amor à mãe dela, ele vai criar o modelo de homem que a sua filha vai poder escolher no futuro.
- Vivam experiências diferentes juntos. Como pai, vocês podem escolher diferentes atividades a realizar para que a menina vivencie experiências, que vão lhe servir para a sua vida adulta, como viajar em excursão juntos, assistir a um filme, ir ao cinema, andar a cavalo, etc…
- Ensina-lhe como pai alguma atividade esportiva. Isso vai criar vínculos com a sua filha e ajudá-la a ter noção de responsabilidade e de competitividade.
- Escreva cartas registrando momentos da infância. O pai pode guardá-las e mostrá-las posteriormente para sua filha, deixando claro a grande importância que ela teve na sua vida.
- Demonstra-lhe sempre seu apoio e atenção. Qualquer opinião ou problema que sua filha apresentar, por mais insignificante que pareça para você, para ela vai ser algo muito importante. Logo, você deve reservar um tempo e mostrar que ela pode contar com o pai em qualquer situação.
Papai, obrigada por ser o meu herói, meu chauffeur, meu sustento financeiro, meu confidente, meu mentor de vida, meu protetor e aquele que vai estar sempre à minha disposição nos momentos em que eu precisava de um abraço
-Agatha Stephanie Lin-
Na próxima vez que vocês, pais, passarem algum tempo com as suas filhas, lembrem-se que vai ser o melhor tempo investido, e que ele não vai se repetir, porque quando menos perceberem, as suas princesinhas vão se tornar jovens maduras e fortes que levarão uma vida independente, mas que sempre vão se lembrar do que seu pai fez por elas.
Assim, você vai parar de se perguntar: o que um pai deve fazer?
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Aranda Suarez, M. P. (2018). La herencia de papá. Género, fútbol y familia: estereotipos de género y tipificación en la relación padre e hija.
- Estalayo Martín, L. M. (2010). ¿ Qué significa ser buen padre?. Revista de la asociación española de neuropsiquiatría, 30(3), 419-436. Disponible en: https://scielo.isciii.es/scielo.php?pid=S0211-57352010000300005&script=sci_arttext&tlng=en
- González, O. F., Farías, M. D. L. Á. O., & Ferrer, E. S. P. (2014). ¿ Quién es un buen padre?: representaciones femeninas acerca de la paternidad. Integración Académica en Psicología., 2(5). Disponible en: https://scholar.google.es/scholar?hl=es&as_sdt=0%2C5&q=ser+un+buen+padre&btnG=#d=gs_qabs&u=%23p%3DKNzt2FjDNg4J