10 coisas que um pai deve fazer para que sua filha se torne uma mulher forte

10 coisas que um pai deve fazer para que sua filha se torne uma mulher forte

Última atualização: 11 Novembro, 2019

“Meu papai é o melhor pai do mundo, meu homem ideal”. Não resta dúvida de que na infância, na maioria dos casos, os pais se tornam heróis, o ombro amigo e aquele que vai ser capaz de solucionar todos os problemas das meninas. No entanto, à medida em que vai passando o tempo, um pai vai se perguntar sobre o que deve fazer para que essa bela expectativa paterna continue.

A preocupação agora vai se focar na sua capacidade de contribuir para o amadurecimento e desenvolvimento emocional da filha, e se ela vai conseguir se tornar uma mulher forte no futuro. Então, é de interesse dos pais saber o que devem fazer para que as suas filhas se tornem mulheres fortes.

Viva a sua vida como você quiser, eu vou permanecer de braços abertos para você e vou guardar os seus segredos para sempre

-Michael Ondaatje-

Coisas que um pai deve fazer junto com a sua filha

A seguir, vamos analisar 10 pontos ou sugestões de coisas que você pode fazer como pai.

  1. A coisa mais importante é passar um tempo de qualidade com a sua pequenina. Como vimos anteriormente, para a filha, o seu papai será o seu exemplo e modelo a ser seguido em sua vida, portanto, dedique à sua filha todo o tempo que puder, mesmo que você leve uma vida estressante; e lembre-se que o tempo não volta.
  2. A hora de tomar banho é para interagir com o papai. O momento de tomar banho permite estreitar os laços entre pai e filha, porque é um tempo para a menina relaxar, e o pai pode aproveitar e brincar com a filha e os brinquedos dela.
  3. Pegue a sua filha pela mão. Isso é um gesto simples que um pai deve fazer, se quiser transmitir à sua filha que você sempre vai estar ao seu lado e isso vai fazê-la se sentir segura e feliz.
  4. Escute o que ela tem para falar com atenção. Se a menina percebe que pode contar ao seu pai qualquer coisa e ele lhe presta a atenção, isso vai abrir os canais de comunicação tão necessários para a sua fase seguinte.
  5. Demonstre à sua filha que confia nela. A confiança vai ser muito importante quando ela for conquistando mais liberdade, pois isso vai reforçar os laços com seu pai e vai fazê-la se comprometer a não o enganar.
  6. Trate com amor a mãe dela. É fundamental, o tempo todo, o exemplo que damos e nossa maneira de agir. Então, se o pai tratar com respeito e amor à mãe dela, ele vai criar o modelo de homem que a sua filha vai poder escolher no futuro.
  7. Vivam experiências diferentes juntos. Como pai, vocês podem escolher diferentes atividades a realizar para que a menina vivencie experiências, que vão lhe servir para a sua vida adulta, como viajar em excursão juntos, assistir a um filme, ir ao cinema, andar a cavalo, etc…
  8. Ensina-lhe como pai alguma atividade esportiva. Isso vai criar vínculos com a sua filha e ajudá-la a ter noção de responsabilidade e de competitividade.
  9. Escreva cartas registrando momentos da infância. O pai pode guardá-las e mostrá-las posteriormente para sua filha, deixando claro a grande importância que ela teve na sua vida.
  10. Demonstra-lhe sempre seu apoio e atenção. Qualquer opinião ou problema que sua filha apresentar, por mais insignificante que pareça para você, para ela vai ser algo muito importante. Logo, você deve reservar um tempo e mostrar que ela pode contar com o pai em qualquer situação.

Papai, obrigada por ser o meu herói, meu chauffeur, meu sustento financeiro, meu confidente, meu mentor de vida, meu protetor e aquele que vai estar sempre à minha disposição nos momentos em que eu precisava de um abraço

-Agatha Stephanie Lin-

Na próxima vez que vocês, pais, passarem algum tempo com as suas filhas, lembrem-se que vai ser o melhor tempo investido, e que ele não vai se repetir, porque quando menos perceberem, as suas princesinhas vão se tornar jovens maduras e fortes que levarão uma vida independente, mas que sempre vão se lembrar do que seu pai fez por elas.

Assim, você vai parar de se perguntar: o que um pai deve fazer?