10 curiosidades sobre os bebês que talvez você não saiba

Que os bebês são seres incríveis você já sabe. Que você poderia passar horas e horas olhando para eles também. Mas... vamos te surpreender com essas 10 curiosidades sobre os bebês que talvez você não saiba.
10 curiosidades sobre os bebês que talvez você não saiba

Última atualização: 09 maio, 2018

Ter um bebê é simplesmente mágico. Ver como cresce e vai adquirindo novas capacidades a cada dia é surpreendente.

Apesar de acharmos que sabemos tudo sobre os nossos pequenos, há alguns fatos curiosos que certamente você não sabia e que vão fazer você acreditar mais ainda na magia do desenvolvimento do seu bebê.

  • Você sabia que é normal que um bebê recém-nascido dê leite? Pode parecer estranho, mas isso acontece devido à enorme exposição aos hormônios em que foi submetido no ventre materno.
  • Você sabia que eles nascem com quase 70 ossos a mais do que os adultos? São ossos que, à medida que crescem, irão se soldando uns aos outros.

Sem dúvida, as curiosidades sobre os bebês são infinitas. Aqui vamos contar a você algumas das mais interessantes.

10 curiosidades sobre os bebês

  1. Eles têm a capacidade de prender a respiração desde o nascimento. Também é útil na hora das refeições, uma vez que lhes permite sugar e engolir ao mesmo tempo.
  2. Nascem com uma capacidade visual limitada, que irá se desenvolvendo ao longo dos meses. A primeira distância que eles reconhecem claramente coincide, aproximadamente, com a distância que existe entre o peito e o rosto da mãe. Aos 6 meses os pequenos já têm uma visão perfeitamente desenvolvida.
  3. Reconhecem a voz da mãe antes do que a do pai. Na verdade, demora cerca de 15 dias para que reconheçam a voz do pai.
  4. Os bebês são os únicos seres vivos que sorriem intencionalmente. O sorriso é usado, no início, como um mecanismo de sobrevivência, já que gera a primeira interação de comunicação com seus pais, o que os leva a se dirigirem para ele. É o chamado sorriso social.
  5. Quando nascem, o sentido mais desenvolvido é o olfato. De fato, eles reconhecem a mãe pelo cheiro.
  6. Choram sem lágrimas. Isso não significa que não as possuem, mas as usam para a hidratação do olho. Em geral, entre o segundo e o quarto mês você vai começar a perceber choros com lágrimas.
  7. Dermatite seborreica. São as pequenas escamas de cor amarelada que geralmente aparecem na cabeça do bebê e que também são chamadas de crosta láctea. É normal e vai desaparecendo aos poucos. É produzida por uma inflamação das glândulas sebáceas.
  8. A importância dos carinhos. Os bebês adoram ser mimados e também é muito bom para o seu desenvolvimento. Estimula a produção de hormônios diretamente relacionados ao crescimento.
  9. Nascem sem rótulas. A rótula é o osso central da articulação do joelho. Em seu lugar, há uma cartilagem que protege o fêmur. Esta cartilagem se torna osso durante os primeiros 6 meses de vida.
  10. Não conseguem distinguir o sabor salgado. Embora os bebês nasçam com uma enorme capacidade para sentir gostos, o gosto pelo salgado não se desenvolve até aproximadamente 4 meses.

Mais algumas curiosidades…

Há muitas outras curiosidades sobre bebês. Existem dados estatísticos que afirmam que os bebês nascidos em maio têm uma média de 200 gramas de peso a mais no nascimento; ou que cada recém-nascido faz aniversário no mesmo dia em que outras 9 milhões de pessoas. Há também estudos que mostram que o bebê gira mais a cabeça para a direita quando está deitado.

É importante que você saiba que cada bebê é um ser exclusivo e único. A informação que que oferecemos aqui é orientativa, portanto, não se preocupe se você perceber que seu bebê leva mais ou menos tempo para desenvolver uma característica ou não cumpre rigorosamente com tudo o que você leu.

Se você perceber que algum comportamento do seu bebê chama muito sua atenção, não hesite em consultar o pediatra para pedir sua opinião. O critério de um especialista vai te ajudar a ficar mais tranquila e a desfrutar muito mais de todos esses detalhes.

Sem dúvida as curiosidades são infinitas no mundo dos bebês, e talvez a maior de todas seja que não há dois bebês iguais no mundo. O que é certo é que seu bebê será bebê apenas por um tempo, então dar toda a atenção que você puder vai valer a pena. Num piscar de olhos ele já terá crescido.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.