Cuide da saúde dos ossos do seu bebê

Cuide da saúde dos ossos do seu bebê

Escrito por Gladys González

Última atualização: 27 dezembro, 2022

Uma alimentação adequada e um estilo de vida saudável desde pequeno são aspectos chave para cuidar da saúde dos ossos do seu bebê. Ao cuidar desse aspecto você está prevenindo possíveis fraturas e doenças relacionadas aos ossos ao longo de sua vida.

Após o parto a criança começa a desenvolver diversas atividades motoras como, por exemplo, levantar a cabeça, mexer os pezinhos ou abrir e fechar os dedinhos. Assim, ela precisa de ossos saudáveis e fortes.

Os processos de ossificação e formação dos ossinhos do seu pequeno começam antes dele sair da sua barriga. Fora dela os ossos também estarão em processo de crescimento. Por isso, você deve consumir cálcio durante a gravidez e enquanto amamenta seu bebê.

No entanto, os ossos não são os únicos que se alimentam de cálcio. Muitos processos metabólicos, como o coração, a musculatura, a corrente sanguínea, entre outros, se utilizam desse sustento nutricional para garantir um desenvolvimento físico adequado ao bebê.

Os ossos do seu bebê vão continuar crescendo durante toda a vida. Assim, é indispensável cuidar da saúde do esqueleto dos bebês. Tudo isso serve para que os pequenos tenham a possibilidade de crescer adequadamente e para evitar possíveis fraturas após as constantes quedas que acontecem quando os bebês aprendem a caminhar ou engatinhar.

Durante a gravidez, aproximadamente entre as semanas 15 e 20, os ossinhos do seu bebê já vão estar se formando e exercendo importantes funções.

Cuide da saúde dos ossos do seu bebê

ossos

Os bebês têm ossos moles, mas isso não significa que eles vão se quebrar. Por esse motivo é essencial que você saiba como cuidar desse aspecto. A saúde dos ossinhos do seu bebê pode causar preocupações, mas o conhecimento sobre esse tema vai minimizar esses medos para que você possa cuidar melhor do seu pequeno.

  • Mude o bebê de posição. Em geral, os médicos e as avós recomendam colocar o bebê deitado de boca para cima ou de lado para reduzir os riscos. Mas, além disso, é preciso recostar a cabecinha do bebê algumas vezes de lados diferentes para evitar qualquer deformação ou nivelamento de um dos lados.
  • Estimule o desenvolvimento. Massagear as costas, os braços e as pernas todos os dias a partir do primeiro mês de vida estimula movimentos motores como levantar a cabeça, engatinhar, mexer o pescoço, etc… Dessa maneira, os ossinhos dessas regiões vão se fortalecendo aos poucos.
  • Carregue o bebê com delicadeza. Os ossinhos dos bebês são muito moles e flexíveis, por isso eles não conseguem sustentar a cabecinha durante muito tempo. Assim, segure suavemente o pescoço todas as vezes em que for pegar o bebê no colo para não machucar.
  • Alimente muito bem o bebê. A alimentação é vital para o crescimento dos ossinhos do seu filho. Assim, proporcione uma alimentação rica em cálcio, que pode ser encontrado no leite, nos cereais preparados e enriquecidos, entre outros alimentos.
  • Saia com o bebê para passear durante o dia. A vitamina D da luz solar ajuda a fixar o cálcio nos ossos. Por isso, você deve sair para passear com o bebê no período da manhã em curtos espaços de tempo e sempre prestando atenção ao horário para que os raios solares não sejam muito fortes e prejudiciais à pele do pequeno.

Não se assuste! Essas coisas são normais durante o desenvolvimento

Devido às características dos ossos de uma criança pequena, talvez você note algumas posições e reações que podem causar alguma preocupação. No entanto, não há o que temer, querida mamãe. Isso faz parte do crescimento dos ossinhos. A seguir vamos explicar melhor:

  • Ao respirar, as costelas se movimentam. É normal que você se impressione com o fato de que as costelas aumentam de tamanho em cada inspiração do bebê. Isso acontece porque os ossinhos ainda estão moles e, como consequência, há resistência aos movimentos respiratórios.
  • O esqueleto é flexível e mole. Quando o bebê está dentro da barriga da mãe, a atividade física é mínima e os ossos não precisam estar fortes. Assim, eles ainda não possuem muitos componentes minerais. Isso faz com que o esqueleto dos pequenos seja flexível e mole.
  • Na cabecinha há uma região que pulsa. Essa pequena região é um espaço que fica entre os ossos do crânio e que ainda não está consolidado. Esse espaço é imprescindível para que o bebê possa atravessar o canal vaginal e nascer sem danos cerebrais. Sendo assim, é completamente normal.

É lindo o fato de cuidar de um bebê, já que você é a sua maior protetora, e a pessoa que mais ama seu filho nesse mundo. Mas não fique obcecada em achar que os ossos podem se quebrar. Eles são delicados, mas não são de cristal.


Os conteúdos de Sou Mamãe servem apenas para fins educacionais e informativos. Em nenhum momento substituem o diagnóstico, o aconselhamento ou o tratamento de um profissional. Em caso de dúvida, é recomendável consultar um especialista de confiança.