10 maneiras de educar crianças otimistas
Numa sociedade tão exigente e acelerada como a atual, é difícil pensar em educar crianças otimistas. No entanto, é uma tarefa que pode ter resultados maravilhosos quando iniciada desde a mais tenra idade.
A ideia é formar crianças fortes, corajosas e convencidas de que são sempre a melhor versão de si mesmas. Mas como conseguir fazer isso? Não é uma tarefa tão difícil quanto parece, mas requer prática constante.
“Um pessimista vê a dificuldade em todas as oportunidades; um otimista vê a oportunidade em todas as dificuldades.”
-Winston S. Churchill-
Começaremos definindo o otimismo como a capacidade de tirar proveito de desafios, apreciar as possibilidades e acreditar nas próprias habilidades. Estas são, em essência, algumas das características que distinguem um otimista de outras pessoas.
Faça com que seus filhos aprendam a ver “o copo meio cheio”, aplicando estas estratégias:
Crianças otimistas: formas de motivá-las
- Pratique meditação e Mindfulness (atenção plena). Ensine aos seus filhos práticas simples de meditação, mesmo que você não tenha muita experiência no assunto. Você pode, por exemplo, aprender e mostrar a eles como respirar adequadamente e fazer uma rotina de 5 minutos de prática por dia. Isso ajudará a reduzir o estresse, a ansiedade e a fortalecer o senso de autorregulação.
- Incentive a prática de atividades físicas. Motive seus filhos a se exercitarem com frequência e a se interessarem por um esporte. O movimento é a maneira mais fácil de liberar endorfinas e de fazer com que as crianças permaneçam enérgicas. Outros benefícios do esporte são o trabalho em equipe, a disciplina e a capacidade de definir e atingir metas.
- Desenvolva o valor da gratidão. Peça aos seus filhos que agradeçam pelos favores e benefícios que recebem da vida e dos outros. Dedique 5 minutos do tempo em família para citar duas ou três coisas positivas que aconteceram durante o dia. Dessa forma, seus filhos aprenderão a apreciar as razões que têm para serem felizes em suas vidas diárias e serão crianças otimistas.
- Mostre o seu amor. A melhor maneira de fazer com que uma pessoa saiba que nós a amamos é lhe dedicar tempo e expressá-lo especificamente. Certifique-se de compartilhar com seus filhos diariamente e fazer desse momento um tempo de qualidade. Esteja interessado em ouvir seus problemas e preocupações e ajude-os a encontrar soluções.
- Deixe-os experimentar o sucesso. Quando uma pessoa desfruta da alegria de uma conquista, ela é motivada a obter muito mais. É por isso que é importante atribuir tarefas de acordo com a idade dos seus filhos e reconhecer seus esforços.
Outros hábitos para o dia a dia das crianças otimistas
- Seja um modelo positivo. As crianças imitam os comportamentos das pessoas que admiram. Se você quiser que o seu filho enfrente a vida com otimismo, mostre a eles que você lida com os conflitos de maneira construtiva. Ensine-os a entender as lições da vida que emergem de cada situação difícil.
- Evite preocupações que não sejam necessárias ou coerentes. As crianças pequenas não devem ter preocupações do mundo adulto. Espere até que a idade e a maturidade de seus filhos sejam suficientes para falar sobre questões adultas.
- Dê espaço para a diversão. Frequentemente, deixamos que as rotinas da vida adulta sejam limitadas ao trabalho e às tarefas domésticas. Portanto, lembre-se de que momentos felizes em família devem ter um espaço igualmente importante, como outras tarefas. Famílias que compartilham momentos divertidos ficam mais próximas.
- Ensine-os a usar uma linguagem positiva. Os seres humanos tendem a usar expressões negativas sobre si mesmos. Troque frases como “matemática é muito difícil” por “a matemática exige muita prática”.
- Mostre a eles como enxergar os acontecimentos em perspectiva. É inegável que coisas difíceis acontecem na vida e isso nunca vai mudar. O que pode ser modificado é o modo como essas situações são confrontadas. O fato de olhar para diferentes faces da mesma figura pode levá-los a mudar a perspectiva do papel de vítima e se tornarem vencedores, ou seja, crianças otimistas.
Conclusão
O otimismo é uma habilidade de vida que fará com que seus filhos sejam mais felizes e se tornem melhores seres humanos. Ser feliz e ter confiança em si mesmo irá ajudá-los a transformar seu entorno de maneira positiva.
Portanto, coloque essas estratégias em prática e torne-se você também uma pessoa que enxerga o lado bom em todas as situações.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Conversano, C., Rotondo, A., Lensi, E., Della Vista, O., Arpone, F., & Reda, M. A. (2010). Optimism and Its Impact on Mental and Physical Well-Being. Clinical Practice and Epidemiology in Mental Health : CP & EMH, 6, 25–29. http://doi.org/10.2174/1745017901006010025
- González Arratia López Fuentes, N. I. (2011). Resiliencia y personalidad en niños y adolescentes. Universidad Autónoma del Estado de México.
- Sánchez Hernández, Ó., & Méndez Carrillo, F. X. (2009). El optimismo como factor protector de la depresión infantil y adolescente. Clinica y salud, 20(3), 273-280. http://scielo.isciii.es/scielo.php?pid=S1130-52742009000300008&script=sci_arttext&tlng=en
- Seligman, M. E. (2014). Niños optimistas. DEBOLS! LLO.