Benefícios das rotinas para as crianças

· 22 de agosto de 2018
As rotinas proporcionam para as crianças segurança, bem-estar e conforto. Os pais, que também são beneficiados por tudo que as rotinas trazem para suas vidas, são os responsáveis ​​por criá-las e mantê-las.

As crianças precisam das rotinas para se sentirem seguras e capazes de aprender que as coisas têm uma estrutura e uma ordem lógica. A seguir, vamos falar um pouco mais sobre os benefícios das rotinas para as crianças.

Da mesma forma que acontece com os pais, as rotinas também proporcionam controle às crianças. Ao serem capazes de prever o que vai acontecer a seguir e o que se espera delas, podem ser capazes de ter certo controle sobre a situação. Dessa forma, as crianças se sentem muito mais seguras. As rotinas ajudam as crianças a se desenvolverem melhor em todos os aspectos.

As rotinas eliminam as lutas de poder

As rotinas eliminam as lutas de poder. Pois como você não vai estar dando ordens o tempo todo, a criança já saberá o que deve fazer. Por exemplo, se sempre escova os dentes, tira um cochilo e desliga a televisão após o jantar… seu filho já saberá que deverá fazer isso e será capaz de antecipar. Isso trará para a criança a sensação de segurança e controle sobre a situação. Assim, os pais deixarão de ser ‘os maus’ do momento. E, ao mesmo tempo, os filhos poderão executar as atividades que sabem que correspondem a eles.

das rotinas

As crianças cooperam mais e melhor

As rotinas também ajudarão as crianças a serem mais conscientes da cooperação e, claro, a serem mais cooperativas. Isso as ajudará a reduzir o estresse e a ansiedade, tanto nelas mesmas quanto na família. Quando todos sabem o que vem a seguir, ninguém se sentirá forçado a fazer nada. Assim, todos saberão que é hora de cooperar para o equilíbrio e pelo bem da família.

As crianças são capazes de fazer coisas por si mesmas

Com o tempo, as crianças vão aprender a escovar os dentes sozinhas, a arrumar as mochilas, a guardar suas roupas. Em suma, elas serão capazes de tomar conta de suas próprias atividades, sem a necessidade de lembretes constantes. As crianças gostam de cuidar de si mesmas, porque assim sentem um certo controle sobre suas vidas. Esse sentimento aumenta o seu senso de domínio e competência. Dessa forma, as crianças se sentem mais independentes com as rotinas e são capazes de serem responsáveis por si mesmas. Algo que fará com que tenham menos necessidade de se rebelar e se opor à autoridade.

As crianças aprendem a cooperar para atingir metas

Com as rotinas, as crianças aprendem a olhar para além do momento presente. Por exemplo, se o seu filho quer ir para o parque no momento do tempo livre, saberá que agora terá que fazer lição de casa, recolher a mesa ou arrumar suas roupas – ou algo que corresponda. Assim, ela vai aprender que se quiser desfrutar de boas consequências, deverá cumprir as exigências das rotinas.

das rotinas

As rotinas as ajudam a dormir melhor

As rotinas regulares ajudam as crianças a ter um horário, de modo que serão capazes de dormir mais facilmente à noite e se acalmar no final do dia. A estrutura diária, além de ajudá-las a entender o dia, também irá ajudá-las a se estruturar mentalmente.

As rotinas fortalecem a ligação entre pais e filhos

As rotinas ajudam os pais a criar momentos de conexão emocional com os filhos. Todos nós, pais, sabemos que é necessário se conectar com os filhos todos os dias. Mas quando nossa atenção está focada em seus movimentos para as rotinas, podemos perder oportunidades para nos conectarmos com as crianças.

É necessário ser um pouco flexível nas rotinas e estar ciente de que nem sempre serão na mesma hora e tampouco serão iguais.

Mas é necessário construir pequenos rituais de conexão dentro das rotinas para que se tornem um hábito. Por exemplo, pelas manhãs você pode receber seus filhos com mimos. À noite, você pode lhes dar um abraço amoroso, pode lhes falar com carinho sempre, etc.