4 livros para praticar o mindfulness na sala de aula

5 de junho de 2018
A prática do mindfulness na sala de aula pode ajudar as crianças a aprender a se concentrar, controlar o estresse, regular as emoções e desenvolver uma atitude positiva. Esses livros são uma excelente maneira de introduzir o mindfulness no campo educacional.

Mindfulness ou atenção plena é uma técnica de meditação e relaxamento que ajuda muitas crianças a controlar suas emoções. Neste artigo, apresentamos quatro livros para praticar o mindfulness em sala de aula e descrever sua importância para as crianças.

O ensino com atenção plena (mindfulness) incentiva o enriquecimento pessoal dos alunos; isso resulta em uma maior capacidade de concentração, bem como em uma melhora no equilíbrio emocional. Além disso, essa técnica ajuda a criança a controlar os nervos e o impulso que as faz agir sem direção.

Para isso, é importante conscientizar as crianças sobre a realidade e ensinar estratégias para aprender a controlar seu nível de ativação. A criança que sabe relaxar controla sua atividade consegue agir com calma e serenidade.

Hoje em dia, sabe-se que o relaxamento ajuda a desenvolver habilidades; algumas delas são a atenção, a observação, a imaginação, a percepção, a memória e a concentração. Além disso, contribui para a prevenção do estresse, da ansiedade e da tensão emocional.

Portanto, é essencial equipar as crianças com as ferramentas para lidar com todas essas distrações; os livros para praticar o mindfulness na sala de aula podem ser uma delas, lhes permitindo enfrentar as situações do futuro de maneira saudável e produtiva.

Cada passo no caminho da felicidade requer a prática da atenção até que ela se torne parte da sua vida diária.”
—Henepola Gunaratana—

4 livros para praticar o mindfulness na sala de aula

Os quatro livros seguintes são uma ótima maneira de introduzir o mindfulness às crianças na sala de aula:

1.- O mago dos pensamentos, de Pepa Horno Goicoechea

O primeiro dos quatro livros para praticar o mindfulness na sala de aula que te oferecemos é uma fábula bela e engraçada, apesar de não contar com uma versão em português. Esse livro fala sobre uma criança que tem muitas ideias em sua cabeça.

Tantas são as ocorrências que controla em seu interior que não tem espaço suficiente para elas. Por isso, o protagonista se sente assustado e não sabe como manter o controle.

Finalmente, a criança conhece uma pessoa que a ajuda a lidar corretamente com as situações; consequentemente, ela aprende a administrar melhor esse tipo de situações e conhecer seu silêncio interior.

O livro visa enfatizar a importância de ajudarmos a gerenciar a sensibilidade das crianças e as situações que surgem, contribuindo para que desfrutem do silêncio.

crianças participativas na aula

2.- Luz de estrelas. Meditação para crianças, de Maureen Garth

Ao contrário do anterior, este livro tem um estilo atraente, caloroso e pessoal; mostra através de quatro contos como as crianças podem relaxar, se concentrar, desenvolver suas habilidades intelectuais e artísticas. Além disso, lhes permite aproveitar uma noite de sono tranquila.

Motivada pelo desejo de ajudar sua filha de três anos a conciliar o sono à noite, a autora do livro propõe uma série de exercícios de meditação para reforçar a segurança e a confiança da menina.

É um livro que inclui tópicos inovadores de meditação e visualizações simples para facilitar o sono das crianças para que possam se acalmar sozinhas. Também serve para desenvolver a imaginação e estimular a criatividade.

3.- Um bosque tranquilo, de Patricia Díaz Caneja

Nossa terceira proposta é um conto muito engraçado, ideal para crianças e adultos; também é um recurso interessante para educadores.

É uma ferramenta muito útil para as crianças se conscientizarem da importância da atenção em nossas vidas diárias. Além disso, no final do livro há uma série de atividades que prolongarão alguns dos momentos vividos para além da leitura.

Seus exercícios, dicas e passatempos permitirão que as crianças prestem atenção ao livro. De uma maneira fácil e divertida, eles vão gostar da sua leitura.

tanto alunos como professores gostam de uma boa história

4.- Quietinho feito um sapo, de Eline Snel

Finalmente, a quarta proposta: Quietinho feito um sapo. Este livro inclui um CD com 11 meditações guiadas e breves que as crianças podem praticar diariamente.

As crianças devem se deixar levar e fazer os exercícios simples indicados no livro. Precisam apenas respirar e oxigenar o cérebro para estar atentas ao que está acontecendo no momento presente.

Os resultados dos exercícios produziram benefícios nas crianças que os praticam. Elas dormem melhor, ficam mais concentradas e se sentem mais seguras.

Os livros para praticar o mindfulness na sala de aula são uma escolha perfeita para ajudar as crianças a relaxar. A responsabilidade dos professores e das escolas é a de encontrar os livros certos.

Recomendados para você