15 nomes pouco comuns para meninos e seus significados

3 de junho de 2018
Chega a hora de escolher o nome da criança que está prestes a nascer. Os pais podem optar por diferentes opções, algumas delas originais e pouco comuns

Escolher nomes pouco comuns para meninos se tornou uma tendência nos últimos anos. Isso permite que as crianças se destaquem por sua identidade além de mudar um pouco a tradição dos clássicos.

Escolher o nome do filho é uma tarefa muito difícil, pois além de tudo o nome deve combinar com o sobrenome da criança e ambos os pais devem concordar.

A escolha final terá impacto no futuro da criança. A seguir vamos apresentar alguns nomes pouco comuns para meninos e os seus significados. Talvez você encontre algum nome que goste nessa lista para ajudar nessa decisão tão difícil.

Exemplos de nomes pouco comuns para meninos

Adel. Os amantes da cultura árabe podem gostar deste nome de origem libanesa. Deriva da palavra adl, que simboliza a liberdade e a igualdade. Os libaneses acreditam que Adel é um nome de autoridade.

Adonis. Este nome tem raízes fenícias popularizadas na mitologia grega e se refere ao “homem de beleza e desejo”. A beleza desse deus grego era tanta que Afrodite se apaixonou perdidamente por ele e tentou salvá-lo de um ataque de javali.

Alonso. Se queremos que uma criança tenha a influência de um espírito destemido, esta será uma boa opção. Alonso significa “aquele que está disposto a lutar”. O nome tem origem germânica, embora seja uma variação mais estética de outros nomes.

Alessandro. Esse nome vem da construção de duas palavras gregas. O primeiro é alekho que expressa o termo ‘defender’ e o segundo é andros, isto é, ‘homem’. Portanto, o seu significado é “o defensor dos homens”.

Origens diferentes dos nomes

Um dos nomes incomuns para as crianças é Basil. Aqueles que escolhem esta alternativa devem saber que é uma variação de Basileios que denota “realidade”. Na Grécia antiga, Basil estava associado à palavra “régio”.

Bastian. Ideal para pais cujo objetivo é destacar as habilidades de liderança dos filhos. Bastian deriva do termo grego sebastos que representa o venerado e significa “digno de respeito e venerado”.

Duncan. Embora no começo fosse um nome para chamar os guerreiros de pele escura, acabou se tornando um nome de gênero masculino. O nome Duncan tem origem celta e seu significado é ‘lutador de pele negra’.

Gael. Este é outro nome com raízes na cultura celta. Derivado da palavra Iudael, significa “homem de generosidade”.

Isamu. Esse nome japonês é pouco conhecido, mas tem um significado poderoso. Isamu é “o homem com valentia e coragem”. Sem dúvida, um nome digno para uma criança especial e justa.

Mitologia e Idade Média

Elian. Se queremos destacar a inteligência do nosso pequeno, esta é uma boa escolha. Elian significa “o mais brilhante”. Além disso, ele é representado pelo Rei da Luz na mitologia grega.

Paris. A história deste nome é amplamente conhecida pela grande obra de Homero, Ilíada. Paris, filho do rei de Troia, sequestra Helena, a principal causa da guerra de Troia. Tem raízes pré-helênicas e significa “aquele que melhor ajuda“.

Pavel. É um nome russo que traduzido para o português é Paulo. Em muitas civilizações, esse nome tem sido associado a homens perseverantes.

Leonel. Significa ‘o pequeno Leão’ e é considerado uma variação do Lionel. Foi usado com frequência na França medieval e se refere a homens de caráter forte e bem-sucedidos.

nomes de meninos

Kilian. Este belo nome é um legado da Irlanda. Seu significado é “o homem do mosteiro” e “combate”. Com o passar do tempo, surgiram outras variações, entre as quais encontramos Cecilio ou Cilian.

Thiago: ‘Deus vai nos recompensar’ é o significado desse belo nome comum em países como Portugal ou Brasil. Acredita-se que esta é a variação de Santiago nos países de língua portuguesa. Tem origem hebraica e aparece pela primeira vez na Bíblia.

É recomendável que nomes pouco comuns para meninos sejam fáceis de escrever e de pronunciar. Alguma das opções acima te convenceu?

Recomendados para você