5 nomes de origem germânica para meninos

· 24 de abril de 2018
Os nomes de origem germânica expressam força, coragem e agitação. O que você acha de dar ao seu filho o nome de algum dos grandes guerreiros da cultura germânica?

Todos nós já ouvimos falar dos vikings. Cruéis guerreiros, grandes aventureiros e excelentes estrategistas cujas lendas ainda vivem na memória de muitos povos.

Muitas pessoas decidem colocar nos seus filhos nomes de origem escandinava, por exemplo. Mas o que poucas delas sabem é que os nomes de origem germânica representam muito mais a essência que defendem.

Ao contrário dos escandinavos, suas histórias são menos conhecidas. Os povos germânicos também eram grandes lutadores e sua língua originou idiomas como o inglês e o alemão. Eles tinham seus próprios deuses e lendas, e fazem parte da cultura britânica.

Na verdade, os anglo-saxões contratavam mercenários germânicos graças à fama que tinham de homens corajosos. O espírito independente desse povo se revelou muito forte ao terem rejeitado as ordens dos líderes da ilha. Então, eles criaram seus próprios reinos e se estabeleceram no sul.

Os nomes de origem germânica para meninos são os mais adequados se você quer passar ao seu filho a mensagem de determinação, coragem e independência. Esqueça os nomes comuns! Agora é hora de abandonar os velhos hábitos e criar um novo legado!

5 nomes de origem germânica para meninos

Fernando

Significa “ousado para atingir a paz” e “viajante corajoso”. Se seu filho se chamar Fernando, certamente não terá medo das adversidades. Ele vai encará-las de frente e nunca deixará de lutar contra as injustiças.

Outra raiz etimológica relaciona esse nome com fers- e nand- (livre e dono), que juntos formam a ideia de “dono da própria liberdade”. Fernando, acima de tudo, será um menino que vai defender sua independência e seus direitos tanto quanto os dos demais.

“Não sei seu nome, apenas o olhar com o qual me diz”
—Mario Benedetti—

Hugo

Hugo é um dos mais famosos nomes de origem germânica para meninos. Significa ‘homem sábio’ e, acredita-se, está associado com a inteligência, tanto mental quanto espiritual. Dar ao filho o nome de Hugo certamente transmitirá uma mensagem de paz, serenidade e, também, cultura.

Seu filho será um menino brilhante, apaixonado pelo conhecimento. Se existe um nome bonito, comum e que emana boas vibrações, esse nome, sem dúvidas, é Hugo.

Koldo

Deriva do germânico Clóvis ou Clodoveu. Felizmente, o nome atual é muito mais elegante. Apesar de não ser comum no Brasil, no País Basco é um nome bastante recorrente e hipocorístico de Koldobika. Foi proibido por muitos anos, mas felizmente hoje em dia não existe nenhum tipo de censura em relação a nomes.

Significa ‘guerreiro corajoso’. Assim, certamente você dará ao seu filho originalidade e força suficientes para ir atrás das suas próprias aventuras. Quem não gostaria de dar ao seu filho um nome carregado de história e conquistas?

Leonardo

Ah, Leonardo! Apesar de parecer, esse nome não é derivado de nenhuma língua românica. Significa ‘forte como um leão’. Ao pensar nesse nome, certamente nos vem à mente a imagem de Leonardo Da Vinci, um dos grandes artistas do Renascimento.

Dar ao seu filho o nome de um dos grandes pintores, pensadores e desenhistas da história só pode trazer coisas boas. Além disso, é um toque de classe que dificilmente poderá ser superado. 

Arnaldo

Arnaldo significa ‘o que tem o poder da águia’. Esse animal é um dos representantes do poder absoluto. Símbolo da Alemanha em vários momentos históricos, sempre esteve relacionada com o poder, a elegância, a liderança e a liberdade.

nomes de origem germânica

Não é incomum encontrar também a águia como símbolo de outros países, como o Estados Unidos, por exemplo, uma potência mundial. Se você quer que seu filho seja um grande líder, decidido e determinado, Arnaldo deve ser a sua escolha ideal.

Existe uma infinidade de nomes de origem germânica para meninos. Possivelmente nem todo mundo vai gostar. Mas você deve ter em mente que quem precisa gostar é você. Cada nome tem um significado especial e, portanto, confere uma singularidade única a quem o possui.

Ofereça ao seu filho a oportunidade de ser diferente, de ser consciente da sua própria personalidade e de não se limitar às convenções estabelecidas. Talvez Fernando ou Koldo sejam o começo de uma longa linhagem de homens corajosos, fortes e com vontade de transformar o mundo num lugar um pouco melhor.