Como ajudar nossos filhos a aprender a escrever

· 2 de abril de 2018
Para ajudar seus filhos a aprender a escrever, você pode optar por diversas técnicas. Descubra algumas a seguir.

Hoje em dia, podemos aproveitar a tecnologia e os diferentes aparelhos eletrônicos para que nossos filhos tenham maior facilidade na hora de aprender a escrever. Sim, você pode usar seu celular, tablet ou computador. E não só para baixar jogos e aplicativos educacionais, também existem outras técnicas.

Lembre-se de que aprender a escrever é um processo básico que fornece habilidades para a vida. Razão pela qual as crianças devem adquirir corretamente essa habilidade para que não tenham problemas no fututo no ambiente acadêmico ou em qualquer outro.

Os pais são um modelo a seguir, professores e guias para os diferentes processos e, por isso, devemos tentar ser criativos e inteligentes. Não apenas para alcançar o sucesso no ensino, mas também para tornar a tarefa mais simples para nós mesmos para que possamos aproveitá-la ao máximo.

Aspectos a levar em consideração

Quando chega a hora em que nossos filhos devem aprender a escrever, devemos lhes proporcionar um ambiente propício. Com a menor quantidade possível de distrações.

Afinal, crianças pequenas ainda não aprenderam completamente a concentrar sua atenção em uma única tarefa por um longo período de tempo.

É essencial ensinar a manter uma boa postura, a segurar corretamente o lápis, a lapiseira ou a caneta e guiar os movimentos da mão da criança para que ela descubra o que podem fazer no papel.

O tempo investido no processo de aprender a escrever não tem preço. E, sem perceber, oferecemos:

  • Uma ferramenta para desenvolver e aprimorar as habilidades cognitivas.
  • Um meio de expressão criativa.
  • Um meio de comunicação.
  • Entretenimento.

Por que é importante que a criança aprenda a escrever?

Porque dessa forma a criança pode desenvolver habilidades como: a atenção, a concentração e a memória. Através da escrita se tem acesso à informação e ao conhecimento, com os quais as habilidades intelectuais são aprimoradas.

Vale destacar que não devemos delegar o ensino à cuidadora do maternal ou à professora. Como pais, devemos fazer parte do processo que envolve aprender a escrever. Além disso, se os fundamentos forem ensinados em casa, as crianças poderão ter um melhor desempenho na escola.

A partir dos 3 anos de idade, a criança já é capaz de fazer traços com os lápis. Desta forma ela adquire habilidades com as mãos e desenvolve habilidades motoras finas.

Como ajudar nossos filhos a aprender a escrever?

1. Um ambiente tranquilo e confortável

Para que a criança aprenda a escrever, é essencial que o pai ofereça um ambiente tranquilo que influencie a concentração. Uma boa ideia é colocar uma música em volume baixo para que a criança relaxe e seja estimulada a fazer traços curtos e longos.

2. Fornecer as ferramentas apropriadas

O pai ou a mãe deve oferecer lápis e um papel ou caderno, e ensinar a criança a segurar a ferramenta entre os dedos corretamente. Então pode orientá-la a começar a fazer traços horizontais, verticais ou circulares. Para isso, pode desenhar no caderno pequenos pontos para a criança seguir essa linha.

3. Ajudar com outras atividades

Você também pode ajudar a criança em outras atividades, como desenhar, recortar, colar, colorir ou unir pontos. Tente usar jogos de cartas e quebra-cabeças, pois estes ajudam a desenvolver habilidades psicomotoras.

4. Evite pressionar

Se você percebe que a criança não aprende a escrever rapidamente como esperava, não deve pressioná-la ou discipliná-la. Cada criança aprende em uma velocidade ou ritmo diferente. Pelo contrário, a ideia é estimular o hábito de escrever e parabenizar pelos esforços para que a criança não desanime.

5. Desenhe um alfabeto

Para que a criança aprenda a se familiarizar com as letras, faça um alfabeto e coloque-o em um lugar visível. Repita os sons de cada letra, até que ela se lembre delas sem ajuda.

6. Tenha o costume de ler para o seu filho

Um livro de histórias infantis ou uma revista que seja atraente para crianças pode ajudar. Mostre as letras e incentive a criança a escrevê-las sozinha em uma folha. Desta forma, ela irá aprender como a linguagem escrita funciona.

7. Incentive a escrita

Uma das coisas que as crianças adoram é ver seu nome escrito. Você pode usar isso para incentivá-la e escrever pouco a pouco o nome do papai e da mamãe, dos irmãos ou do animal de estimação. Os jogos com as vogais e os números também são uma boa opção para começar a escrever.

Os benefícios de aprender a escrever desde cedo

  • Nutre a autoestima.
  • Incentiva a criatividade.
  • A criança aprende a se comunicar com mais clareza.
  • Estimula sua capacidade de memória e concentração.
  • A criança assimila o conhecimento, que de outra forma seria esquecido em pouco tempo.
  • Contribui para a coordenação dos movimentos musculares e promove a destreza.
  • Ativa os neurônios cerebrais e permite a criação de conexões neuronais.
  • A escrita correta permite clarear os pensamentos para tomar decisões à medida que cresce.

O processo de aprender a escrever não só requer regras ortográficas, mas também um esforço constante e apoiado por parte dos pais.