18ª semana de gravidez
Semana a semana, mãe e bebê vão se transformando durante a chamada “doce espera”. Na 18ª semana de gravidez, o bebê mede, mais ou menos, o mesmo que uma fruta de tamanho médio. Nesse período, a conexão entre mãe e filho fica mais próxima, em parte por causa dos movimentos do bebê na barriga. A mulher consegue sentir o bebê mais ativo durante as noites.
Com sorte, nessa semana já será possível descobrir o sexo do bebê. Caso seja menina, os órgãos reprodutores já estarão formados. Ao passo que, nos meninos, será possível ver os genitais.
O bebê na 18ª semana de gravidez
Na 18ª semana de gravidez, o bebê mede 14 centímetros ou 5,5 polegadas. Seu peso é de 190 gramas aproximadamente. Seus movimentos ficam cada vez mais fortes. Em uma ultrassonografia, será possível ver o bebê esticar e dobrar as extremidades do corpo. Assim como abrir e fechar a boca no aprendizado de engolir.
Desde a 17ª semana, o bebê já começou a praticar exercícios de respiração. No entanto, seus pulmões não vão se formar completamente até a 35ª semana. Seus ossos se tornam cada vez mais sólidos. Os ossos dos ouvidos e algumas terminações nervosas do cérebro já estão quase completamente formados. Por isso, o bebê já consegue escutar alguns sons.
Alguns especialistas recomendam colocar música para estimular o bebê. Também existem mães que preferem conversar com seus filhos. Mesmo que não pareça, isso pode proporcionar o sentimento de tranquilidade à criança.
É possível ver os vasos sanguíneos devido à transparência da pele. Os cílios e as sobrancelhas começam a aparecer. E as orelhas e os olhos assumem a posição de uma fisionomia normal. Em uma ultrassonografia, é possível observar o bebê colocar os dedos na boca.
Bocejar ou fazer caretas. Alguns bebês podem, até mesmo, ter soluços durante a ultrassonografia. Através desses exames, também é possível ver o bebê pular no seu cubículo natural.
O corpo da mamãe na 18ª semana de gravidez
Chegou o momento de usar as roupas de maternidade. A barriga já está bastante saliente e não pode mais ser disfarçada. Na 18ª semana de gravidez, a mulher poderá sentir dor na lombar ou nas costas. Isso se deve ao fato de que o útero cresceu mais e a barriga começa a pesar.
Os incômodos podem durar a noite toda, momento no qual pode ser difícil encontrar uma posição para dormir. O mais recomendável é que a grávida durma apoiada no lado esquerdo do corpo. Dessa maneira, vai evitar realizar pressão sobre a veia cava. Essa posição contribui para a oxigenação do bebê.
Colocar um travesseiro entre as pernas ou debaixo do quadril pode ajudar a aliviar as dores nas costas. O tamanho do útero também vai fazer pressão sobre a bexiga. Por essa razão, a mãe vai precisar urinar com frequência, principalmente à noite.
Outro sintoma da 18ª semana de gravidez é a perda de concentração. É possível que a mãe se sinta desorientada e esquecida. A sensação se assemelha a estar com a cabeça cheia d’água. Isso se deve a todas as mudanças hormonais pelas quais o corpo passa. Algumas mulheres sofrem com pesadelos ou transtornos do sono. Outras podem apresentar mudanças radicais de humor, com maior tendência à sensibilidade.
Para minimizar os efeitos desse sintoma, é muito positivo que a grávida se mantenha ativa. Os exercícios ajudam a oxigenar o cérebro e diminuem a ansiedade e o estresse.
Os cuidados da mamãe na 18ª semana
Geralmente, o apetite aumenta durante essa semana. Além disso, as grávidas sentem os chamados “desejos da maternidade”. É importante que a grávida cuide da alimentação a partir dessa fase da gestação. Não apenas pelo bem do bebê. Mas também para evitar o aumento excessivo de peso.
Para evitar uma anemia, a mulher deverá aumentar o consumo de carnes vermelhas, frutas secas e legumes. Dessa maneira, vai aumentar os níveis de ferro no corpo.
Assim como nas semanas anteriores, água não pode faltar. É importante beber um mínimo de 8 copos por dia. Também não podem faltar os complementos vitamínicos e os reforços de cálcio, receitados pelo médico.
A gravidez paternal
Muitos homens reclamam que sofrem alguns dos sintomas que a grávida sente durante a gravidez. Esse tipo sintoma pode ser variado. Desde físicos como náuseas, até emocionais como mudanças de humor ou hipersensibilidade.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Gallo, M., Sanchez, R., Gallo, J., Ruoti, M., & HernaNdez, A. (2013). Ecografia fetal de semana 18-22 de embarazo+ dvd.
- Vásquez-Montero, M., Soto, J., Pisconte, B., Mori-Quispe, E., Hinostrosa-Camposano, W. D., & Contreras-Pulache, H. (2013). Nutrición y embarazo: explorando el fenómeno en Pachacútec, Ventanilla-Callao. Revista Peruana de Epidemiología, 17(1), 01-04.
- Lugones Botell, Miguel, and Miguel R. Sarduy Nápoles. “Amnesia en el embarazo.” Revista Cubana de Obstetricia y Ginecología 45.1 (2019): 137-146.