3 receitas com baixo teor de gordura para o pós-parto
Durante o pós-parto, você deve manter uma dieta que te nutra, sacie e, acima de tudo, proporcione a energia necessária para realizar todas as suas atividades diárias. Naturalmente, você também tem interesse de que essa dieta te ajude a manter uma boa silhueta.
Dessa forma, vamos oferecer algumas recomendações para que você conquiste esses objetivos com as seguintes receitas com baixo teor de gordura para o pós-parto.
Os alimentos que vão ser mais benéficos nessa fase são os peixes, as carnes magras, os vegetais e algumas frutas em particular. Evidentemente, os laticínios não estão completamente excluídos.
Vale destacar que as refeições diurnas podem ter como acompanhamento deliciosas batidas a fim de estimular o consumo de frutas.
Do que você precisa na sua dieta?
Os alimentos que você deve incluir em sua dieta devem conter certas quantidades de nutrientes, principalmente de proteínas e vitaminas, já que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e, consequentemente, proporcionam bem-estar tanto em curto como em longo prazo.
Naturalmente, não se deve deixar de lado alimentos ricos em fibras e minerais essenciais, como o cálcio, o ferro, o magnésio, o zinco, entre outros.
1. Frutas frescas
As frutas da estação são uma excelente forma de obter a quantidade de fibras de que o organismo precisa para se nutrir e funcionar corretamente. Evidentemente, também são muito refrescantes quando consumidas frescas tanto inteiras quanto em batidas ou saladas.
2. Vegetais
A maioria dos vegetais tem alto teor de fibras, vitaminas e minerais. Por isso, é benéfico incorporá-los em suas receitas com baixo teor de gordura para o pós-parto. A variedade é ampla e isso facilita muito o preparo de receitas salgadas para qualquer momento do dia.
3. Proteína e laticínios
As carnes magras, os peixes, o peru e o frango (sem pele) são alimentos com baixo teor de gordura e com alto teor de proteínas.
Por isso, entre suas receitas com baixo teor de gordura para o pós-parto, é conveniente incluir alguns desses alimentos. Você pode combiná-los com deliciosas frutas secas e com guarnições pequenas de carboidratos (arroz, macarrão, pão, etc.) para obter energia.
Os laticínios mais recomendáveis são aqueles preparados com leite desnatado, já que contém menos gordura. Nesse sentido, os iogurtes sem açúcar são excelentes aliados para sua dieta.
Receitas com baixo teor de gordura para o pós-parto
As receitas com baixo teor de gordura para o pós-parto são todas aquelas que não favorecem o aumento do colesterol ruim (LDL), nem se baseiam no preparo frito para obter um bom sabor.
A seguir, te daremos algumas ideias que podem ser úteis tanto para um almoço quanto para um jantar.
Salmão com legumes e macarrão
Ingredientes
- 75 gramas de salmão.
- 50 gramas de macarrão.
- 40 gramas de cenoura.
- 75 gramas de abobrinha.
- 65 gramas de couve-flor.
- 40 gramas de vagem.
- 2 colheres de sopa de molho de soja.
- Condimentos: sal, pimenta e azeite de oliva a gosto.
Modo de preparo
- Em um recipiente, coloque o salmão cortado em cubinhos e acrescente o molho de soja.
- Deixe marinar por, aproximadamente, 15 minutos.
- É importante que você retire a pele e os espinhos do peixe antes de preparar.
- Em seguida, coloque uma panela com água suficiente e um pouco de sal no fogo. Assim que ferver, acrescente o macarrão. Quando estiver pronto, escorra e reserve o macarrão em um recipiente.
- Posteriormente, separe a couve-flor em pequenos buquês e corte a abobrinha, a cenoura e a vagem.
- Coloque um pouco de azeite de oliva em uma frigideira e acrescente os legumes junto com o salmão para que cozinhem.
- Por fim, sirva o macarrão e acrescente os legumes com o salmão por cima.
Creme de aspargos
Ingredientes
- 1 ovo.
- 100 gramas de aspargos brancos.
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva.
- 100 mililitros de leite desnatado.
- 100 gramas de aspargos verdes.
- Condimentos: sal e pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo
- Em uma panela, ferva os aspargos brancos e, em outra, os verdes até que ambos fiquem macios. Em seguida, ferva o ovo por 10 minutos.
- Quando estiver cozido, coloque o ovo sob água fria corrente e comece a descascá-lo. Depois de fazer isso, corte-o em rodelas finas.
- Esquente um pouco de leite no micro-ondas. Em seguida, bata no liquidificador os aspargos brancos, acrescentando o azeite de oliva e o leite até obter um creme.
- Por fim, acrescente ao creme os aspargos verdes e o ovo.
Peixe ao forno
Ingredientes
- 1 cebola.
- 2 batatas médias.
- 200 gramas de brócolis.
- 2 filés de peixe.
- 1 taça de vinho branco.
- Azeite de oliva a gosto.
- Condimentos: sal e pimenta a gosto.
Modo de preparo
- Em uma assadeira, coloque as batatas cortadas em rodelas finas junto com uma camada de brócolis e de cebola. Em seguida, acrescente um pouco de azeite de oliva, sal e pimenta, e deixe a assadeira no forno por 30 minutos.
- Após esse tempo, retire a assadeira e acrescente uma camada de filé de peixe. Adicione também um pouco de azeite de oliva e vinho.
- Posteriormente, coloque-a no forno novamente e deixe por mais 20 minutos ou até que o peixe esteja macio.
Conclusões
As refeições que apresentamos têm bom sabor e boa aparência. Dessa forma, você não vai sentir que está fazendo regime. Em vez disso, aprenderá a se alimentar de uma forma saudável e agradável.
Naturalmente, ao fazer isso, você poderá se permitir alguns caprichos ocasionais, como uma pequena sobremesa ou algum outro desejo do tipo.
Aproveite essas receitas com baixo teor de gordura para o pós-parto para começar a buscar ou criar outras alternativas saudáveis e fáceis. Garantimos a você que vale a pena ampliar o cardápio.
Pouco a pouco, você conseguirá perder os quilos que ganhou durante a gravidez. Força! Alimente-se de maneira saudável e verá quantos benefícios vai obter!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Better Health Chanel. (s.f.). Breastfeeding and your diet. Department of Health. Victoria State Government. Consultado el 13 de diciembre de 2023. https://www.betterhealth.vic.gov.au/health/healthyliving/breastfeeding-and-your-diet#how-to-get-your-daily-nutrient-requirements
- Food and Drug Administration. (2022). Advice about eating fish. Consultado el 20 de diciembre de 2023. https://www.fda.gov/food/consumers/advice-about-eating-fish
- Mayo Clinic. (2022). Breastfeeding nutrition. Tips for mums. Consultado el 20 de diciembre de 2023. https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/infant-and-toddler-health/in-depth/breastfeeding-nutrition/art-20046912