5 maneiras de incluir vegetais na dieta que as crianças vão adorar

26 de abril de 2018
Como somos conscientes da dificuldade de fazer as crianças comerem esses alimentos, neste artigo vamos mostrar algumas ideias para incluir vegetais na dieta que as crianças vão adorar.

Ter ideias diferentes para incluir vegetais na dieta das crianças sempre é uma ajuda para qualquer mãe. Como você já sabe, os vegetais são essenciais para a saúde e o crescimento por serem ricos em vitaminas, fibras e minerais.

Você deve ter consciência de que conseguir fazer seu filho comer vegetais depende completamente da sua habilidade para prepará-los. Para isso, você precisa usar sua imaginação e se permitir criar apresentações lúdicas e coloridas que vão atrair as crianças e fazer com que comam vegetais sem reclamar.

Se a criança está relutante em comer, não se preocupe. A reconciliação não é impossível! Você não pode forçar demais e deve se armar de muita paciência para que, com o tempo, o paladar da criança se adapte a comer os vegetais.

Para ajudar você nessa batalha, neste artigo vamos apresentar cinco maneiras de incluir vegetais na dieta que as crianças vão adorar. Você vai perceber que não é tão difícil assim conseguir fazer isso.

5 maneiras de incluir vegetais na dieta que as crianças vão adorar

1. Misture vegetais verdes nas vitaminas

Uma boa forma de conseguir alimentar nossos filhos corretamente é acrescentar alguns vegetais crus nas vitaminas. 

As folhas frescas de espinafre ou umas fatias de abobrinha passam despercebidos em uma vitamina preparada com banana e um pouco de leite vegetal.

Por outro lado, você também pode tentar preparar uma vitamina de beterraba com amora ou morango, ou de banana com suco de laranja, por exemplo. As cenouras, os pepinos e o brócolis também passam despercebidos quando misturados com frutas doces como as uvas, as peras, as frutas vermelhas e o suco de abacaxi.

incluir vegetais na dieta das crianças

2. Bolos com legumes

Pode parecer mentira, mas uma boa maneira de incluir os vegetais na dieta das crianças é preparar um bolo com legumes

Esses alimentos vão agregar valor nutricional à sobremesa e, ao mesmo tempo, a deixarão mais colorida. Além disso, também vão deixar o bolo com uma textura mais leve e macia.

Bolo de chocolate e abobrinha, bolo de cenoura ou muffins de beterraba são algumas das várias combinações. Por fim, os legumes ralados também são uma opção sutil, mas eficaz, para misturar nas massas de bolo. Seu sabor vai passar completamente despercebido pelas crianças e vai contribuir para que os bolos fiquem com uma textura macia sem igual.

3. Legumes gratinados

Se as vitaminas e os bolos não fizerem sucesso, experimente preparar gratinados com molho bechamel e cobertura de queijo ralado. A ideia é combinar os ingredientes preferidos dos seus filhos com os legumes que eles se recusam tanto a comer.

Por exemplo, as berinjelas e os tomates agregam um delicioso sabor aos gratinados. Além disso, os gratinados de legumes são um ótimo acompanhamento para peixes ou carne moída. Você já tem uma refeição completa para alimentar bem toda a família.

4. Transforme os legumes crus em espetinhos ou sanduíches

“Geralmente, as crianças não gostam de legumes crus. Mas, como mãe, você não pode desistir.”

Os legumes crus (cenouras, abobrinhas, entre outros) podem ser picados e colocados em palitos de madeira, formando deliciosos espetinhos. Além disso, você também pode colocar por cima alguns molhos ou acompanhamentos, como húmus, queijo fresco ou iogurte natural.

Ofereça os espetinhos antes de cada refeição. As crianças sentem mais fome nessa hora e podem se sentir mais facilmente tentadas a experimentar novos alimentos.

incluir vegetais na dieta das crianças

5. Purês e texturas macias

As crianças, geralmente, gostam de texturas macias e isso permite que muitas verduras passem despercebidas.

Você pode preparar purês ou caldos quentes no inverno e frios no verão. Além disso, se seu filho ainda não come sozinho, você pode experimentar deixá-los tentar comer com uma colher. Você também pode oferecer os purês com torradas, talvez com uma fatia de queijo ou presunto por cima.

Em geral, as crianças se sentem mais tentadas a experimentar um novo alimento quando o prato inclui alguma outra combinação que já conhecem. Se seu filho gosta de massas, arroz ou pizza, não hesite em preparar esses alimentos incluindo alguma verdura ou legume.

E, principalmente, não se esqueça de fazer uma bonita apresentação. Um bom exemplo de uma apresentação ideal para crianças é usar azeitonas pretas para fazer olhos, um pouco de ketchup para o nariz e uma fatia de queijo para a boca. Com certeza seu filho vai se interessar mais pelo prato se a apresentação chamar sua atenção.

Existem muitas maneiras de incluir vegetais na dieta que as crianças vão adorar. O ideal é testar várias até conquistar o nosso objetivo. Ou seja, fazer com que nossos filhos aprendam a se alimentar de maneira saudável e não rejeitem novos alimentos.