3 receitas com queijo para o primeiro trimestre da gravidez

3 de junho de 2019
Você gosta de queijo? Temos excelentes notícias: você não precisa parar de comer durante a gravidez. No entanto, você deve tomar uma precaução importante, que discutiremos no artigo a seguir.

O queijo é um dos alimentos mais comuns na alimentação diária de qualquer pessoa. No entanto, no caso das gestantes, o consumo de queijo é mais restrito, embora seja fundamental obter uma nutrição adequada nessa fase. Por isso, experimente as seguintes receitas com queijo para o primeiro trimestre da gravidez.


Uma boa nutrição vai influenciar diretamente o desenvolvimento do bebê. Por esse motivo, muitas mães se preocupam com o que podem ou não comer durante esse estágio tão importante de suas vidas.

Portanto, as receitas com queijo para o primeiro trimestre da gravidez são boas opções para essa fase. O queijo pode ser um alimento muito questionado na gravidez, mas na verdade é muito difícil exclui-lo totalmente da alimentação.

É verdade que o desenvolvimento do bebê pode ser afetado pela alimentação da mãe, mas isso não significa que é preciso parar completamente de comer queijo durante a gravidez. Assim, é preciso somente considerar quais tipos de queijo podem ser comidos e quais não podem.

Considerações sobre o queijo na gravidez

Os queijos permitidos durante a gravidez são aqueles feitos com leite pasteurizado. Se você não sabe quais são eles, vamos mencionar alguns:

  • Muçarela
  • Queijo suíço
  • Gouda
  • Parmesão
  • Red Leicester
  • Cheddar
  • Queijos duros ou defumados
  • Requeijão
  • Ricota e cottage
  • Mascarpone

Agora que você sabe que o queijo não é totalmente proibido durante a gravidez certamente se sentirá mais aliviada.

Basta ter em mente que antes de consumir qualquer tipo de alimento, é preciso verificar muito bem os rótulos e se assegurar de que eles sejam feitos com leite pasteurizado. De qualquer forma, se estiver na dúvida, consulte sempre o médico.

Dessa forma, você pode evitar qualquer risco de contaminação. Uma vez que você esteja ciente de como o queijo é feito, pode começar a experimentar algumas dessas receitas com queijo o para primeiro trimestre da gravidez. Além de práticas, são deliciosas!

O macarrão é uma excelente opção de receita com queijo para o primeiro trimestre de gravidez.

3 receitas com queijo para o primeiro trimestre da gravidez

1. Macarrão com tomate e queijo muçarela

É um prato delicioso para o almoço. Você apenas deve preparar a massa que mais gostar. Recomendamos uma massa curta, como o penne ou o parafuso.

Para preparar, é bem simples. Coloque um pouco de azeite em uma frigideira e leve ao fogo médio. Em seguida, coloque algumas uvas passas, alguns tomates picados e um pouco de extrato de tomate. Cozinhe por alguns minutos.

Deixe esfriar um pouco e adicione um toque de leite. Logo, coloque a massa já pronta e misture bem.

Por fim, adicione um pouco de queijo muçarela picado e cubra a panela por alguns minutos. Depois, adicione algumas folhas de manjericão e misture bem. Sem dúvida, é um prato delicioso que não só a gestante vai gostar, mas toda a família.

“Antes de consumir qualquer tipo de alimento, é preciso verificar os rótulos muito bem e ter certeza de que sejam feitos com leite pasteurizado.”

2. Sopa de tomate e queijo

Além de ser fácil de preparar, essa é uma das receitas com queijo para o primeiro trimestre da gravidez mais simples da lista.

Seu preparo consiste nos seguintes passos: primeiro, pegue uma panela e coloque quatro colheres de sopa de azeite. Em seguida, leve ao fogo e deixe esquentar.

Depois, acrescente uma cebola picada e refogue até dourar. Adicione também alguns temperos italianos e uma pequena pitada de sal, extrato de tomate e cozinhe em fogo lento.

Em seguida, adicione uma boa quantidade de tomates frescos ou em lata, um pouco de salsinha e manjericão fresco. Por fim, adicione uma pitada de açúcar.

Deixe cozinhar por 20 minutos em fogo baixo. Retire do fogo, adicione um pouco de queijo parmesão e misture bem até que forme um creme homogêneo muito saboroso. Se desejar, você pode adicionar um pouco mais de queijo no momento de servir.

Existem muitas receitas com queijo para o primeiro trimestre da gravidez.

3. Ovos recheados gratinados

Por último, uma receita tão deliciosa quanto as primeiras. Você só precisa usar três ovos.

Primeiro, coloque os ovos para cozinhar. Quando terminar, deixe esfriar um pouco, descasque e corte ao meio. Separadamente, prepare um delicioso molho bechamel. Retire as gemas dos ovos cozidos, coloque no molho bechamel e misture muito bem.

Feito isso, coloque essa mistura dentro dos ovos e despeje mais molho por cima deles. Em seguida, cubra com queijo, leve ao forno e deixe até que o queijo fique gratinado. Por fim, retire e deixe esfriar um pouco.

Graças a essas simples receitas com queijo para o primeiro trimestre de gravidez, você pode saborear queijos sem culpa. Além disso, são opções muito saudáveis, ideais para superar o desconforto que esse estágio pode trazer.