4 atitudes que fazem o seu filho se sentir especial

4 de julho de 2018
A maternidade é uma das coisas mais especiais da vida. Ter a oportunidade de conviver, ensinar, educar e orientar seu filho ao longo da vida é uma tarefa gigantesca, mas igualmente gratificante.

Porém, às vezes você pode ter dúvidas se você tem atitudes que fazem o seu filho se sentir especial.

Sabemos que como mãe, você deseja dar o melhor em todos os sentidos ao seu pequeno. Por isso, queremos deixar uma lista de algumas atitudes que fazem o seu filho se sentir especial. Coloque-as em prática e crie um vínculo mais forte ao demonstrar o amor que você sente por ele.

1. Mantenha contato visual

Você pode pensar que ouvir o que o seu filho diz é o suficiente para entender o que ele quer expressar. A realidade é que uma das atitudes que fazem o seu filho se sentir especial é parar por um momento e olhá-lo nos olhos.

Isso faz ele sentir que é especial e que você realmente presta atenção nele. Talvez ele não analise desta forma conscientemente. Mas emocionalmente é muito importante. Você também pode aproveitar a oportunidade para fazer uma ou duas perguntas sobre o que ele acabou de te dizer.

filho se sentir especial

Dessa forma, seu filho verá que você está atenta ao que ele diz e faz. Se no momento em que seu filho lhe diz alguma coisa você está ocupada, diga-lhe para esperar um momento e assim que possível preste atenção nele. Essa atitude não só o fará se sentir especial, como também irá melhorar a comunicação entre ambos.

Se o seu filho for muito pequeno e ainda não fala, o contato visual se torna mais importante. Ele vai tentar se expressar, e é importante que você preste atenção. Ao brincar ou alimentá-lo, não perca a oportunidade de fazer contato visual.

2. Passe um tempo ininterrupto com seu filho

Outra das atitudes que fazem o seu filho se sentir especial é definir um tempo para ficar com ele sem interrupções. Você não precisa dar um dia todo ou se afastar de todas as suas ocupações. Para o seu filho, é suficiente que você determine um período de tempo e que realmente se concentre nele.

As opções são variadas:

  • Ler uma história antes de dormir.
  • Sair para um passeio pelo parque todos os dias depois do almoço.
  • Brincar 10 minutos com seu filho depois de chegar do trabalho.

Essas são apenas três alternativas, mas você pode organizar algumas opções conforme puder. Enquanto estiver com o seu filho deixe o celular longe e se concentre apenas no que estiver fazendo.

3. Pergunte coisas que são importantes ao seu filho

Como mãe, certamente você conversa constantemente com seus filhos e lhes explica as dúvidas que eles têm. Mas uma das atitudes que fazem o seu filho se sentir especial e o faz se sentir importante é perguntar sobre o que lhe preocupa, interessa ou assusta.

Não se limite a perguntar “como foi a escola?” E ficar conformado com um “bem”. Vá além. Pergunte se ele tem dúvidas, se ele se sente confortável, se algo lhe incomoda. Essa é uma excelente forma de conhecer seus amigos e construir um laço de confiança entre ambos.

filho se sentir especial

Seus pequenos verão que você se importa com o que acontece em suas vidas e terão segurança em te perguntar qualquer coisa. É importante que você não lhes recrimines em nada do que te contam para evitar que essa confiança se desfaça.

Se fizeram uma travessura que foi muito errada, você pode lhes explicar a razão.

4. Demonstre amor pelas coisas que seu filho gosta

Sabemos que o ursinho com que dormem todas as noites não te gera o mesmo carinho que gera para ele. Mas se mostre interessada neste ursinho. Essa é a última das atitudes que fazem o seu filho se sentir especial.

Ao demonstrar que você sente amor e carinho pelas mesmas coisas que ele, ele sentirá que é importante para você. Ouça entusiasticamente quando ele fala para você sobre o castelo de areia que fez ou seu novo livro de colorir. Compartilhar algumas de suas paixões e passatempos para fazer com que ele se sinta confortável e apoiado é importantíssimo.

Incorpore essas quatro atitudes que fazem o seu filho se sentir especial na sua vida diária. Elas são fáceis de seguir e os resultados obtidos incluem uma boa comunicação, melhor compreensão e um filho mais seguro. Tudo que você precisa é de alguns minutos por dia.