4 benefícios de yoga para bebês

· 28 de janeiro de 2018

Yoga para bebês pode parecer uma atividade sem sentido nessa fase da vida. Mas não é verdade. Existe uma infinidade de vantagens por meio das quais é possível estreitar os laços com seus filhos.

Há anos, o yoga se transformou na prática escolhida por todas as pessoas que querem cuidar tanto do corpo quanto da mente. Essa prática, além de extremamente benéfica para o fortalecimento físico, também proporciona muita paz. Por isso, não deveria nos causar surpresa o recente surgimento do yoga para bebês.

Os pequenos, assim como os adultos, precisam se manter ativos. É verdade que no caso dos bebês e das crianças é muito mais simples. Mas isso não significa que praticar yoga é uma perda de tempo para eles. Pelo contrário: o yoga para bebês tem muito mais benefícios do que imaginamos.

Não é preciso estar estressado nem com dores nas costas para procurar aulas de yoga. Os exercícios, além de aliviar as dores, também são preventivos. Seu bebê vai se divertir como nunca. E você vai descobrir que pode compartilhar com seu filho muito mais experiências do que imaginava.

Muitas mulheres começam a praticar yoga logo após dar à luz. Essa prática ajuda a fortalecer o assoalho pélvico, contribuindo para que o corpo retorne ao seu estado original muito mais rapidamente. Se, além disso, adicionarmos a possibilidade de levar ao bebê para as aulas, os resultados podem ser duplamente benéficos.

yoga para bebês

4 benefícios do yoga para bebês

O yoga para bebês costuma ser recomendado a partir do segundo mês. Apesar disso, é possível começar a realizar asanas (posturas) e meditação no colo da mãe desde o nascimento. É preciso ter muito cuidado na hora de realizar esses movimentos. Não devemos nos esquecer de que os bebês são seres muito frágeis.

“Quando você encontra a paz dentro de si mesmo, você se transforma no tipo de pessoa que pode viver em paz com outras”

–Peace Pilgrim–

Fortalece a conexão entre mãe e filho

O yoga para bebês fortalece a relação entre a mãe e o filho. Cria um vínculo de confiança entre ambos, no qual o pequeno sente o tato e a proteção da mãe continuamente. É uma ótima maneira de entrar em sintonia e estreitar os laços com seu filho.

Não se pode esquecer de que essas atividades também podem ser praticadas pelos pais. Na verdade, é extremamente recomendável porque, assim, o bebê vai sentir o dobro de carinho.

Ajuda a mãe a se recuperar fisicamente após o parto

A gravidez e o parto são momentos incríveis. Mas também deixam nosso corpo machucado. O yoga para bebês dá a opção de começar a se exercitar logo após o parto. Pode ser que no começo algumas posturas sejam um pouco difíceis, mas é uma questão de costume, de prática.

A recuperação física após dar à luz não é instantânea. Mas você pode, sim, acelerar esse processo. Será bom para você, tanto física quanto psicologicamente. Da mesma maneira, os asanas e os pranayamas (respirações) vão ajudar você a controlar o estresse.

yoga para bebês

Permite que a mãe pratique yoga sem se separar do bebê

Se você é daquele tipo de mãe incapaz de se separar do seu bebê, essa alternativa é perfeita para você. Você pode ficar de olho no seu filho enquanto continua normalmente com sua vida, sem medo de estar perdendo alguma coisa. Também é recomendável para mães que desejam passar mais tempo de qualidade com os filhos.

Além disso, a partir do terceiro ano, seu filho poderá começar a participar das aulas como mais um aluno. Quem sabe ele não vai ter vontade de praticar yoga quando for mais velho?

É uma forma saudável de socializar

Você pode conhecer outras mães na mesma situação que você. O lado bom do yoga para bebês é que todas as alunas estarão na mesma situação. Você vai sentir muito apoio e empatia nessas aulas. Vocês, sem dúvidas, vão compartilhar experiências, conselhos e problemas do mesmo tipo.

Pode ser até que as crianças se tornem amigas como consequência de terem passado juntas por essa experiência tão bonita. Não prive seu filho da oportunidade de estar em contato com outros bebês.

Se existe um esporte saudável e que não exige grande esforço cardiovascular, é o yoga. Deixe-se seduzir pelos infinitos benefícios e por tudo de positivo que o yoga pode trazer para a sua família.

Quanto antes seu bebê começar a se exercitar, mais saudável vai ser. Da mesma maneira, os problemas de estresse e ansiedade que você tiver vão desaparecer, ao mesmo tempo em que sua flexibilidade e resistência vão melhorar perceptivelmente, melhorando todos os aspectos da sua vida.