Como construir uma forte relação com seu filho

· 11 de abril de 2017

Todos nós queremos ser bons pais, criar filhos felizes, saudáveis e como bom comportamento. É um sonho de todo pai e de toda mãe viver em um lar onde a disciplina não fosse necessária. O segredo para conseguir isso não vai além do que criar uma conexão mais forte com os filhos. Claro que você ama os seus filhos acima de tudo, mas isso não quer dizer que eles não precisem de disciplina ou que não deva reforçar o vínculo que une vocês.

Muitas vezes não é suficiente dizer aos filhos que os amamos, temos que mostrar e por em prática nosso amor todos os dias para que eles o sintam verdadeiramente. Quando você faz isso e mostra aos seus filhos como os ama, então eles precisarão de menos disciplina.

Por em prática o amor

Por em prática o amor deve ser sua maior prioridade, mas o quê é isso exatamente? O amor na prática significa prestar atenção refletindo sobre o que acontece entre vocês, ver as coisas a partir do ponto de vista de seus filhos, deixando de lado sua percepção de adulto. Lembrar que seu filho continua sendo esse bebê precioso que você recebeu em seus braços com todo o seu amor incondicional e toda sua esperança.

Talvez você pense que precisa fazer um grande esforço para poder se concentrar em outro ser humano, mas quando você está realmente presente na vida de seu filho e o amor que sente é incondicional, isso não exige nenhum esforço adicional da sua parte, pelo contrário, seus filhos darão a você toda a energia que precisa todo dia e farão você se sentir mais viva.

Estar presente ao lado de seu filho

90% das pessoas quando estão no seu leito de morte dizem que seu maior arrependimento é não ter estado mais próxima das pessoas que realmente amava em sua vida. Os pais com filhos adultos dizem que desejariam ter passado mais tempo com seus filhos, e que sem nos darmos conta… O tempo passa voando e nossos filhos crescem muito rápido.

Para estar presente e colocar em prática seu amor você apenas terá que prestar mais atenção neles. Da mesma forma que acontece com o amor de casal ou nas amizades, a relação com seu filho também precisa de atenção positiva para que dure. Quando me refiro à atenção positiva, claro que estou me referindo ao seu amor. Tudo que você prestar atenção vai prosperar e exigir tempo.

Todas as relações dão trabalho

Como acabamos de dizer mais acima, todas as relações exigem atenção, mas também trabalho. As boas conexões entre pais e filhos não surgem do nada, como também não é assim que se constroem bons casamentos. A biologia humana estaria morta há muito tempo se não tivéssemos na nossa natureza a necessidade de construir laços com outras pessoas.

As crianças amam seus pais de forma automática, mas os pais são os encarregados de manter essa conexão e esse vínculo forte. É por isso que todos os pais do mundo devem fazer um trabalho interno para saber se realmente estão fazendo todo o necessário para que seus filhos cresçam emocionalmente saudáveis, junto com o desenvolvimento de uma sólida relação entre pais e filhos.

Dê prioridade para passar um tempo com os seus filhos

É necessário que você dedique uma quantidade significativa de tempo para criar uma boa relação com o seu filho. Não existe um botão que permite a você começar a ter tempo de qualidade… Você deve criá-lo, prestando total atenção ao que faz com seu filho em cada momento. Não espere conseguir ter uma boa relação com seu filho se você for empregar todo o seu tempo para o trabalho e amigos.

Além disso, existem alguns fatores que não poderão fazer falta na relação diária de vocês se você quer ter uma forte relação com seu filho: confiança, respeito mútuo, interações diárias, boa comunicação e claro, disciplina positiva.