4 dicas para voltar à faculdade depois de se tornar mãe

· 8 de março de 2019
Voltar à faculdade após o nascimento do bebê não é nada fácil. Neste artigo, vamos te dar algumas ideias para que você possa aprender a se organizar. Tome nota!

A chegada de um bebê ao mundo traz consigo uma infinidade de responsabilidades. No entanto, isso não significa que as mães devem parar de fazer as atividades que mais tiverem vontade, como, por exemplo, fazer uma faculdade. Neste artigo, vamos te dar algumas dicas para voltar à faculdade depois de se tornar mãe.

É possível que, durante os estudos universitários, uma mulher engravide e isso impossibilite que ela continue os estudos. No entanto, após a criança ter nascido, pode ser um excelente momento para retomar as aulas. O fato de ser mãe não impede de ter tempo para si mesma e para as suas atividades.

É aconselhável levar a maternidade como mais uma experiência, igual a muitas outras. Inclusive, o fato de trocar a bolsa do bebê por uma de estudos pode ser um relaxamento para você, uma forma de desconexão. Além do mais, a retomada dos estudos gera um ritmo constante, o que pode levar a uma ótima organização de cada dia.

Ser mãe é um desafio por si só, mas ser estudante é um desafio adicional para uma mãe. Por consequência, quando chega a hora de voltar à faculdade, é ideal ter o apoio das pessoas ao seu redor. Deve-se saber que muitas horas vão ser investidas, que devem ser assumidas pelo pai do bebê ou pelos parentes.

Dicas para voltar à faculdade depois de se tornar mãe

A seguir, vamos te dar as melhores dicas para voltar à faculdade depois de se tornar mãe. Tome nota e anime-se para esse excepcional objetivo de vida!

1. Peça ajuda

Ser mãe e fazer uma faculdade não é uma tarefa nada fácil. Você provavelmente estará mais ocupada do que nunca e sentindo que não consegue lidar com a carga de responsabilidade. Então, por um lado, você vai precisar da ajuda dos colegas para reunir todas as anotações quando não puder ir à aula porque o bebê ficou doente, por exemplo.

Ser mãe e fazer uma faculdade não é uma tarefa nada fácil

Por outro lado, você deve ter o apoio indiscutível do seu parceiro e dos seus pais. Você vai precisar que cuidem do seu pequeno enquanto você vai às aulas ou às provas da faculdade. Confie nos seus entes queridos para aumentar a sua concentração e as chances de sucesso. Lembre-se de que outra alternativa é contratar uma babá.

2. Seja realista

A melhor parte de voltar a estudar como mãe é que você pode fazer isso no seu próprio horário. Mas é preciso saber as suas limitações. Se você não for realista quanto ao tempo que tem disponível, é menos provável que você preencha os requisitos do seu trabalho escolar.

Recomendamos que você se proponha metas menores e mais fáceis de alcançar. Certamente, isso vai te ajudar a ver o progresso que está alcançando a cada dia.

3. Estude à distância

Atualmente, existem muitas faculdades que oferecem programas online. Isso é feito em parte para apoiar as necessidades e demandas de muitas mães que voltam a retomar os seus estudos. Os cursos universitários online permitem que você faça o seu próprio horário.

De fato, os programas online são bastante flexíveis e os alunos geralmente podem concluir os cursos no seu próprio horário e no conforto de suas casas  por exemplo. Isso facilita a manutenção de um equilíbrio pessoal.

É ideal ter o apoio dos entes queridos. Muitas horas vão ser investidas, assim, alguns cuidados com o bebê deverão ser assumidos pelo pai ou pelos parentes.

4. Aproveite o tempo livre

Francamente, é possível que você não tenha muito tempo livre com a chegada do novo integrante da família. No entanto, se o bebê dorme bem durante o dia, você pode usar o tempo da soneca para estudar. Você só precisa fazer com que a hora do bebê dormir seja um pouco mais cedo e, assim, usar algumas horas para a sua formação.

 Aproveite o tempo livre

5. Organização

Por fim, se você quiser retomar os estudos, deve manter uma organização cuidadosa e meticulosa. Isso vai permitir que você tenha sucesso em qualquer atividade que queira fazer. Na realidade, as mães que vivenciam essa situação são corajosas e desenvolvem habilidades organizacionais impressionantes.

Finalmente, queremos concluir te desejando muita força para passar por esse processo, no qual você estará mais ocupada do que o habitual. É verdade que os desafios que uma mãe enfrenta nos seus estudos são numerosos, mas não são intransponíveis.

De qualquer forma, é um sacrifício que vale a pena o esforço. Então, você deve se sentir muito orgulhosa de ter a vontade de voltar à faculdade depois de se tornar mãe. Siga em frente em busca dos seus objetivos usando as recomendações listadas aqui!