Aulas de costura para crianças

· 26 de abril de 2018
Hoje em dia, as aulas de costura reúnem adeptos que se interessam pelo mundo dos tecidos, das agulhas e dos fios. Você sabe quais são os benefícios dessa atividade? Descubra neste artigo!

Anteriormente, pensava-se que o mundo da costura era exclusivo das mulheres. Ao mesmo tempo, há também quem opine que não é uma profissão de prestígio. No entanto, as aulas de costura para crianças estão ganhando popularidade. Em grande medida, isso acontece graças aos grandes benefícios dessa atividade.

Ver meninos e meninas costurando não é uma imagem muito frequente nos dias de hoje. Geralmente, os pequenos são movidos por outros interesses: a tecnologia, as telas ou os esportes. No entanto, costurar é uma atividade que proporciona grandes benefícios. Você quer saber quais são? Neste artigo, vamos analisar alguns pontos relativos a esse tema.

7 razões para matricular seus filhos em aulas de costura

São muitas as razões pelas quais você deveria pensar em matricular seus filhos em aulas de costura. A seguir, listamos algumas delas:

  • Vão usar o tempo livre para aprender um ofício útil para a vida toda.
  • Poderão testar suas habilidades ao entrar no desconhecido mundo da costura.
  • Vão conhecer os diferentes tipos de tecidos.
  • Vão desenvolver a criatividade.
  • Vão fazer novas amizades.
  • Poderão criar seus próprios modelos, assim como personalizar suas roupas com toques únicos.
  • Vão aprender a combinar cores e texturas.

Como você pode perceber, são muitas as vantagens que essas aulas proporcionam aos seus filhos. Essas vantagens serão muito úteis ao longo da vida, independentemente do sexo da criança.

Qual é a idade ideal para que as crianças aprendam a costurar?

Não seria correto dar uma resposta definitiva a essa pergunta. Pois as capacidades de cada criança são diferentes.

No entanto, podemos considerar que por volta dos cinco anos é uma boa idade para apresentar esse novo mundo às crianças. Porque não podemos nos esquecer de que o uso de agulhas ou máquinas não é recomendável para crianças muito pequenas.

Do que a criança precisa para fazer aulas de costura?

Na maioria dos casos não é obrigatório ter uma máquina de costura em casa. Por isso, não há desculpas para que seus filhos não sejam incluídos no mundo da costura.

No entanto, cada instituição pode exigir diferentes materiais de acordo com o tipo de aula que oferece. A maioria dos lugares que oferecem aulas de costura para crianças podem solicitar:

  • Agulhas de plástico para crianças.
  • Linhas.
  • Tesouras.
  • Cartolinas.
  • Retalhos de tecido.
  • Papel offset.
  • Cola ou fita adesiva.
  • Lápis de cor.
  • Réguas e esquadros.

Como você pode perceber, os materiais não são muito difíceis de encontrar. Por outro lado, você também não vai precisar gastar muito dinheiro.

Quais outros benefícios as aulas de costura proporcionam às crianças?

Se você ainda não se convenceu, citamos outros benefícios que as aulas de costura podem proporcionar aos seus filhos:

Ajuda a desenvolver a motricidade fina

Nessas aulas, as crianças vão desenvolver a motricidade fina. Elas também reforçam as habilidade motoras, pois realizam atividades que exigem pequenos movimentos. Esses movimentos devem ser realizados de maneira precisa e devem ser coordenados com a capacidade visual.

Um exemplo disso é recortar. Com essa atividade, são exercitadas as habilidades manuais e a coordenação visual. Outra atividade regular nas aulas de costura é a construção. Assim, as crianças desenvolvem agilidade nos dedos ao unir pedaços de pano de diferentes formas e tamanhos utilizando linha e agulha. Ao mesmo tempo, aprendem a dominar as mãos com precisão.

“A costura contribui com o desenvolvimento da motricidade fina, das habilidades motoras e da coordenação visual das crianças”

Proporciona o desenvolvimento da área cognitiva por meio da costura

Nessa arte, os pequenos vão potencializar a inteligência e a sensibilidade. Ao mesmo tempo, ambos os hemisférios são obrigados a trabalhar juntos. É nesse momento em que se desenvolvem atividades intuitivas, conscientes e inconscientes, de raciocínio analítico e matemático.

aulas de costura para crianças

Conselhos finais para os pais

Os pais podem ajudar seus filhos para que participem com bons aproveitamentos das aulas de costura da seguinte maneira:

  • Não manifeste a opinião de que costurar é uma atividade exclusiva para mulheres.
  • Tenha certeza de que está deixando seus filhos aos cuidados de pessoas responsáveis. Eles vão utilizar agulhas e tesouras e, para isso, precisam da supervisão adequada de um adulto.
  • Não menospreze o valor da criatividade.
  • Tenha consciência de que não é preciso ser adulto para ingressar no mundo da costura.

Talvez seus filhos se transformem nos próximos estilistas famosos da moda. Nunca se sabe… No entanto, não há dúvidas de que eles vão desenvolver a criatividades juntamente com novos amigos. Além disso, vão saber o que fazer quando um botão da camisa cair ou precisarem fazer barra numa calça nova.

Em todo caso, são muitos os benefícios proporcionados pelas aulas de costura para crianças. Apresente esse mundo para seus filhos!