4 receitas simples que as crianças podem fazer por conta própria

Vamos mostrar uma série de receitas que as crianças podem preparar por conta própria e, assim, divertir-se na cozinha. Que tal deixá-las colocar a mão na massa?
4 receitas simples que as crianças podem fazer por conta própria

Última atualização: 06 janeiro, 2022

É importante que as crianças se envolvam na cozinha desde cedo, para se habituarem às diferentes características organolépticas dos alimentos. Assim, é possível obter uma melhor aceitação e aumentar a variedade da dieta no futuro. Por isso, hoje vamos mostrar uma série de receitas simples que as crianças podem preparar por conta própria, para que tomem gosto pela arte culinária.

Porém, é importante observar que uma criança nunca deve ser deixada sozinha e sem supervisão na cozinha. É importante manter um certo grau de supervisão, pois nela existem vários elementos que podem ser perigosos, tais como facas ou fogo.

Embora as receitas que vamos comentar a seguir sejam simples e de baixo risco, todas elas requerem um certo grau de atenção por parte dos pais.

1. Sanduíches de abacate

O abacate é um dos alimentos com o maior teor de ácidos graxos da série ômega 3. Esses nutrientes têm se mostrado muito benéficos para a saúde em geral, pois auxiliam no controle dos níveis de inflamação e promovem o bom desenvolvimento do sistema nervoso central. Por tudo isso, é importante que eles apareçam com frequência no cardápio infantil.

  1. Para preparar este prato, deve-se começar por aquecer algumas fatias de pão em uma torradeira.
  2. Em seguida, espalhe um pouco de queijo de cabra nas torradas e coloque uma rodela de tomate por cima.
  3. O próximo passo é adicionar algumas fatias de peru, juntamente com o queijo Emmental, para finalizar com um abacate cortado em fatias.

2. Salada de macarrão

A salada de macarrão é o prato preferido de muitas crianças. Felizmente, ela é algo fácil de preparar e, por isso, elas  podem realizar essa tarefa por conta própria.

Este alimento é uma fonte de carboidratos de alta qualidade, embora também seja fonte de proteínas. É importante atender às quantidades necessárias destas últimas para evitar o desenvolvimento de patologias associadas à massa magra, de acordo com um estudo publicado na BioMed Research International.

  1. Para preparar uma deliciosa salada de macarrão, deve-se começar cozinhando esse ingrediente em água salgada, de acordo com as instruções do fabricante.
  2. Enquanto isso, corte um punhado de azeitonas, pimentão vermelho, tomate cereja e abacate, este último em cubos.
  3. Coloque todos os ingredientes em uma tigela, à qual deve ser acrescentada a massa escorrida e passada por água fria.
  4. Falta apenas enfeitar com um pouco de maionese caseira e pronto!

3. Pizza caseira

São muitas as opções para o preparo de uma pizza de massa pronta. Em todos os supermercados, é possível comprar esse tipo de produto. Basta colocar os ingredientes escolhidos por cima e assar a pizza resultante de acordo com as instruções da embalagem.

  1. Uma das melhores opções é prepará-la com presunto e rúcula, mas primeiramente é necessário colocar uma base de molho de tomate para hidratar os ingredientes.
  2. Cubra com queijo, de preferência mussarela.
  3. Asse a massa com um pouco de manjericão por cima e, 5 minutos antes de terminar de assar, acrescente o presunto fatiado.
  4. Assim que tirá-la do forno, coloque a rúcula lavada e fresca e finalize com um toque de parmesão ralado.

4. Salmão no papel alumínio

É imprescindível incluir os peixes na alimentação regular das crianças, principalmente o salmão que se destaca pelo alto teor de proteínas de altíssima qualidade e de ácidos graxos da série ômega 3. Prepará-lo em papel alumínio é realmente simples.

  1. Coloque uma posta de peixe lavado sobre o papel alumínio, com vários legumes cortados à julienne. Também existe a opção de fazer o mesmo em uma panela a vapor.
  2. Finalize o preparo com um pouco de azeite de oliva extra virgem, com sal e pimenta.
  3. A seguir, leve o pacote bem fechado ao forno e mantenha-o lá dentro por cerca de 15 minutos a 180 graus.

Crie receitas simples que as crianças possam fazer por conta própria

Como você viu, existem várias opções de receitas simples que as crianças podem preparar, precisando apenas de uma ajuda mínima dos pais. Porém, é sempre aconselhável ter cuidado nos processos de corte, usando facas com a ponta arredondada para evitar ferimentos ou descuidos.

Por fim, deve-se levar em consideração que o estabelecimento de bons hábitos alimentares durante as primeiras fases da vida é considerado decisivo para evitar rejeições no futuro. Desta forma, garante-se um consumo ideal de nutrientes, o que ajuda a manter uma boa saúde ao longo da vida.

Pode interessar a você...
Ensine seu filho a ter uma alimentação saudável
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Ensine seu filho a ter uma alimentação saudável

Nossa qualidade de vida está diretamente relacionada ao nosso estado de saúde, por isso é importante ensinar a ter uma alimentação saudável.



  • Ishihara, T., Yoshida, M., & Arita, M. (2019). Omega-3 fatty acid-derived mediators that control inflammation and tissue homeostasis. International immunology, Volume 31, Issue 9, Pages 559–567. Disponible en: https://doi.org/10.1093/intimm/dxz001
  • Martone, A. M., Marzetti, E., Calvani, R., Picca, A., Tosato, M., Santoro, L., Di Giorgio, A., Nesci, A., Sisto, A., Santoliquido, A., & Landi, F. (2017). Exercise and Protein Intake: A Synergistic Approach against Sarcopenia. BioMed research international2017, 2672435. Disponible en: https://doi.org/10.1155/2017/2672435