4 ideias de pizzas saudáveis para fazer em casa

Sabemos que todas as crianças adoram pizzas. Por isso, trazemos para você 4 ideias de pizzas saudáveis para fazer em casa. Para que você não as prive nem de suas receitas favoritas nem deixe de alimentar seus filhos de maneira saudável.
4 ideias de pizzas saudáveis para fazer em casa

Última atualização: 19 Maio, 2018

Hoje, iremos apresentar para você quatro ideias de pizzas saudáveis para fazer utilizando farinhas integrais ou de amêndoas, queijos frescos e com pouca gordura, substituindo os embutidos por vegetais. Além disso, é bom eliminar por completo o uso de farinhas e mudar a base por couve-flor.

Essas simples escolhas podem fazer a diferença entre um prato de comida rápida – mais conhecido como fast-food– e uma refeição saborosa e saudável que proporcione aos seus filhos os nutrientes necessários para seguir com seu crescimento saudável.

Por isso, a seguir vamos explicar para você como preparar essas receitas saborosas. Com certeza seus filhos vão gostar e nem sequer vão perceber a diferença.

4 ideias de pizzas saudáveis para fazer em casa

1-Usar farinhas integrais ou de amêndoas

Geralmente, a discussão sobre se as pizzas são uma receita que prejudica nossa saúde se concentra no ingrediente predominante que é a farinha refinada. Já é de conhecimento público que esse tipo de farinha, sem contar que não oferece nenhum benefício vitamínico, pode levar à obesidade se for consumidas em excesso.

No entanto, o que aconteceria se, então, decidíssemos substituir a farinha tradicional por outras opções. A princípio a opção mais procurada é a farinha de amêndoas; ela conta com baixo índice glicêmico, é rica em antioxidantes, fibras, minerais, vitaminas, fornece proteínas e também é uma opção para as crianças com problemas de diabetes.

Além disso, se você deseja fazer apenas uma mudança mais sutil na base, mas continuar utilizando a farinha de trigo pode fazer uma mistura acrescentando um percentual de farinha integral, aveia e linhaça. Seu filho não vai nem perceber a diferença.

preparação da pizza

2.-Escolher queijos ricos em proteína e pobres em gorduras

Uma boa escolha de queijos também pode transformar por completo uma pizza rica em gorduras em uma pizza saudável. A seguir, vamos dizer para você quais são os queijos mais ricos em proteínas e pobres em gorduras em ordem crescente:

  • Ricota
  • Cottage
  • Cheddar
  • Parmesão
  • Prato
  • Muçarela

Todos os queijos acima mencionados contam com uma quantidade de proteínas mais altas. Embora alguns, como o parmesão ou o prato contenham mais gorduras do que os demais da lista, se você acrescentar pouca quantidade vai garantir a medida exata.

“Essas escolhas simples podem fazer a diferença entre um prato de comida rápida e uma refeição saborosa e saudável”

3.-Substituir os embutidos por vegetais

De acordo com os anúncios da Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda-se que o consumo de presuntos e embutidos se restrinja a três vezes por semana no máximo. Devido à abundância de conservantes e aromatizantes que contêm.

Muitas crianças, inclusive, não podem consumir esses alimentos, pois são alérgicas aos sulfitos. Pensando nelas, a opção mais imediata como alternativa de ingredientes para as pizzas é o uso de vegetais como milho, pimentão, tomates secos, cebola, champignons, berinjela e brócolis.

Oferecer vegetais apetitosos para as crianças pode ajudar os pequenos a se familiarizar com esses alimentos e começar a consumir mais verduras.

4.-Base de pizza de couve-flor

Se no seu caso você deseja eliminar por completo a ingestão de farinha, trazemos esta opção, que também é muito deliciosa. O preparo é o seguinte:

Ingredientes:

  • 1 couve-flor grande
  • 1 ovo
  • 200 gramas de queijo muçarela ou parmesão ralado
  • Sal à gosto
pizza sem glúten

Você deve começar lavando bem o couve-flor e cortando o seu talo, em seguida pode colocar no processador ou também ralar. A seguir, coloque a mistura no micro-ondas por 5 ou 6 minutos ou no forno por volta de 10 minutos. Passado esse tempo, retire do calor e acrescente um ovo inteiro, o queijo da sua preferência, sal à gosto e misture bem.

Sobre o papel manteiga ou papel vegetal, coloque a mistura, espalhando para que fique no formato de uma esfera fina. Em seguida, coloque-a novamente no forno a uma temperatura aproximada entre 160º e 180º, por 25 minutos.

Pronto, já pode retirar e acrescentar os ingredientes que você mais gosta. Não se esqueça de acrescentar uma quantidade reduzida de queijo, já que você já tinha incluído na mistura para a base.

Com essas deliciosas ideias de pizzas saudáveis para fazer em casa, com certeza você vai poder manter um equilíbrio entre o fast-food que seus filhos adoram e as propriedades vitamínicas de que precisam para estarem saudáveis. Atreva-se!

Pode interessar a você...
Dieta durante a lactação: o que comer?
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Dieta durante a lactação: o que comer?

A dieta durante a lactação é de suma importância para manter seu bebê saudável e te manter compensada com as vitaminas e minerais que seu corpo pre...