Seis ideias para fazer com que as crianças comam peixe

· 26 de janeiro de 2019
O peixe é um alimento importante. Isso porque, entre outros nutrientes, possui um alto conteúdo de iodo. Mas como é possível fazer com que as crianças gostem?

Você tem dificuldade de fazer com que as crianças comam peixe? Não é segredo pra ninguém que ensinar os nossos filhos a comer corretamente é uma tarefa bem difícil.

Sempre encontramos crianças que gostam muito de determinada comida e não gostam de outra, o que acaba causando problemas tanto para nós como para elas, o que pode resultar até mesmo em uma má nutrição.

Por isso, os pais devem se utilizar da inteligência no que tange à comida. Principalmente perante aqueles pratos que normalmente não são muito apreciados pelos nossos filhos. O peixe é um desses ingredientes que as crianças não gostam muito de comer. Por isso, veremos a seguir como fazer com que as crianças comam peixe.

Quais são os benefícios do peixe na alimentação de crianças

A falta de iodo é a principal causa de acidentes ou lesões cerebrais na infância. O peixe é um alimento com alto teor desse nutriente. Sendo assim, se for incluído na dieta de nossos filhos, o seu desenvolvimento se dará da maneira correta.

O consumo de peixe ajuda a reduzir os níveis de triglicerídeos e melhora significativamente a saúde arterial em adultos. Se for incluído na dieta de nossos filhos, eles estarão fortalecidos contra esses males.

Por essa razão, não podemos eliminar os peixes da dieta diária. Trata-se de um alimento com alto valor nutricional, que proporciona proteínas, ácidos graxos essenciais (é rico em ômega-3), vitaminas A, D, E, ferro, cálcio e zinco.

Tudo isso estimula o crescimento e desenvolvimento de nossas crianças. Por isso, mostraremos alguns truques que serão úteis quando se aproximar o momento da refeição com peixes. Assim, será mais fácil incentivar e fazer com que seus filhos comam peixe.

Seis ideias para fazer com que as crianças comam peixe

1.- Para o bebê

Quando vamos preparar o peixe para o nosso bebê, ele deve ser feito no vapor, cozido ou assado.

É recomendável que os bebês comecem a consumi-lo a partir dos 12 meses para que comecem a conhecer novas texturas e sabores. Assim, quando estiverem maiores, já estarão acostumados a esse produto de mar.

peixe na dieta das crianças

2.- Polpa de peixe

É um grande aliado, já que você pode fazer nuggets na forma de figuras de animais do mar (peixes, estrela-do-mar, polvo).

Assim, a hora de comer será um momento alegre para as crianças. Além disso, elas vão se divertir comendo e você poderá fazer da hora da refeição uma grande brincadeira.

3.- Pizza ou macarrão com peixe

Com a intenção de ir incorporando os novos sabores que o peixe oferece ao paladar de nossos filhos, podemos preparar uma pizza de anchovas ou camarão de uma maneira sutil.

Com certeza, o macarrão é um dos pratos favoritos de nossos filhos. Então, devemos aproveitar esse ingrediente e combiná-lo com um delicioso salmão. Ele deve ser cortado em pedaços pequenos, refogado e acrescentado à massa. Sem dúvidas, os pequenos irão adorar.

“O peixe é um alimento com alto valor nutricional que fornece proteínas, ácidos graxos essenciais (é rico em ômega-3), vitaminas A, D, E, ferro, cálcio e zinco”.

 4.- Evite as espinhas

Tenha em conta isso toda vez que você for preparar peixes para os mais pequenos da casa. Você pode criar neles um trauma e ter problemas.

Por isso, aconselhamos comprar peixes que não tenham espinhas (atum, merluza, entre outros) ou, na sua ausência, remova a espinha com cuidado.

5.- Prepare peixes diferentes

Evite cozinhar os mesmos peixes sempre da mesma maneira. Devemos ser criativos quando estamos preparando o prato.

Dessa forma, teste o peixe com molhos ou combine-o com a sua comida favorita. Além disso, use cores que agradem às crianças. Todos esses elementos ajudam a tornar o prato mais apetitoso.

6.- Sabor e cheiro

Isso é de grande importância, já que alguns peixes têm cheiros e sabores fortes, especialmente se forem feitos no grill ou forem cozidos.

Por isso, recomendamos que o tempere com limão, ervas aromáticas e azeite de oliva. Você também pode servir como acompanhamento das guarnições preferidas da criança. Assim, será mais fácil para que os pequenos comam peixe.

peixe ao estilo veracruza

Lembre-se de que você deve dar um bom exemplo para os seus filhos. Por isso, deve evitar comer besteiras. Recomendamos também organizar os pratos que você vai preparar durante a semana. Assim, você terá tudo sob controle e os imprevistos não serão um problema.

Cozinhe com seus filhos para estimular o amor pela cozinha. Explique de uma forma simples os benefícios dos alimentos, como por exemplo: “O peixe vai te fazer crescer”, “A cenoura te permite enxergar melhor”, “O brócolis fará com que seus ossos se tornem mais fortes”, etc.

Assim, eles verão com paixão e entusiasmo cada um dos alimentos que compõem a sua dieta. Os modelos de nutrição são mais fáceis de incutir quando nossos filhos são crianças. Então, faça boas escolhas na alimentação dos seus filhos.

  • Macedo, M. de S., Teixeira, R. A., Bonomo, É., Silva, C. A. M. da, Silva, M. E. da, Sakurai, E., … Lamounier, J. A. (2012). Deficiência de iodo e fatores associados em lactentes e pré-escolares de um município do semiárido de Minas Gerais, Brasil, 2008. Cadernos de Saúde Pública. https://doi.org/10.1590/S0102-311X2012000200013

  • Gomes, R. C. F., Da Costa, T. H. M., & De Abreu Soares Schmitz, B. (2010). Avaliação do consumo alimentar de pré-escolares do Distrito Federal, Brasil. Archivos Latinoamericanos de Nutricion.