Seis ideias para fazer com que as crianças comam peixe

O peixe é um alimento importante. Isso porque, entre outros nutrientes, possui um alto conteúdo de iodo. Mas como é possível fazer com que as crianças gostem?
Seis ideias para fazer com que as crianças comam peixe

Última atualização: 26 janeiro, 2019

Você tem dificuldade de fazer com que as crianças comam peixe? Não é segredo pra ninguém que ensinar os nossos filhos a comer corretamente é uma tarefa bem difícil.

Sempre encontramos crianças que gostam muito de determinada comida e não gostam de outra, o que acaba causando problemas tanto para nós como para elas, o que pode resultar até mesmo em uma má nutrição.

Por isso, os pais devem se utilizar da inteligência no que tange à comida. Principalmente perante aqueles pratos que normalmente não são muito apreciados pelos nossos filhos. O peixe é um desses ingredientes que as crianças não gostam muito de comer. Por isso, veremos a seguir como fazer com que as crianças comam peixe.

Quais são os benefícios do peixe na alimentação de crianças

A falta de iodo é a principal causa de acidentes ou lesões cerebrais na infância. O peixe é um alimento com alto teor desse nutriente. Sendo assim, se for incluído na dieta de nossos filhos, o seu desenvolvimento se dará da maneira correta.

O consumo de peixe ajuda a reduzir os níveis de triglicerídeos e melhora significativamente a saúde arterial em adultos. Se for incluído na dieta de nossos filhos, eles estarão fortalecidos contra esses males.

Por essa razão, não podemos eliminar os peixes da dieta diária. Trata-se de um alimento com alto valor nutricional, que proporciona proteínas, ácidos graxos essenciais (é rico em ômega-3), vitaminas A, D, E, ferro, cálcio e zinco.

Tudo isso estimula o crescimento e desenvolvimento de nossas crianças. Por isso, mostraremos alguns truques que serão úteis quando se aproximar o momento da refeição com peixes. Assim, será mais fácil incentivar e fazer com que seus filhos comam peixe.

Seis ideias para fazer com que as crianças comam peixe

1.- Para o bebê

Quando vamos preparar o peixe para o nosso bebê, ele deve ser feito no vapor, cozido ou assado.

É recomendável que os bebês comecem a consumi-lo a partir dos 12 meses para que comecem a conhecer novas texturas e sabores. Assim, quando estiverem maiores, já estarão acostumados a esse produto de mar.

peixe na dieta das crianças

2.- Polpa de peixe

É um grande aliado, já que você pode fazer nuggets na forma de figuras de animais do mar (peixes, estrela-do-mar, polvo).

Assim, a hora de comer será um momento alegre para as crianças. Além disso, elas vão se divertir comendo e você poderá fazer da hora da refeição uma grande brincadeira.

3.- Pizza ou macarrão com peixe

Com a intenção de ir incorporando os novos sabores que o peixe oferece ao paladar de nossos filhos, podemos preparar uma pizza de anchovas ou camarão de uma maneira sutil.

Com certeza, o macarrão é um dos pratos favoritos de nossos filhos. Então, devemos aproveitar esse ingrediente e combiná-lo com um delicioso salmão. Ele deve ser cortado em pedaços pequenos, refogado e acrescentado à massa. Sem dúvidas, os pequenos irão adorar.

“O peixe é um alimento com alto valor nutricional que fornece proteínas, ácidos graxos essenciais (é rico em ômega-3), vitaminas A, D, E, ferro, cálcio e zinco”.

 4.- Evite as espinhas

Tenha em conta isso toda vez que você for preparar peixes para os mais pequenos da casa. Você pode criar neles um trauma e ter problemas.

Por isso, aconselhamos comprar peixes que não tenham espinhas (atum, merluza, entre outros) ou, na sua ausência, remova a espinha com cuidado.

5.- Prepare peixes diferentes

Evite cozinhar os mesmos peixes sempre da mesma maneira. Devemos ser criativos quando estamos preparando o prato.

Dessa forma, teste o peixe com molhos ou combine-o com a sua comida favorita. Além disso, use cores que agradem às crianças. Todos esses elementos ajudam a tornar o prato mais apetitoso.

6.- Sabor e cheiro

Isso é de grande importância, já que alguns peixes têm cheiros e sabores fortes, especialmente se forem feitos no grill ou forem cozidos.

Por isso, recomendamos que o tempere com limão, ervas aromáticas e azeite de oliva. Você também pode servir como acompanhamento das guarnições preferidas da criança. Assim, será mais fácil para que os pequenos comam peixe.

peixe ao estilo veracruza

Lembre-se de que você deve dar um bom exemplo para os seus filhos. Por isso, deve evitar comer besteiras. Recomendamos também organizar os pratos que você vai preparar durante a semana. Assim, você terá tudo sob controle e os imprevistos não serão um problema.

Cozinhe com seus filhos para estimular o amor pela cozinha. Explique de uma forma simples os benefícios dos alimentos, como por exemplo: “O peixe vai te fazer crescer”, “A cenoura te permite enxergar melhor”, “O brócolis fará com que seus ossos se tornem mais fortes”, etc.

Assim, eles verão com paixão e entusiasmo cada um dos alimentos que compõem a sua dieta. Os modelos de nutrição são mais fáceis de incutir quando nossos filhos são crianças. Então, faça boas escolhas na alimentação dos seus filhos.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Zhou SJ., Condo D., Ryan P., Skeaff SA., et al., Association between maternal iodine intake in pregnancy and childhood neurodevelepment at age 18 months. Am J Epidemiol, 2019. 188 (2): 332-338.
  • Stella AB., Cappellari GG., Barazzoni R., Zanetti M., Update on the impact of omega 3 fatty acids on inflammation, insulin resistance and sarcopenia: a review. Int J Mol Sci, 2018.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.