Receita de pão de banana para crianças

Você já experimentou pão de banana? Vamos ensinar a preparar essa iguaria de forma simples para que você possa saborear pela manhã ou à tarde com os pequenos.
Receita de pão de banana para crianças

Última atualização: 18 dezembro, 2021

O pão de banana é um alimento de grande aceitação entre as crianças e apresenta características nutricionais superiores ao pão de farinha tradicional. Além disso, pelo seu sabor, é o protagonista dos cafés da manhã ou lanches infantis.

Lembre-se de que o consumo de carboidratos por crianças é essencial. Contudo, é preciso garantir que esses nutrientes sejam sempre de alta qualidade, evitando aqueles com alto índice glicêmico, como os ultraprocessados.

Tome nota e comece a trabalhar!

Ingredientes para preparar pão de banana

Ingredientes: farinha, banana, nozes, ovos e manteiga.

Para preparar esse pão de banana, você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 375 gramas de farinha.
  • 2 colheres de chá de fermento.
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio.
  • 2 colheres de chá de canela.
  • 100 gramas de açúcar mascavo.
  • 3 ovos.
  • 125 mililitros de azeite virgem extra.
  • 3 bananas médias.
  • Um punhado de nozes.

Esse alimento também pode ser feito com a adição de adoçantes artificiais para substituir o açúcar. De qualquer forma, esse tipo de aditivos pode impactar a microbiota das crianças e gerar problemas de saúde a médio prazo. Por exemplo, alterações na digestão e no metabolismo dos nutrientes. Portanto, é necessário ter cuidado com esses ingredientes.

Passo a passo

Você deve começar untando uma assadeira. Além disso, preaqueça o forno a cerca de 180 graus. Depois que essas duas etapas forem concluídas, você pode começar a fazer a massa.

  1. Pegue uma tigela grande e peneire a farinha. Adicione também o bicarbonato de sódio e a canela.
  2. Mexa bem e acrescente o açúcar mascavo.
  3. Quando todos os ingredientes estiverem bem misturados, reserve por alguns minutos.

Ao mesmo tempo, amasse as bananas com um garfo. Recomendamos que você escolha frutas bem maduras.

Em uma tigela separada, bata os ovos com o óleo. Quando os dois ingredientes estiverem bem integrados, acrescente a pasta de banana e mexa novamente.

Para continuar com a receita, você deve juntar as duas preparações que estão separadas. Recomenda-se usar uma espátula de plástico para evitar que a massa grude e para obter uma textura bem homogênea.

Por fim, despeje todo o conteúdo da tigela no recipiente untado e decore com as nozes por cima. Asse por 45 minutos e deixe esfriar antes de desenformar.

A partir daqui basta cortar o pão de banana em rodelas e saborear. Lembre-se de que pode ser guardado vários dias em local fresco e seco, desde que coberto.

Benefícios do pão de banana

O pão de banana é um alimento capaz de fornecer carboidratos complexos. Contudo, deve-se ressaltar que contém açúcares em seu interior, por isso seu consumo deve ser moderado. Foi demonstrado que a exposição crônica a grandes quantidades desses elementos altera o metabolismo das crianças.

Por outro lado, esse produto concentra uma quantidade significativa de potássio em seu interior. Esse mineral é essencial para manter a pressão arterial sob controle, pois a modula para baixo. Tem efeito oposto ao sódio, conforme evidenciado por pesquisas publicadas no Journal of Clinical Hypertension.

Agora, não se esqueça de oferecer às crianças pão de banana acompanhado de um alimento proteico para uma contribuição nutricional mais completa. As proteínas são necessárias para o correto desenvolvimento dos músculos, principalmente as de alto valor biológico. Estas devem representar metade da ingestão diária recomendada do nutriente.

Irmãs cozinhando juntas.

Faça esse pão de banana para as crianças

O pão de banana é um alimento que triunfa entre os pequenos. Pode ser incluído no contexto de uma alimentação saudável, desde que consumido com moderação. É importante limitar a exposição das crianças a açúcares simples e sempre priorizar a ingestão de carboidratos complexos.

Por outro lado, tenha em mente que para alcançar uma boa saúde é necessário combinar bons hábitos alimentares com a prática regular de exercícios físicos. Transmitir essas rotinas desde os primeiros estágios da vida é um ponto-chave para o bom funcionamento do corpo por toda a vida.

This might interest you...
Receitas com frutas para crianças
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Receitas com frutas para crianças

A seguir, vamos apresentar uma grande variedade de receitas com frutas para crianças. Certamente, elas vão gostar de prepará-las com você e comê-la...



  • Ojo O. (2019). Dietary Intake and Type 2 Diabetes. Nutrients11(9), 2177. https://doi.org/10.3390/nu11092177
  • Chmielewski, J., & Carmody, J. B. (2017). Dietary sodium, dietary potassium, and systolic blood pressure in US adolescents. Journal of clinical hypertension (Greenwich, Conn.)19(9), 904–909. https://doi.org/10.1111/jch.13014