5 ações que favorecem a aquisição da linguagem nas crianças
A fala nos permite interagir facilmente com nossos pares. Essa é a importância que o seu correto desenvolvimento tem, desde que o bebê está no útero, para a convivência entre os seres humanos. Para facilitar essa tarefa, te convidamos a conhecer 5 ações que favorecem a aquisição da linguagem nas crianças.
Aquisição da linguagem nas crianças
Muitas mães ficam preocupadas quando seus filhos ainda não começaram a pronunciar palavras enquanto outros com a mesma idade já estão fazendo isso.
A linguagem pode ser afetada por várias causas. Algumas delas derivam da saúde da criança, isto é, que o sistema nervoso tenha ou não se desenvolvido corretamente, bem como sua habilidade auditiva e o aparelho articulatório.
Também há a influência da sua relação com os adultos. Nela, deve prevalecer um estímulo adequado que fortaleça a comunicação, a motivação, que facilite a interação e que impulsione a imitação como um elemento de aprendizagem. As crianças aprendem a falar, em grande medida, conforme escutam os seus pais fazendo isso.
Ações que favorecem a aquisição da linguagem nas crianças
Entre 0 e 6 meses
Falar com o bebê, mesmo que ele só balbucie
Desde o momento do seu nascimento, devemos conversar bastante com o bebê, mesmo que pensemos que ele não vai compreender o que estamos falando ou que ele não poderá responder.
Uma das ações que favorece a aquisição da linguagem nas crianças é começarmos a nos comunicar com elas desde que elas ainda são bebês. É neste momento que as crianças começam a relacionar foneticamente os objetos no ambiente.
Assim, você pode contar histórias curtas para o seu filho, que o estimulem a imitar os movimentos da boca e os sons que são reproduzidos com essa atividade.
Imitar os sons que o seu bebê emitir
Quando a criança começar a emitir sons ou balbuciar, é aconselhável que a pessoa responsável a imite, olhando para o seu rosto. Dessa forma, a criança começará a se comunicar e o fato de o adulto responder com uma ação semelhante à sua fará com que ela entenda que atingiu o seu objetivo de ser compreendida.
A partir dos 6 meses
Massagens faciais
Fazer massagens no rosto do bebê, de forma muito suave, vai estimular os músculos envolvidos na linguagem, tais como bochechas, maxilar superior e inferior, entre outros. Assim, além de estimulá-lo, você também fortalecerá o vínculo com o seu bebê ao manter esse contato constante.
Este tipo de estimulação pode ser usada para familiarizar a criança com as partes do rosto dela, a fim de alimentar o seu vocabulário, já que, ao apontá-las e mencionar os seus nomes repetidamente, essa informação ficará gravada.
Assim, ao mesmo tempo em que estivermos fazendo a massagem em uma área, podemos pronunciar o seu nome de forma clara e pausada, favorecendo o desenvolvimento da linguagem duplamente.
Exercitar a respiração
As atividades relacionadas à respiração são uma das ações que favorecem a aquisição da linguagem nas crianças, pois, ao aprender a distinguir entre aspirar, expirar e soprar, elas posteriormente poderão controlar a intensidade, duração e direção dessas ações para conseguir emitir os sons adequadamente.
Entre as atividades que podem ser feitas para que as crianças desenvolvam as suas competências linguísticas, as brincadeiras com bolinhas de pingue-pongue se destacam.
As crianças devem soprar as bolinhas para fazer com que elas rolem sobre uma superfície estável e, dependendo da força aplicada, elas também poderão ver como elas se movem, a velocidade com que fazem isso e em qual direção se movem.
Outra ferramenta divertida para estimular a respiração é o uso de instrumentos musicais, tais como flautas, gaitas e até mesmo apitos. Com eles, as crianças aprenderão a controlar a quantidade de ar ao soprar e, dependendo da sua intensidade, ouvirão o som emitido e a duração dele.
Apoio e exemplo
O mais importante para o bom desenvolvimento da linguagem nas crianças é receber o melhor exemplo e apoio das pessoas ao seu redor. Por isso, devemos ouvi-las com respeito, sem interrompê-las enquanto estiverem falando e, caso cometam algum erro, devemos corrigi-las pacientemente, sem ridicularização nem críticas.
Além disso, devemos evitar falar de forma negativa sobre o desenvolvimento linguístico das crianças enquanto elas estiverem presentes, pois isso poderia causar uma reação contrária ao que queremos e, consequentemente, diminuir a sua autoestima.
Por fim, há muitas ações que favorecem a aquisição da linguagem nas crianças, mas o mais importante é permitir que elas se desenvolvam no seu próprio ritmo, apoiando-as e estimulando-as constantemente.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Audiosocial.es. (2018). Adquisición del lenguaje: etapas – audiosocial.es. [online] Disponible en: https://www.audiosocial.es/es/2013/05/22/ninos-etapas-de-la-adquisicion-del-lenguaje/
- Navarro Pablo, M. (2003). Adquisición del lenguaje. El principio de la comunicación. Cauce, 26, 321-347. https://idus.us.es/xmlui/bitstream/handle/11441/13138/file_1.pdf?sequence=1
- Oléron, P. (1985). El niño y la adquisición del lenguaje. Ediciones Morata.
- Vila, I. (1991). Lingüística y adquisición del lenguaje. Anales de Psicología/Annals of Psychology, 7(2), 111-122. https://revistas.um.es/analesps/article/view/28361