Músicas e sons para ajudar seu filho a dormir

· 24 de outubro de 2018
Quando as crianças estão em fase de desenvolvimento, o sono é uma das principais preocupações dos pais.

Nos primeiros meses, parece que todo o esforço dos pais gira em torno de tentar fazer o bebê dormir ou tentar fazer com que ele continue dormindo.

O sono é uma das coisas que mais tem efeito sobre o comportamento e o bem-estar tanto da criança. Assim como, é claro, do resto da família.

A boa notícia é que a ciência descobriu que existem músicas e sons que ajudam as crianças a dormir.

Há algum tempo, começou a circular pela internet um link de uma música chamada Weightless, que foi desenvolvida por neurocientistas.

De acordo com um estudo da MindLab International, é a melodia mais relaxante que existe atualmente.

Essa música foi composta em 2011 e é resultado de uma parceria entre a banda Marconi Union e a Academia Britânica de Terapia Auditiva que a produziram exatamente com essa intenção.

Logo, as pessoas começaram a testar essa música com seus filhos para ver se funcionava mesmo e se conseguiam acalmá-los.

Na verdade, os resultados têm sido um pouco diversos. Há aqueles que disseram não ter notado nenhuma diferença.

Houve pais que disseram que a música parecia deixar o bebê mais inquieto. Mas também houve pais que se tornaram fãs da música e dizem ser a melhor coisa que aconteceu na vida deles.

Os pesquisadores concluíram que essa música relaxante, chamada Weightless, é capaz de reduzir os níveis de estresse em 65% e baixar as pulsações em 35%.

Os arranjos musicais dessa composição foram pensados para induzir uma espécie de estado de transe nos ouvintes. A música é tão relaxante que não é recomendado ouvir quando está dirigindo ou realizando atividades de risco.

a dormir

O ruído branco também é uma boa opção para ajudar seu bebê a dormir

Se você não sabe do que se trata, o ruído branco é um som constante e indefinido. Como, por exemplo, o secador de cabelo ou o aspirador de pó.

Talvez você já ouviu falar de bebês com cólica que parecem ser consolados somente com o barulho do secador de cabelo.

A teoria diz que é porque se lembram do som que ouviam enquanto estavam no útero.

Por mais que não pareça, o útero é um lugar muito barulhento já que se pode ouvir o som do coração e do sangue sendo bombeado ao redor do útero.

Tanto que quando os bebês ainda são recém nascidos, o silêncio da noite pode até assustá-los.

Muitos pais começaram a usar o ruído branco pensando que iria ajudar somente a criança a dormir mais rápido.

Mas logo muitos descobriram que também serve para evitar que barulhos repentinos da casa a acordem.

Enquanto as crianças dormiam com o ruído branco, os pais puderam manter suas vidas diárias normalmente sem medo de despertá-las.

Ao longo do tempo, quando essas crianças já estavam um pouco maiores, eram elas mesmo que pediam para colocar o ruído branco. Principalmente quando estavam fora de casa ou queriam dormir no carro.

Essa prática também as ajuda a identificar que é hora de dormir. Assim, as crianças que ouvem o ruído branco costumam cair no sono mais rápido. Ou pelo menos relaxam e se preparam mentalmente para dormir.

a dormir

Há muitas canções que podem ajudar seu bebê a dormir

Com o advento da tecnologia e do boom atual dos aplicativos para celulares e tablets, os pais usam aplicativos que reproduzem o ruído branco.

Você pode ter um celular antigo que use somente para isso. O celular não precisa de chip, internet ou Wi-Fi. Você pode simplesmente baixar e pronto! Terá uma tranquilidade portátil aonde quer que vá.

Procure o aplicativo em sites de download pelo nome de White Noise Baby que encontrará facilmente.

Além do ruído branco, também há outras opções de sons como o barulho de um trem, batimentos cardíacos, secador de cabelo, chocalhos ou música clássica.

Claro que, além dessas mencionadas, você poderá encontrar muitas outras opções.

Além do ruído branco e a música Weightless, algumas mães recomendam também alguns vídeos do YouTube que ajudam seus bebês se acalmarem e dormir.

Um dos mais recomendados entre todas é o vídeo “Baby Got Colic”. Aparentemente, o som é bastante eficaz para acalmar os bebês, principalmente aqueles que têm cólica.

As mães que usam esse vídeo como som ambiente colocam o telefone virado para baixo, escondendo o seu conteúdo visual.