8 exercícios para fortalecer os músculos do seu bebê

11 de fevereiro de 2018
A prática de exercícios é recomendável para todas as idades. Começar a fortalecer os músculos do bebê desde cedo vai beneficiar seu sistema locomotor e circulatório.

O exercício é fundamental na vida de qualquer pessoa para manter uma saúde adequada. Com a atividade física, a circulação melhora, a gordura em excesso é queimada e os ossos e músculos são colocados em movimento.

Devido a isso, é recomendável que você coloque em prática os seguintes exercícios para fortalecer os músculos do seu bebê.

Durante os primeiros anos de vida, o bebê precisa adquirir tônus muscular para se sentar, engatinhar ou andar. Por meio da atividade física, você poderá ajudar a fortalecer os pequenos músculos para que o pequeno adquira as habilidades motoras necessárias.

Além disso, o momento do exercício será ideal para passar um momento com seu bebê e ajudar a construir hábitos saudáveis.

 “Quanto maior for o nível de energia, mais eficiente será o corpo. Quanto mais eficiente for o corpo, melhor você vai se sentir e mais vai usar seu talento para produzir resultados incríveis”

-Anthony Robbins-

Os melhores exercícios para fortalecer os músculos do seu bebê

Estudos revelam que os bebês e as crianças em idade pré-escolar precisam ter, pelo menos, meia hora de exercícios por dia. Implementar essa atividade na rotina familiar vai diminuir as chances de sobrepeso e de outras doenças associadas a essa condição.

fortalecer os músculos do seu bebê

Por que são necessários exercícios para fortalecer os músculos do seu bebê?

O desenvolvimento cerebral está diretamente vinculado com a atividade muscular nas crianças, especialmente desde quando são bem novas.

As crianças que carecem de desenvolvimento muscular não constroem conexões neurais tão efetivas quanto as que praticam atividade física regularmente.

Além disso, como já mencionamos, quando as crianças se exercitam desde cedo, elas têm mais chances de continuar com esse hábito na fase adulta. Desde cedo, o bebê pode começar a desenvolver flexibilidade, coordenação e equilíbrio.

De 0 a 6 meses

  • Coloque o bebê deitado de barriga para baixo na cama e coloque seus dedos indicadores entre suas mãos. Quando ele os apertar, pegue nas suas mãozinhas e impulsione para elevar o tronco da cama. O bebê vai aumentar pouco a pouco a força e vai tentar levantar seu próprio corpo. Mantenha-o elevado por alguns segundos e, em seguida, volte a apoiá-lo com delicadeza.
  • Coloque o bebê em posição vertical ao lado do seu ombro. Nessa posição, ele vai conseguir levantar a cabecinha por alguns segundos. Você deve se certificar de apoiar as costas do bebê nos seus braços para que o corpo dele não se incline para trás.
  • Coloque o bebê de barriga para baixo em uma superfície macia, mas firme. Durante os primeiros meses, o pequeno não vai fazer muita coisa nessa posição, mas à medida que crescer isso vai mudar. Ele vai tentar virar a cabeça e apoiar o corpo nos antebraços para olhar ao redor.
  • Coloque o bebê de costas e segure seus pés. Alterne os movimentos segurando uma perna esticada e colocando a outra no seu peito. Repita esse movimento três vezes com cada perna e deixe o bebê descansar antes de fazer de novo.

fortalecer os músculos do seu bebê

De 6 a 12 meses

  • Quando o bebê estiver deitado de costas, segure nos antebraços e o coloque sentado mantendo as costas eretas. Segure-o por alguns segundos e, em seguida, deixe-o voltar à posição inicial. Repita o exercício quatro vezes.
  • Coloque o bebê de barriga para baixo e cuidadosamente coloque os antebraços dele nos seus ombros. Em seguida, segure-o pelo quadril e levante-o até formar um ângulo de 45° em relação ao solo. Deixe que o bebê descanse sobre seus antebraços.
  • Outro exercício para fortalecer os músculos do seu bebê deve começar com o pequeno deitado de costas. Segure a perninha direita e, mantendo-a reta, leve-a até sua orelha esquerda. Volte à posição inicial e repita o movimento 5 vezes alternando com a outra perna e a orelha.
  • O exercício que é comumente conhecido como “bicicleta” também é adequado para os pequenos dessa idade. Deite-o sobre as costas, segure os pezinhos e simule o movimento que as pernas fazem ao pedalar.

Lembre-se de que é fundamental que você envolva seus filhos nos hábitos do condicionamento físico. E, certamente, você pode reunir sua família durante a prática da atividade física.

Além de ser uma prática saudável, é uma ótima estratégia para promover a convivência familiar. Ajudar seus filhos a ter costumes saudáveis lhes permitirá ser adultos felizes e com rotinas adequadas.

Recomendados para você