5 brincadeiras para seus filhos aprenderem matemática
A matemática, o pensamento abstrato e a noção numérica e lógica da realidade são pontos muito importantes da educação das crianças em idade escolar. Trata-se de incorporar esses pontos – pelo menos os básicos – à nossa realidade. E, em seguida, praticamente de forma automática, usá-los diariamente em nossas vidas. A matemática é um pilar da educação tradicional e seu aprendizado é fundamental na escola.
Enquanto há crianças que nascem com uma curiosidade natural sobre esses temas científicos, também existem aquelas que – mais movidos por outros gostos, como o esporte, as artes e as letras – não têm tanto interesse em matemática.
É nosso dever motivá-las mais e fazê-las estudar com brincadeiras e atividades extracurriculares.
Veja a seguir essas ideias de cinco brincadeiras para que seus filhos aprendam matemática.
Combinar números e formas
Quando as crianças estão sendo introduzidas no mundo dos números, uma ótima opção é o jogo da memória. Elas podem tentar relacionar as formas e os números.
Um jogo da memória em que a ideia seja juntar formas geométricas e números, assim como combinar a carta com a quantidade de imagens que tem a ver com o número.
Esse tipo de brincadeira é inclusive muito fácil de ser elaborada. É necessário apenas uma cartolina colorida, tesouras e imaginação para fazer essa atividade junto com o seu filho.
Músicas
Estimule a memória das crianças e o aprendizado da matemática com músicas sobre números. Da mesma forma, criar um jeito de relacionar a ordem ou a classificação de números pelo som da música servirá como brincadeira para aprender a somar ou diminuir.
Os filmes e séries de televisão em que se ensina às crianças através da música têm comprovado a eficácia dessa forma de aprendizagem dinâmica e divertida.
Adivinhação
A adivinhação e as charadas são uma maneira divertida de desenvolver o raciocínio lógico. Comece com uma adivinhação simples e vá aumentando a complexidade à medida que a criança supera os obstáculos.
Esportes
Fazer as crianças praticar esportes é uma excelente maneira de mantê-las em forma, além de estimular o raciocínio matemático. A conta das voltas, pulos, bolas ou conquistas que cada um consegue fazer, assim como manipular o placar ou a classificação geral do torneio é interessante para introduzir a matemática sem que elas percebam.
Aplicativos de videogames
Atualmente, existe uma diversidade de aplicativos e sites onde é possível encontrar jogos para introduzir a matemática aos pequenos ou melhorar sua compreensão dos conceitos. Além disso, esses jogos online ou para fazer download consolidam o conhecimento que a criança adquire na escola. Faça da tecnologia uma aliada para facilitar o aprendizado do seu filho.
Por exemplo, baixe no seu celular e no computador programas de agilidade mental. No videogame, privilegie os jogos didáticos. As crianças se divertem, aprendem e exercitam uma competição saudável.
Jogos de robótica, laboratórios e astronomia são outros que podem ser bem aproveitados na hora de ensinar ciências exatas às crianças.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Carmona Medeiro, E., & Cardeñoso Domingo, J. M. (2019). Situaciones basadas en juegos de mesa para atender la elaboración del conocimiento matematico escolar. Épsilon.
- Domecq, M. I. J. (2005). Jugar: la forma más divertida de educar(Vol. 88). Palabra.
- i Peris, F. J. S. (2015). Gamificación. Education in the Knowledge Society, 16(2), 13-15. https://www.redalyc.org/pdf/5355/535554758002.pdf
- Gaitán, V. (2013). Gamificación: el aprendizaje divertido. Recuperado el, 15.
- Lupiáñez Gómez, J. L., & García Schiaffino, M. (2019). Juegos de estrategia y resolución de problemas de matemáticas. Épsilon. https://thales.cica.es/epsilon/sites/thales.cica.es.epsilon/files/epsilon101_6.pdf
- Marín-Díaz, V. (2015). La gamificación educativa. Una alternativa para la enseñanza creativa. Digital Education Review, (27). https://revistes.ub.edu/index.php/der/article/download/13433/pdf
- Maz-Machado, A., & Jiménez, N. (2012). Ajedrez para trabajar patrones en matemáticas en Educación Primaria. Revista Épsilon, 29(81), 105-111. https://core.ac.uk/download/pdf/60888611.pdf
- Ortegón Avilez, G. P., & Galvis Rodríguez, Y. M. (2015). Recorrido histórico por algunos puzles aritméticos de lápiz y papel y su importancia en el aula de clase. http://funes.uniandes.edu.co/12180/1/Ortegon2015Recorrido.pdf
- Rodríguez, M. E. (2010). La matemática: ciencia clave en el desarrollo integral de los estudiantes de educación inicial. Zona próxima, (13), 130-141. https://www.redalyc.org/pdf/853/85317326009.pdf
- Saneleuterio, E., Alonso-Stuyck, P., & García-Ramos, D. (2019). Educar jugando y dialogando. Derechos de la infancia, intencionalidad, familia y lenguaje. Revista sobre la infancia y la adolescencia, (17), 40-48. https://riunet.upv.es/handle/10251/130219