9 Benefícios da música no desenvolvimento de bebês e crianças

· 13 de novembro de 2016

A música é uma das artes que mais traz benefícios às crianças em todas as fases de seu desenvolvimento. Desde o momento da concepção é possível utilizar a música para estimular as crianças e transformá-las em pessoas mais alegres, sociáveis, sensíveis e intuitivas. Veremos a seguir quais são os benefícios da música nas diferentes fases do desenvolvimento infantil:

9 Maravilhosos benefícios da música

1. Melhora o funcionamento do cérebro:

A música está relacionada aos altos desempenhos acadêmicos. Uma criança que vivenciou períodos de exposição à música apresenta um desenvolvimento cerebral melhor. A música estimula partes do cérebro relacionadas à leitura, à matemática e à forma com que as crianças lidam com as emoções que experimentam.

2. Melhora a memória:

Uma criança com formação musical consegue memorizar com mais facilidade, principalmente quando a música é utilizada exclusivamente para memorização. O contato com a música potencializa as habilidades de concentração, atenção e memória.

3. Ajuda a socializar:

Tocar algum instrumento pode ajudar as crianças a deixar de lado a timidez. Uma criança que faz parte de um grupo ou que frequenta aulas de música aprende a trabalhar em grupo e expressar ideias com clareza. Além disso, a música exige o desenvolvimento de habilidades como liderança e disciplina.

4. Melhora a autoestima:

As crianças que gostam ou têm conhecimento sobre música são mais seguras de si mesmas. Quando aprendem a tocar algum instrumento elas percebem que podem desenvolver habilidades que não sabiam que possuíam.

5. Ensina a ser paciente:

Com a música, a sensação de satisfação pode ser imediata. Mas quando as crianças mergulham em um processo de aprendizado visando ter resultados, como por exemplo produzir melodias que lhe agradam, elas percebem que um processo requer paciência. É preciso dedicação e trabalho em equipe para ver os resultados.

6. Espaço de relaxamento:

A música é um meio para chegar a um estado de relaxamento e satisfação, tanto para adultos como para crianças. É uma atividade que envolve nossas vidas direta ou indiretamente. A música pode ser usada para ajudar no relaxamento das crianças ou em terapias para tratar transtornos de déficit de atenção e de hiperatividade.

7. Ajuda a aprender constantemente:

Às vezes, uma canção é a melhor maneira de ensinar algo às crianças. A educação musical é cada vez mais popular devido aos excelentes resultados que produz. O aprendizado fica mais divertido, dinâmico e espontâneo.

musica-2

8. É uma forma de expressão:

É inegável que a melhor forma de expressar qualquer tipo de sentimento ou de emoção é por meio da música. Uma boa decisão é deixar que as crianças escolham um instrumento e um tipo de música que permita canalizar sua energia criativa.

9. Ensina disciplina:

O hábito de praticar todos os dias é fundamental, principalmente quando se aprende a tocar um instrumento. Com uma rotina estabelecida as crianças se tornarão mais disciplinadas em diferentes áreas da sua vida.

A música e as fases do desenvolvimento

A música durante a gestação e os primeiros meses de vida:

As crianças conseguem reconhecer melodias de músicas muito antes de saber o significado das palavras. O movimento e o balbucio são ações físicas estimuladas pela música. Durante as primeiras fases da vida é mais conveniente incentivar músicas com significados alegres. Mas sempre com o volume baixo, caso contrário elas podem estimular excessivamente os pequenos.

Uma boa ideia é cantar rimas simples com uma ou duas frases para que a música faça efeito. Você não precisa ter dons musicais para conseguir com que seus filhos aproveitem dos benefícios da música.

musica-3

A música para as crianças que começam a andar:

Os pequenos dessa idade adoram se movimentar e dançar ao ritmo de músicas. Com a ajuda de canções você pode estimular o desenvolvimento da linguagem, da memória e da socialização. Usando ritmos simples é possível ensinar rotinas e palavras novas, por exemplo, ou proporcionar momentos de descontração para a criança cantar e dançar.

A música na idade pré-escolar:

As crianças adoram cantar e aprender coisas por meio de músicas. Essa é a idade ideal para estimular a fala e fazer com que as crianças adquiram consciência rítmica. Canções simples sobre coisas familiares são ideais para melhorar suas habilidades comunicativas. Além disso, a música favorece o desenvolvimento de ambos os hemisférios do cérebro.