5 conselhos para que seu filho não se torne um vagabundo
A preocupação de muitos pais de família, atualmente, é que seus filhos não tenham o melhor desempenho nos seus empregos e em seus estudos, ou pior ainda, que nem sequer se sintam motivados a iniciar um projeto. Neste artigo vamos mostrar a você alguns conselhos para que seu filho não se torne um vagabundo e se torne produtivo e motivado.
1. Envolvê-lo nas atividades do casa
É fundamental que a criação de seus filhos desde pequenos dê a eles responsabilidades conforme à sua idade e às suas possibilidades. O fato de pedir a eles que arrumem seus brinquedos, que levem sua roupa suja ao lugar adequado ou que se encarreguem de pôr a mesa na hora da comida, ajudará claramente que tenham consciência do dever.
O valor do trabalho deve ser cultivado desde os primeiros anos de vida; para motivá-los, você pode usar pequenas, mas significativas palavras de estímulo que incentivem as crianças a continuar realizando com entusiasmo as suas tarefas.
2. Procure não se tornar um provedor de dinheiro este é um dos conselhos para que seu filho aprenda a dar valor nas conquistas
Não se trata de não dar aos seus filhos dinheiro que precisam, mas você deve evitar seguir seus caprichos e premiá-los sem que antes tenham ganhado esse dinheiro.
Receber pequenas recompensas quando realizaram bem os deveres que você encarrega eles de fazer, pode ajudar eles a adquirirem a consciência de que para receber um prêmio eles precisam realizar em primeiro lugar um trabalho, da mesma forma que no trabalho. Obtemos o dinheiro em troca de um serviço prestado.
3. Mostre através de um exemplo
Naturalmente, a primeira ação que mostrará aos seus filhos a importância do trabalho é ver como os seus pais são trabalhadores. Ao ver que se motivam certas atividades e que elas são realizadas com vontade, se sentirão interessados para encontrar uma vocação e começar a trabalhar para desenvolvê-la.
É conveniente que os envolva em suas atividades para que pouco a pouco avaliem se se sentem atraídos por alguma profissão em especial.
4. Motive-os a realizar atividades nas quais eles devam se comprometer
Um aspecto que todos os pais de família deveríamos levar em consideração, é proporcionar aos nossos filhos a possibilidade de participar em atividades diferentes na escola. É uma boa ideia inscrevê-los em uma aula de música, convidá-los a praticar algum esporte ou perguntar a eles quais são os seus hobbies preferidos.
Encontrar uma atividade do agrado de seus filhos, fará com que eles se sintam comprometidos e que você encontre razões para que eles as façam de forma voluntária, sem a necessidade de pressioná-los.
Permitir a falta de comprometimento desde a infância, é tornar possível que durante a idade adulta eles apresentem comportamentos preguiçosos e dificuldades para realizar de maneira adequada os trabalhos em que se engajem.
5. Trabalhe ao seu lado: um dos melhores conselhos para que seu filho seja sempre seu parceiro
A melhor maneira de mostrar ao seu filho a importância do trabalho, é trabalhar junto com eles. Você poderá trabalhar passo a passo e também resolver suas dúvidas à medida que elas apareçam. Além de compartilhar tempo de qualidade e fortalecer a comunicação familiar, você conseguirá que pouco a pouco ele construa sua vocação ao trabalho.
Em todas as tarefas que realize com seus filhos, mostre a eles que o mais importante é dar tudo de si para que cada ação gere o melhor dos resultados possíveis. Ao longo do caminho também aprenderá que é necessário ter tolerância com a frustração e que seus planos nem sempre sairão como você espera.
Conselhos para que seu filho adolescente pouco motivado mude de atitude
É muito comum ver as crianças não terem motivo para fazer as coisas com vontade, por isso, com as seguintes orientações você terá uma ideia mais clara de como aumentar a sua motivação.
- Quando encarregar ele de uma tarefa, faça-o na forma de uma brincadeira para que não se sinta trabalhando.
- Dê a ele palavras de consolo cada vez que ele realize uma boa ação. O estímulo é um excelente aliado.
- Seja constante com as regras e tarefas que encarregue a ele de realizar, assim ele vai adquirir com mais facilidade o hábito do trabalho.
- Envolva toda a família, não somente a pessoa que não tem nível tão alto de motivação.
- Divida as tarefas de maneira igual. Nenhum membro da família deve se sentir com maior carga de trabalho.
- Estabeleça prazos para o cumprimento das tarefas. Cada ação que você estabelecer deve ser realizada em um tempo que você estipule de maneira consciente.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Méndez, R. (2010). La lateralidad influye en los problemas de aprendizaje. Revista digital para profesionales de la enseñanza, 2. https://www.feandalucia.ccoo.es/docu/p5sd7428.pdf
- Pallares, J. A. (2012). El niño incomprendido. Editorial AMAT.
- Rodas Huayta, M. T. (2019). La motivación como estrategia de aprendizaje en los niños. http://repositorio.untumbes.edu.pe/handle/UNITUMBES/1724