Fernanda Lima diz que filho não é presente: “Maternidade é responsabilidade”

Veja o relato sincero da atriz e apresentadora Fernanda Lima sobre a maternidade real e descubra o que ela tem a dizer para as futuras mamães.
Fernanda Lima diz que filho não é presente: “Maternidade é responsabilidade”

Última atualização: 05 abril, 2022

A maioria das mulheres que se tornam mães comentam que tiveram um choque de realidade em relação à idealização da maternidade que é difundida. Com a chegada do bebê, tem início uma rotina intensa, na qual o cansaço, a falta de tempo e obviamente o amor incondicional estão sempre presentes.

Tem se tornado cada vez mais comum vermos mulheres fazendo desabafos sobre a própria experiência como mães, nos quais elas abrem o coração e fazem um relato de como é a real rotina da maternidade.

E não é diferente com as mulheres famosas. Apesar de o público geralmente pensar que existe um grau de exigência menor (pois elas podem contar com a ajuda de profissionais cuidadores), obviamente essas mulheres estão muito presentes na vida dos filhos e por isso também sofrem com cansaço, sentimentos de culpa e tempo insuficiente para fazer tudo.

Esse é o caso da modelo e apresentadora Fernanda Lima, que sempre se mostra muito ativa na vida dos filhos, além de ser uma das mulheres que exibe e mostra a realidade da maternidade nas redes sociais.

No começo desse mês, a modelo, que é mãe de três filhos (Francisco e João, gêmeos de 13 anos e Maria Manoela, de 2, todos fruto de seu relacionamento com Rodrigo Hilbert) fez um desabafo sobre o cansaço gerado pela rotina de ser mãe.

Em uma foto com a filha mais nova, ela escreveu um “textão” que gerou empatia e surpresa pela sinceridade de suas palavras.

A maternidade real

No texto a apresentadora diz que não dorme há dois anos e se sente exausta desde o primeiro enjoo da gravidez. Ela listou algumas de suas diversas tarefas como mãe, como banho, brincadeiras, trocas de fralda, cuidado e atenção com os filhos adolescentes, refeições, educação, etc.

Fernanda confessa que as vezes chora de cansaço e se sente como um “neném pedindo colo”. Mas ela ainda enfatiza que outras mães precisam enfrentar um desafio ainda maior, com mais tarefas como lavar roupa, cozinhar, bater cartão, etc.

Complementando seu texto, Fernanda deixou uma mensagem sincera para outras mães e futuras mamães sobre a forma como ela entende a maternidade:

“Alô meninas, se liguem: filho não é presente. Maternidade é responsabilidade. É desafiador. Hoje, na minha segunda viagem como mãe, aprendi a ser mais paciente, mais presente e menos culpada. De resto, a privação vem de todos os lados. ‘Né’ mole, não. O trabalho, o projeto, o livro, a série, o esporte, aquela viagem com as amigas… tudo pra depois, quem sabe um dia, daqui uns 10 anos. Mães, nosso lugar deve estar bem guardado”.

O desabafo foi tão sincero que chamou a atenção de diversas mães, que se sentiram identificadas com os desafios de Fernanda. Elas responderam com comentários de apoio e elogios.

O marido da apresentadora, Rodrigo Hilbert, que trabalha como ator e apresentador, aproveitou a postagem da esposa para dizer: “Eu de longe, gravando sem poder dividir. É isso mesmo, homens: DIVIDIR não é ajudar! Te amo demais mulherão da p#%#!”.

Apesar da polêmica que desabafos como o de Fernanda podem provocar, essa é a realidade de muitas mães, que precisam enfrentar no dia a dia o cansaço e a falta de tempo, mas dão tudo de si pela felicidade e saúde dos filhos.

Pode interessar a você...
5 coisas sobre a maternidade que não são como me contaram
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
5 coisas sobre a maternidade que não são como me contaram

Como você imaginou que seria sua maternidade? É igual à realidade? Veja 5 coisas sobre a maternidade que não são como me contaram.