5 filmes infantis para assistir com os avós
Os avós marcam a vida de qualquer criança. Por isso, vários filmes infantis transformaram estes tesouros preciosos da infância em protagonistas capazes de transmitir valores. Conheça os cinco filmes infantis que todo neto pode assistir com seus avós.
Os avós são pessoas adoráveis que devido ao seu amor e compreensão inesgotáveis, marcam nossas vidas. Normalmente são condescendentes e os melhores conselheiros, graças à experiência e à sabedoria que adquiriram com o passar dos anos.
Por isso, vários filmes infantis transformaram estes membros importantes de todas as famílias em protagonistas ou personagens de destaque com os quais podemos continuar aprendendo e, por que não, amando, mesmo na ficção.
Estamos falando de nada mais nada menos do que dos admiráveis avós. Nos filmes infantis, eles transmitem bondade, valores, astúcia e, fundamentalmente, muita paciência e empatia com seus netos, deslumbrados com a figura deste tesouro tão apreciado.
- A Fantástica Fábrica de Chocolate. Um menino muito humilde ganha um bilhete de acesso à misteriosa e fantástica fábrica de Willy Wonka e deve escolher um adulto para acompanhá-lo nessa visita tão esperada. Charlie escolhe a pessoa que mais admira: seu bondoso avô.
Juntos, eles verão a derrota de outras crianças convocadas para os desafios do extravagante chocolateiro, que põe à prova os valores ensinados aos pequenos. É assim que o protagonista e seu avô, sem saber, superam os desafios.
A avareza, o egoísmo, a soberba e a desobediência são algumas das atitudes que acabam afastando as crianças do “grande prêmio”. Portanto, os únicos que conseguem vencer são Charlie e seu avô que, guiados pela bondade e pela humildade e seguindo seus princípios, chegarão até o fim da aventura, onde serão novamente colocados à prova.
- Up – Altas Aventuras. Uma comovente história cheia de valores que pode chegar a arrancar algumas lágrimas e criar pés de galinha.
Trata-se de um avô que apesar de seu mau humor e da pouca paciência, resultado da solidão e das reviravoltas do destino transmite amor e perseverança de sobra.
Este protagonista nostálgico e sonhador não têm filhos, nem netos. Mesmo assim, é um exemplo para as crianças. Especialmente de seu pequeno companheiro de aventuras, de quem cuida e concorda mesmo sem conhecer. Com o menino, o idoso também realizará a viagem mais significativa de sua vida.
O adorável avô de ‘Up’ nos dá um exemplo de amor, fidelidade, perseverança e esforço, isto é, aprofunda valores fundamentais para a educação das crianças.
- O Pequeno Príncipe.Trata-se do filme infantil recente que aborda a história eterna e mágica de Antoine de Saint-Exupéry mas, nesta oportunidade, é narrada de uma forma diferente: através do olhar de uma menina e seu vizinho, um senhor com o qual ela estabelece uma amizade.
Desta maneira, ambos descobrem, emocionados, a história do Pequeno Príncipe, um menino originário do Asteroide B612 que aterriza no deserto e constrói uma amizade com um piloto que teve seu avião danificado.
O Pequeno Príncipe os ensinará a ver o mundo com outros olhos – olhos infantis. O mesmo ocorre com o avô desta história, que renasce ao sentir-se rejuvenescido.
- A órfã Heidi é levada por sua tia para viver com seu avô paterno, um senhor rabugento que mora em uma casinha nos Alpes.
A protagonista olha para o avô com um pouco de medo e desconfiança por achá-lo estranho. Ele é uma pessoa calada, com costumes muito definidos e com a intenção de isolar-se de todos. Por outro lado, a menina é impulsiva, emocional e espontânea.
Assim, o desafio consiste em aprender a conviver e a amar o outro como ele é. Só assim, Heidi, com seu frescor e ingenuidade, conseguirá que seu avô abra o coração, enquanto o idoso oferecerá à neta um exemplo de esforço, perseverança e trabalho.
- Pocahontas- Embora tenha falecido há algum tempo, o espírito da sábia avó da protagonista desta bela história permanece por perto, e costuma dar os melhores conselhos no velho salgueiro da colina.
Este filme da Disney é baseado em fatos reais e conta a cativante história de amor entre uma princesa indígena e um marinheiro britânico. Pocahontas é ajudada por sua avó para sair de uma encruzilhada que acaba com sua tranquilidade: ela deve fazer o que coração manda, diz ou simplesmente seguir o que sua cabeça e o senso comum dizem?