5 histórias infantis para professores
As histórias infantis são fundamentais para o crescimento intelectual das crianças. Ao contar histórias para os alunos, os professores podem transmitir conhecimento com mais facilidade, fazendo com que o cérebro comece a trabalhar ativando a capacidade cognitiva.
As histórias infantis são uma maneira ideal de criar laços afetivos com os pequenos, estimular a imaginação, diminuir os medos, e, em alguns casos, até dar coragem para a criança.
Os professores de educação infantil podem contar histórias aos seus alunos rotineiramente, estabelecendo um horário específico. Essa atividade também é uma maneira de relaxá-los quando estiverem muito agitados.
O que o professor deve considerar na hora de contar as histórias infantis?
Quando o professor conta histórias para seus alunos, deve levar vários fatores em consideração:
- Dar voz, gesto e personalidade diferentes para cada personagem da história. Isso é um jeito de fazer a criança visualizar o enredo com mais facilidade.
- Para tornar a história mais convincente e interessante, deve tentar visualizar a história.
- Dar uma entonação adequada para cada momento da história, combinada com a voz e até mesmo atuar.
Atividades que o professor pode fazer depois de contar histórias infantis
Certamente as histórias são muito benéficas para as crianças. Depois de contar uma história, os professores podem fazer algumas atividades divertidas para complementar. Aqui estão algumas sugestões:
- Inventar outras histórias com os mesmos personagens.
- Imaginar finais diferentes.
- Contar a história de novo, mas dessa vez começando do final.
- Fazer perguntas sobre a história.
- Lembrar das características dos personagens.
- Fazer atividades sonoras, como imitar os animais ou outros sons.
- Fazer um desenho sobre a história ou sobre os personagens.
- Ouvir ou procurar músicas que se relacionem com a história.
5 histórias infantis que ensinam lições para as crianças
Ensinar valores através dos contos é uma maneira simples e divertida de educar as crianças, pois elas absorvem naturalmente ao ouvir e entender o que acontece. A seguir, listamos 5 histórias infantis que os professores podem usar em sala de aula:
Chapeuzinho Vermelho e O Lobo e os 7 Cabritinhos
Essas duas histórias ensinam as crianças a nunca desobedecerem aos pais. Além disso, elas explicam a importância de ser cautelosos e não confiar estranhos. Também trazem a ideia de que a família deve ser valorizada e a importância de cuidar dos idosos.
Os Papagaios Disfarçados
Essa história é um conto do Equador. Ela ensina o valor da amizade verdadeira, que torna as pessoas mais generosas de forma desinteressada e as fazem cuidar dos outros à sua volta. Além disso, transmite a importância de ser grato e humilde e de pedir perdão quando errar.
O Passarinho Remendado
Esta história do argentino Gustavo Roldán ensina a desenvolver a capacidade de resolver problemas e sair de situações difíceis. Além disso, as crianças aprendem que podem ser corajosas apesar dos obstáculos e das dificuldades.
A Tartaruga e a Águia
Graças a esta leitura as crianças podem aprender a pensar antes de agir. Elas também aprendem a reconhecer que devem aceitar conselhos dos adultos ou das pessoas com quem convivem, pois caso contrário podem ter consequências desagradáveis.
Além disso, destaca como elas podem aprender a mostrar empatia desde cedo.
A Árvore Confusa
Esta história foi adaptada de uma antiga fábula do Oriente. Ensina que todos os seres humanos são diferentes um do outro, com capacidades e qualidades únicas que os fazem distinguir-se entre si.
Portanto, com essa história as crianças podem aprender a se conhecerem e se sentirem bem consigo mesmas, sem precisar imitar ou parecem outras pessoas. Além disso, esse conto mostra o valor da sinceridade.
Benefícios das histórias infantis em sala de aula
Contar histórias estimula as crianças desenvolverem várias habilidades, entre as quais:
- Melhorar o comportamento de maneira geral pois as histórias transmitem valores.
- Encorajar a criança a superar os próprios medos, que às vezes podem ser prejudiciais.
- Exercitar a memória nas crianças desde cedo.
- Aumentar a capacidade de percepção e compreensão das crianças.
- Estimular a linguagem, pois com a história é possível aumentar o repertório de palavras do vocabulário.
- De uma certa forma, ajuda a preparar para as dificuldades da vida.
- Aprender a importância de ser respeitoso, compreensivo e responsável.
- Adquirir o hábito de leitura desde a infância.
Concluindo, as histórias infantis são um instrumento mágico durante os anos escolares. Elas abrem as portas da escritura e da leitura, assim como do respeito, da convivência, da tolerância e do amor.
As histórias infantis tornam as crianças mais sensatas, pois nelas encontram mensagens que as permitem entender como se comportar. Além disso, aprendem a escutar atentamente os outros e a serem pacientes.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Ruz, R. P., & Buñuel, P. S. L. (2014). Los cuentos populares/tradicionales en educación infantil. Una propuesta a través del juego. E-motion: Revista de Educación, Motricidad e Investigación, (2), 32-47. http://www.uhu.es/publicaciones/ojs/index.php/e-moti-on/article/view/2375/0
- Marín-Díaz, V., & Sánchez-Cuenca, C. (2015). Formación en valores y cuentos tradicionales en la etapa de educación infantil. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 13(2). http://158.69.118.180/rlcsnj/index.php/Revista-Latinoamericana/article/view/1990
- Paz, C. E. S., & Edy, C. (2005). El cuento infantil: una experiencia de lenguaje integral. Revista electrónica de la red de investigación educativa, 1(2). http://revista.iered.org/v1n2/pdf/csandoval.pdf