5 receitas com sorvete: escolha a melhor opção para o verão

8 de julho de 2019
Refresque-se e aprecie algumas deliciosas receitas com sorvete durante os dias quentes de verão. Essa opção é uma ótima ideia, pois é sempre bem-vindo saborear uma sobremesa deliciosa, a qualquer hora do dia.

Você tem dificuldade para escolher qual sobremesa preparar? Não se esqueça de que você tem à sua disposição uma infinita variedade de ingredientes para combinar e fazer receitas com sorvete. A seguir, vamos apresentar algumas muito simples e saborosas.

Para essas receitas, você pode usar frutas frescas picadas, em calda, em forma de purê ou geleias, por exemplo. Também são incluídos biscoitos, bolos de diferentes sabores, tortas, suspiros, wafers, entre outros. Todos esses ingredientes combinam com o sorvete, tanto como acompanhamento quanto como recheio.

5 receitas com sorvete fáceis de preparar

As receitas a seguir são deliciosas e nutritivas, além de usarem ingredientes simples. Sem dúvida, são ideais para compartilhar com a família.

1. Bolo especial: bolo gelado com chocolate

Essa é uma receita muito fácil de preparar. Nem é preciso dizer que, certamente, ela é deliciosa e refrescante.

Ingredientes:

  • Mistura para preparar um bolo de chocolate de tamanho médio.
  • ½ xícara de sorvete de chocolate.
  • 1,5 kg de sorvete de baunilha.
  • ½ xícara de gotas de chocolate.

Modo de preparo:

Primeiramente, prepare o bolo de chocolate de acordo com as instruções da embalagem. Coloque a mistura em um molde retangular médio, desenforme e espere esfriar. Em seguida, corte duas camadas no meio.

À parte, deixe o sorvete à temperatura ambiente e cubra a forma que já foi usada para o bolo com papel filme. Comece a primeira camada com sorvete de baunilha e, então, adicione uma camada de bolo. Em seguida, adicione o sorvete de chocolate, outra camada de bolo e finalize com uma camada de sorvete de baunilha.

Leve ao congelador por 3 horas. Desenforme e remova o papel filme. Por fim, decore a gosto com as gotas de chocolate. Essa receita rende 18 porções.

Receitas com sorvete fáceis de preparar

2. Bananas ao uísque com sorvete

Essa é uma das receitas com sorvete mais fáceis de preparar e para a qual poucos ingredientes são utilizados. No entanto, o seu sabor, textura e apresentação beiram um estilo gourmet.

Ingredientes:

  • 4 bananas descascadas.
  • 120 ml de uísque irlandês.
  • 110 g de açúcar mascavo.
  • 110 g de manteiga.

Modo de preparo:

Primeiramente, em uma frigideira, em fogo médio, derreta a manteiga, adicione o açúcar e o uísque. Deixe ferver e mexa constantemente até que o açúcar se dissolva.

Em seguida, abaixe o fogo para o mínimo e coloque as bananas para cozinhar até que fiquem caramelizadas. Sirva rapidamente com uma bola de sorvete de baunilha. Rende 4 porções.

3. Sobremesa gelada com doce de leite

A receita é personalizável, visto que a quantidade de ingredientes a ser usada depende de quantas porções você quer fazer e das suas preferências. Além disso, você pode substituir os suspiros por cereais, frutas ou confeitos.

Ingredientes:

  • Quantidade necessária de doce de leite.
  • Creme de leite.
  • Chocolate ralado.
  • Pêssego ou banana em calda e suspiros.

Modo de preparo:

Para começar, bata o creme de leite com o doce de leite até ficar firme. Tome cuidado para não talhar. Se você quiser um sabor bem doce, adicione mais doce de leite. Porém, se você preferir um sabor mais suave, adicione mais creme de leite.

Para servir, alterne uma camada dessa mistura, uma de suspiros e uma de pêssego em calda, na ordem que preferir. Como último passo, leve ao freezer por algumas horas.

“Duvido que o mundo tenha para qualquer pessoa uma surpresa mais emocionante do que a primeira aventura com sorvete”.
—Heywood Broun—

4. Receita de sorvete de queijo

Um delicioso sorvete de queijo é ideal para saborear se você quiser uma sobremesa deliciosa, elegante e refrescante.

Ingredientes:

  • 200 g de cream cheese.
  • 2 iogurtes naturais.
  • 6 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro.
  • Wafers ou casquinhas de sorvete.
  • 1 colher de sopa de geleia de framboesa.

Modo de preparo:

Primeiramente, bata os iogurtes com um batedor manual, adicione o açúcar e misture bem. Adicione o queijo e não pare de misturar até obter um creme homogêneo.

Em seguida, coloque o creme em outro recipiente e adicione a geleia. Mexa com um garfo. Cubra com papel filme de forma que ele toque o sorvete. Por último, leve ao congelador por cerca de 2 horas.

Sirva o sorvete com wafers ou casquinhas de sorvete. Além disso, você também pode adicionar algumas frutas frescas ou pedaços de chocolate.

Receita de sorvete de queijo

5. Torta gelada de morango

As receitas com sorvete de frutas são muito nutritivas e agradáveis. Vá em frente e faça essa sobremesa em casa e assim você verá como ela é fácil de fazer.

Ingredientes (para 12 porções):

  • 1 kg de morango.
  • 7 iogurtes naturais sem açúcar de 125 g cada.
  • 250 g de biscoitos, preferencialmente retangulares.
  • 250 g de queijo mascarpone.
  • Suco de uma laranja.
  • Açúcar e extrato de baunilha a gosto.

Modo de preparo:

Primeiramente, coloque os morangos para macerar por 20 minutos com o suco de laranja e 4 colheres de sopa de açúcar, tudo bem misturado.

Enquanto isso, em outro recipiente, misture o queijo mascarpone com o iogurte, o extrato de baunilha e o açúcar a gosto. Devemos bater até que a mistura fique espessa e, então, refrigerar por 10 minutos.

Ao mesmo tempo, prepare uma forma retangular com cerca de 30 centímetros de comprimento. Você deve cobri-la com papel filme, de tal forma que ele sobre nas laterais mais estreitas para que seja mais fácil desenformar.

O próximo passo é pegar os morangos marinados, reservar metade e processar a outra metade no liquidificador apenas com o próprio líquido que soltaram. Você pode adicionar mais açúcar se desejar.

Em seguida, prossiga colocando camadas na forma. Comece com o creme de iogurte e mascarpone, depois coloque uma camada de morangos macerados picados.

Em seguida, continue com uma camada de biscoitos. Repita o processo e, então, termine com uma camada de biscoitos. Ajuste cuidadosamente para cobrir tudo. Por fim, leve à geladeira por 10 minutos e decore a torta com o restante do creme de iogurte e mascarpone.

Em resumo

Com essas deliciosas receitas com sorvete, você não precisa temer os dias de verão e as altas temperaturas. Pelo menos no que se refere a experimentar deliciosas sobremesas, você já tem várias soluções à mão.