A importância da convivência em casa

6 de julho de 2019
A convivência em casa é muito importante para o desenvolvimento pessoal de cada integrante da família.

Uma boa convivência em casa ajudará a desenvolver valores fundamentais na criança durante o seu crescimento, bem como fortalecer os laços familiares entre as outras pessoas da família.

A importância da convivência em casa não só é importante para as crianças, como também, de uma forma ou de outra, todos aprendemos e continuamos a desenvolver valores essenciais.

O que significa a expressão convivência em casa?

A convivência em casa pode ser definida como um espaço onde um grupo de pessoas com laços que se relacionam entre si vivem diariamente e onde há conversas sobre as suas preocupações, experiências cotidianas e qualquer outro aspecto que as influencie.

Valores proporcionados pela convivência em casa

A convivência em casa proporciona muitos valores caso seja desenvolvida diariamente. A seguir, vamos mostrar uma lista dos mais importantes para que, dessa forma, você esteja ciente da importância de uma conversa, de uma palavra de ajuda ou de um gesto bonito em relação a uma pessoa da sua família.

  • Facilidade para se expressar com outras pessoas.
  • Facilidade para ouvir as outras pessoas.
  • Segurança emocional ao expressar os sentimentos.
  • Sentimento de aconchego e apoio.
  • Autoestima positiva ao fazer as coisas.

A inclusão dos telefones celulares em casa

A telefonia móvel, e mais especificamente a internet e as redes sociais, chegaram a quase todos os lares do mundo. Normalmente, cada pessoa da família tem o seu próprio celular e, às vezes, há até mesmo um tablet e um computador para cada um.

Valores proporcionados pela convivência em casa

As novas tecnologias, as mensagens instantâneas e o fato de ter as informações necessárias em poucos segundos fazem com que fiquemos mais atentos a um dispositivo eletrônico do que às pessoas ao nosso redor.

Por todas essas razões, a fim de promover a convivência em casa, devemos evitar ficar atentos ao telefone celular o tempo todo. Às vezes isso é difícil devido a questões de trabalho ou problemas familiares, mas devemos tentar deixar os aparelhos eletrônicos de lado quando chegamos em casa.

Temos que estar cientes de que aquilo que é verdadeiramente importante na vida é encontrado nas pessoas ao nosso redor, e não em uma tela.

De que maneira podemos incentivar a convivência em casa?

Se você quer promover uma melhoria na convivência em casa, a seguir, vamos mostrar uma série de atividades para serem feitas em família, de tal forma que vocês poderão se divertir juntos.

Comer juntos

As vidas das pessoas de uma família podem ser muito diferentes ao longo do dia. Por exemplo, podem ter horários completamente diferentes que não combinem entre si. Porém, embora isso possa parecer complicado, você deve tentar estabelecer o café-da-manhã, o almoço ou o jantar como o momento da reunião familiar.

Nesse momento, aproveite a oportunidade para contar sobre o seu dia, para expressar as suas opiniões sobre questões atuais ou ainda sobre qualquer aspecto importante que você queira transmitir às outras pessoas.

A cozinha, um dos melhores lugares para a convivência em casa

Você pode definir um dia por semana para cozinharem juntos. Esse momento pode acontecer no final de semana, pois nesses dias as crianças, e às vezes também os adultos, têm mais tempo livre para fazer atividades em família.

Dessa forma, as crianças vão se sentir responsáveis pelas tarefas envolvidas na cozinha e, da mesma maneira, os laços com os pais também serão fortalecidos conforme surgirem as diferentes conversas.

Cozinhar também aumentará a autoestima das crianças se, uma vez terminada a refeição que prepararam, elas forem parabenizadas por terem cozinhado bem e por serem responsáveis por um aspecto cotidiano tão importante quanto a comida.

Ver televisão

Vocês podem se reunir na frente da televisão uma vez por semana e escolher uma série ou um filme para assistir em família. Para que não haja discórdia e para que as crianças aprendam um valor tão importante quanto o respeito pelos gostos dos outros, a cada semana uma pessoa da família escolherá o que vai ser visto na televisão.

Maneiras de incentivar a convivência em casa

Ler um livro

Sem dúvida, a leitura é um dos melhores momentos que uma família pode compartilhar reunida. Ensinar as crianças a ler, as ajuda no aprendizado e ler uma história todas as noites são ações que vão promover o prazer da leitura nas crianças e que, ao mesmo tempo, vão servir para que vocês passem momentos agradáveis em família.

Brincar

Deixe que o seu filho veja que os adultos também gostam de ser crianças e de se divertir juntos. Não há melhor demonstração disso do que reservar um tempo todos os dias para brincar com os seus filhos.